Independência afro-asiáticas e conflitos árabe-israelense. Flashcards
Explique de modo geral, o impacto que a dominação acarretou para estes países.
De modo geral, o período de dominação neocolonial afetou grandemente as relações internas e o desenvolvimento sócio-econômico das sociedades das regiões colonizadas. Além da exploração econômica que sofriam, muito de seus territórios foram divididos de acordo com os interesses das potências, com isso povos de uma mesma etnia passaram a viver separados por uma fronteira política, enquanto o grupos étnicos que mantinham entre si uma intensa história de rivalidade acabaram sendo reunidos no mesmo país.
Destaque os principais fatores que contribuíram para a descolonização da África, da Ásia e da Oceania.
- Movimentos emancipacionista e nacionalistas: Conscientes da opressão e da exploração que sofriam na mão das Nações estrangeiras que os dominavam, diversos grupos locais organizaram em seus países movimento para lutar contra essa situação.
- Crise econômica europeia: A manutenção do domínio Colonial por meio de forças militares foi bastante dificultada pela delicada situação econômica das tradicionais potências europeias no pós-guerra.
- Consciência anticolônialistas e antiimperialista: Se até às primeiras décadas do século XX muitas pessoas na Europa sentiam orgulho por seus países possuir impérios coloniais, depois da segunda guerra essa situação tornou-se constrangedora. Era uma contradição governos Inimigos da opressão nazi-facista manterem oprimidos os povos colonizado.
- Guerra fria: Interessados em desenvolver novas formas de influência nas regiões colonizadas, os governantes das duas grandes potências pós-guerra —Estados Unidos e União Soviética — assumiram posições favoráveis à descolonização e procuraram apoiar as lideranças dos grupos emancipacionista afro-asiáticos e atrai-las para seu bloco
- Criação da ONU: A ONU tornou-se um fórum internacional contra o colonialismo, contribuindo para a disseminação das propostas defendidas pelo movimento de descolonização.
Por meio de que processo se deu a descolonização nesses continentes? Explique-os.
- Ruptura pacífica: alcançada mediante acordos firmados com a Metrópole. Nessa forma de ruptura, estas reconheciam formalmente a emancipação política das colônias, mas procuravam preservar ao menos em parte as relações econômicas de dominação.
- Ruptura violenta: Alcançada mediante o confronto armado entre as forças da metrópole e as tropas de libertação das colônias.
Qual o significado da expressão direito de autodeterminação política?
Aautodeterminaçãodos povos é o princípio que garante a todo povo de um país odireitode se autogovernar, realizar suas escolhas sem intervenção externa, exercendo soberanamente odireitode determinar o próprio estatutopolítico.
O que foi a conferência de Bandung, realizada em 1955?
A conferência foi patrocinada pela Indonésia, Índia, Birmânia, Sri Lanka e Paquistão – países que haviam alcançados pouco anos antes sua independência—. Essa conferência constituiu um marco importante na organização política dos países do terceiro mundo (países subdesenvolvidos).
Quais eram os objetivos da conferência de Bandung?
- Defesa política de não alinhamento automático com as superpotências. Rejeição a divisão Mundial nos blocos socialista e capitalista.
- Proclamação do direito de autodeterminação política, reprovando-se, portanto, o colonialismo e o neocolonialismo.
- Condenação do racismo e da corrida armamentista.
- Afirmação de que a submissão imposta aos povos afro-asiáticos era uma negação dos direitos fundamentais do homem e estava em contradição com a carta das Nações Unidas.
Comente o método político-filosófico utilizado por Gandhi na luta contra a dominação inglesa?
Gandhi se converteria no principal líder indiano a se opor a dominação inglesa, utilizando como recurso a não-violência ativa. Ele pregou e praticou essa estratégia que consistia basicamente na desobediência civil dos indianos contra as autoridades inglesas por meio do não pagamento de impostos e da rejeição os produtos industriais Ingleses. O propósito era debilitar o adversário, mas sem utilizar violência, sem derramar sangue.
Sintetize o processo de emancipação da Índia.
Nem toda a Índia, porém, estava unida em torno das propostas de Gandhi e Nehru. Havia no país outros grupos de oposição ao colonialismo Ingles, destacando-se a Liga Muçulmana, fundada em 1905 e liderada por Muhammad. Seu objetivo era a criação de um estado Muçulmano independentes dos hindus ligados ao partido do congresso. Os ingleses procuraram manipular ao máximo o conflito entre esses grupos rivais para retardar o processo de emancipação da Índia, que acabou ocorrendo finalmente em 1947. Atendendo a exigência dos grupos políticos muçulmanos, o território indiano foi dividido em: República da Índia — de maioria hindu — e República do Paquistão oriental e ocidental— de maioria muçulmana, que posteriormente, após violentas guerras o Paquistão Oriental separou-se do do Ocidental e passou a se chamado de Bangladesh.
Explique como era a Índia antes de ocorrer sua colonização pelos países europeus.
A Índia, país localizado no sul da Ásia, possui uma rica cultura. A partir do século XV, algumas regiões de seu território começaram a ser objeto de ocupação por governos e Comerciantes de países europeus, como Portugal e Holanda e posteriormente a França Inglaterra.
Explorada desde o século XVIII pela companhia inglesa das Índias orientais, a Índia foi incorporada ao império britânico no século XIX. Era considerada a “Joia da coroa” tanto pela grandeza do seu território e riqueza de seus recursos, quanto pela população numerosa, constituindo um importante mercado consumidor para os produtos industrializados ingleses.
Antes da independência, a Indochina era dominada por qual país europeu? Em que países o território se dividiu?
A Indochina, região da Ásia dominada pela França desde 1860, foi ocupada pelos japoneses durante a segunda guerra mundial. Após a derrota do Japão na guerra o governo francês pretendeu recuperar seu domínio sobre a antiga colônia, mas teve de enfrentar a resistência dos movimentos nacionalista que lutavam pela independência da região. Deflagrou-se, então, a guerra da Indochina de 1946-1954, em que se destacou o movimento de libertação Vietminh. A guerra terminou com o acordo internacional e seu território foi dividido em três países independentes: Laos, Camboja e Vietnã.
Quais eram as forças locais em choque no Vietnã, no início da década de 1960?
- República democrática do Vietnã: O governo do Vietnã do Norte tinha o apoio do governo do bloco socialista (China e União Soviética).
- República do Vietnã: O governo do Vietnã do Sul era apoiado principalmente pelo Governo dos Estados Unidos.
Qual foi o desfecho da Guerra?
O acordo de Genebra, estabelecia que seria realizadas eleições Gerais no Vietnã para unificação do país. No entanto, o governo do Vietnã do sul, impediu a realização dessas eleições e instalou um ditadura militar. A ação teve o apoio dos Estados Unidos, que temiam a instalação de um governo socialista, caso o país fosse reunificado. A partir daí o regime iníciou uma perseguição a budistas, nacionalistas e comunistas. Em resposta a repressão a Guerrilha comunista “Frente de libertação Nacional” conhecida com Vietcong, iniciou uma série de ataques às forças do Sul e às bases norte-americanas no país.
Explique qual foi a participação dos Estados Unidos na guerra.
Os Estados Unidos, estavam envolvidos no conflito desde o início, em que milhões de soldados norte-americanos participaram da operação, além das milhões de toneladas de bombas, a máquina de guerra norte-americana contava com pesados armamentos não convencionais como uma bomba incendiária e um desfolhante altamente tóxico. O contato com produto foi responsável por casos de câncer e pela malformação de crianças.
Explique o processo de unificação do Vietnã.
o Governo dos Estados Unidos foi gradativamente retirando suas tropas do Vietnã e iniciando negociações de paz. Pois sofreram muitas baixas e enfrentaram protestos pacifista. Após a saída das forças militares estadunidenses a guerra prolongou-se por mais algum tempo, com o avanço das forças socialista do Vietnã do Norte, até a redinção total do exército Sul-vietnamita. Assumindo o poder os líderes da frente de libertação Nacional junto com o governo do Vietnã do Norte, promoveram a unificação do país sob o nome de república socialista do Vietnã.
caracterize os movimentos de descolonização nas colônias britânicas.
Nas regiões de colonização britânica, os movimentos pela independência caracterizaram-se em geral pela ruptura pacífica. No entanto no Quênia, a emancipação política foi precedida de conflitos violentos devido à resistência da população branca local que detinha as terras mais férteis do país.