Crise do capitalismo e regimes totalitários Flashcards
Contextualize e explique o que caracterizava o American way of life.
Ao final da primeira guerra mundial a economia dos Estados Unidos tinha se tornado a mais poderosa do mundo. Devido a essa prosperidade Econômica, a sociedade estadunidense vivia em clima De euforia: eram os chamados “Anos Felizes”. Foi nessa época de glória da moderna sociedade Industrial que se cunhou a expressão “América way of Life”, Isto é, “estilo de vida americano” caracterizado pelo consumismo de automóveis e eletrodomésticos. Viver bem tornaria sinônimo de consumir mais.
Que fatores levaram os Estados Unidos a crise de superprodução na década de 1920?
Os estados unidos apresentavam notável crescimento econômico, exportando aos europeus tudo de que eles precisavam: Alimentos, Máquinas, combustíveis e Armas. Á medida que a reconstrução da Europa avançava, a estrutura produtiva e econômica de seus países também se reorganizava. Os governo e empresários da Inglaterra, da Alemanha e da França, por exemplo, procuravam organizar rapidamente seu parque industrial. Em seguida adotaram uma série de medidas protecionistas para reduzir as importações de produto estadunidense. Nos Estados Unidos, porém, o ritmo de produção industrial e agrícola continuava a crescer, ultrapassam a capacidade de comprar dos mercadores interno e externos. Passou a ver então uma superprodução de mercadorias, isto é, uma enorme quantidade de produtos para os quais não existiam compradores.
O que a superprodução Econômica ocasionou?
- Queda dos preços dos lucros: Os preços baixaram drasticamente, o mesmo ocorrendo com a margem de lucro dos empresários e Agricultores. Mesmo assim, a produção excedente não conquistou consumidores.
- Redução da atividade econômica: Os produtores agrícolas e industriais foram obrigados, então, a reduzir o ritmo de suas atividades e a produzir menos.
- Desemprego em massa: Com a redução das atividades houve a demissão de milhões de trabalhadores.
O que foi o crack da bolsa de valores de Nova York?
A redução constante da atividade econômica levou o número cada vez maior de acionistas e investidores a vender as ações que possuiam. Com isso, a oferta desse tipo de papel aumentou progressivamente, seus preços caíram cada vez mais e o pânico tomou conta do mercado financeiro, ocorrendo assim uma desvalorização. A situação chegou ao extremos, em 1929, “a quinta-feira negra” quando os preços dos títulos despencaram na Bolsa de Nova York: Era a quebra do mercado financeiro e o Marco principal da crise econômica que afetava o país, levando inúmeras empresas e banco a falência.
Quais foram as repercussões da crise de 1929 na economia brasileira?
Os cafeicultores do Brasil, por exemplo, que vendiam uma boa parte das suas safras ao mercado dos Estados Unidos, perderam o seu grande comprador. Por isso, os estoque de café chegaram a tal quantidade que milhares de sacas desse produto foram queimados pelo governo brasileiro, numa tentativa desesperada de manter os preços altos.
O que foi o New Deal?
ONew Deal(“Novo Acordo”)foium conjunto de medidas econômicas e sociais tomadas pelo governo Roosevelt, entre os anos de 1933 e 1937, com o objetivo de recuperar a economia dos Estados Unidos da crise de 1929
Quais eram os objetivos do New Deal?
- Preços: Controle governamental dos preços de diversos produtos agrícolas e industriais.
- Empréstimo: Concessão de empréstimos aos fazendeiros arruinados para que papagassem suas dívidas e reordenassem a produção.
- Obras públicas: Realização de diversas obras públicas com o objetivo de criar postos de trabalho para milhões de desempregados.
- Salário-desemprego: Criação de um salário desemprego para aliviar a situação de miséria dos desempregados.
- Preços e produção: Limitação dos preços e da produção, as exigências do mercado para garantir os interesses dos industriais.
- Salário e jornada de trabalho: Fixação de salários mínimos e limitação da jornada de trabalho em benefício dos trabalhadores.
Quais foram os resultados obtidos através da política de New Deal?
O New Deal ( “Novo Acordo”) não conseguiu acabar definitivamente com a crise ( esse era seu objetivo principal), mas conseguiu manter a estabilidade da economia americana. A política econômica do New Deal costuma ser considerada uma percussora do Estado de bem-estar social, que se desenvolveria plenamente depois da segunda guerra Mundial.
De que modo as ideias básicas do New Deal rompiam com os princípios clássicos do liberalismo econômico?
As ideias presentes no New Deal rompiam com os princípios tradicionais do liberalismo econômico que tinham marcado administração dos presidentes americanos durante a prosperidade dos “Anos Felizes”. New Deal era era um programa misto procurava conciliar as leis de mercado e o respeito pela iniciativa privada com a intervenção do estado em vários setores da economia.
Caracterize o totalitarismo.
Totalismo é um regime político marcado por um estado forte, total e absoluto, isto é, que estende seu poder sobre todos os setores da sociedade. Supondo a completa submissão dos indivíduos.
Existem distintas caracterizações do totalitarismo, mas de um modo geral podemos destacar os seguintes aspectos:
- Partido único: Conduzido em geral por um líder autoritário
- ideologia oficial: Existência de uma ideologia de estado bastante abrangente, representada pelo partido único que deve ser seguida por todos os cidadaos.
- Estado policial: Controle estrito da sociedade por órgãos de repressão política (Polícia, exército) e eliminação das oposições.
- Propaganda estatal: Adoção de vigorosa propaganda com propósito de divulgar a ideologia oficial e promover o culto à personalidade dos líderes do regime.
- Intervencionismo econômico: Direção e o controle geral da economia pelo Estado.
Sintetize os fatores que favoreceram o surgimento de regimes totalitários
- Dificuldades do pós-guerra.
- Crise do capitalismo internacional.
- fragilidade das democracias liberais.
- Avanço do socialismo.
O que foi a fragilidade das democracias liberais?
Grande parte dos governos europeus da época adotava regimes Democráticos e liberais. vários deles não estavam conseguindo administrar os graves problemas daquele momento e piorando ainda mais a situação. Isso preocupava as elites desses países que resolveram então dá o seu apoio à formação de governos fortes e autoritários capazes de impor disciplina para recompor a ordem social e capitalista.
O que acarretou o avanço do socialismos para favorecer o surgimento do totalitarismo?
As preocupações das elites europeias era em relação às lutas dos proletários-socialistas. Essas lutas tinham ganhado vigor, com o exemplo da Revolução Russa, e a crise do capitalismo só favorecia a conquista de mais adeptos pelo socialismo. Assim, para defender seus interesses grande parcela das elites apoio à ascensão das ideologias totalitárias que prometeu acabar com o socialismo: fascismo e o nazismo.
Como o partido Nacional fascista liderado por Mussolini, chegou ao poder na Itália?
Após a Primeira Guerra, a Itália vivia uma grave crise econômica como inflação galopante, desemprego e queda da produção industrial. Nesse contexto em 1919, o ex-militante socialista Benito Mussolini fundou o partido fascista utranacionalista, opondo-se ao socialismo e a Democracia Liberal. Temendo o avanço socialista a burguesia apoiou Mussoline. Em 1922 os “camisas negras” como eram chamados os militantes fascistas, desfilaram pela capital na chamada marcha sobre Roma. Mussoline foi nomeado primeiro-ministro e assumiu o cargo com plenos poderes passando a ser chamado de Dulce