Reforma Religiosa Flashcards
O que foi a reforma religiosa?
Movimento religioso, político e econômico que contestava a estrutura e os dogmas da igreja católica.
Quais foram as principais causas que desencadeou a reforma protestante?
- No fim da Idade Média, a Europa convivia com um constante medo dos castigos reservados aos pecadores no inferno. Quem estimulava essa tensão era a própria Igreja, que enriquecia com a venda de indulgências (perdão dos
pecados) . A prática financiava o luxo do alto clero, mas provocava descontentamento dentro da instituição. - A incipiente burguesia também estava insatisfeita. Ao proibir a usura, empréstimo de dinheiro a juros e o lucro excessivo (decorrente da venda por um preço superior ao “preço justo”), a doutrina católica freava o desenvolvimento das atividades bancárias e comerciais.
- a Igreja, grande proprietária de terras, passou a ser considerada potência estrangeira, o que estimulou conflitos entre reis e o papa.
Nesse contexto, começaram a surgir importantes críticos da igreja católica, quais foram as principais regiões? E quais foram essas críticas?
Regiões irradiadoras: Alemanha, cantões suíços e Inglaterra.
Condenavam a venda de indulgências, a opulência do clero e defendiam o confisco dos bens da Igreja.
Quais foram um dos fatores que fizeram a sociedade a contestar a igreja católica?
A peste negra.
Nicolaismo (Padre que se casavam)
Simonia (Venda de cargos)
Indulgências (perdão dos pecados)
Que eventos particulares levaram Lutero a se decepcionar com as autoridades religiosas de Roma e questiona-las? Como se deu seu rompimento com a igreja?
Em 1517, escandalizou-se com a aprovação, pelo papa Leão X, da concessão de indulgências (perdão aos pecados) aos fiéis que contribuíssem financeiramente para a reconstrução da Basílica de São Pedro. Em protesto, afixou na porta da Igreja de Wittenberg as suas 95 teses, nas quais expunha alguns elementos de sua doutrina religiosa. Lutero acabou sendo excomungado.
Identifique os principais aspectos divergentes entre doutrina luterana e católica.
Um dos pontos mais importantes da doutrina luterana era a salvação pela fé através da leitura da Bíblia. Assim, o fiel deve ler as Escrituras sem intermediação de um membro do clero e isso só era possível se elas fossem escritas na língua corrente. Além disso, o luteranismo não aceitava a adoração de imagens religiosas e a autoridade do papa.
As ideias de Lutero beneficiavam toda a população? justifique.
Não. Suas ideias ofereciam uma justificativa para a nobreza germânica, que desejava se ver livre da interferência política da Igreja nos principados do Sacro Império.
Um exemplo disso foi a revolta dos camponeses, conhecida como anabatistas, que defendiam de forma violenta o fim
da propriedade privada e a distribuição igualitária das riquezas. Lutero ficou do lado dos nobres, incitando a repressão.
O que foi a dieta de spira?
Propôs-se tolerar o luteranismo onde já tivesse sido instalado, mas impedir sua propagação.
O que foi Paz de Augsburgo?
Estabelecia a liberdade religiosa para os príncipes, cuja fé deveria ser adotada pelos súditos, consolidando a vitória do luteranismo
Quando se passou a usar a palavra protestante para designar essas correntes cristãs não-católicas?
A palavra protestante, usada nesse sentido, difundiu-se a partir de 1529, quando nobres alemães luteranos protestaram contra as medidas que impediam cada Estado de adotar sua própria religião.
Destaque as características importantes do calvinismo e explique-as.
Apesar da Igreja Católica ser contra a usura (lucro), o trabalho intenso e constante, recompensado pela prosperidade econômica, foi interpretado pelos seguidores de Calvino como um “sinal” da predestinação para a salvação. E como o calvinismo pregava o estímulo ao trabalho, a condenação ao desperdício e a legitimidade ao lucro, as ideias calvinistas acabaram indo ao encontro dos interesses da burguesia, que identificava no sucesso de suas práticas econômicas algo merecedor da aprovação divina.
Explique o governo de Calvino na Genebra.
De 1541 a 1564, Calvino governou a cidade suíça de Genebra, submetendo seus moradores a um governo que mesclava política e religião e impunha à população um sistema moral, por vezes, considerado severo. Entre as condutas e práticas censuradas pelo calvinismo, a dança e o uso de roupas luxuosas e joias. Quem descumprisse as normas ou se rebelasse contra a doutrina era duramente punido.
Por que se diz que a reforma anglicana “não constitui um rompimento radical com o cristianismo católico?
A reforma religiosa promovida na Inglaterra nesse período, chama de Reforma Anglicana, teve características distintas das reformas Luterana e Calvinista. Sem motivações prioritariamente éticas ou doutrinárias, não constituiu um rompimento radical com o cristianismo católico, como nas reformas mencionadas anteriormente.
O principal articulador dessa reforma, Henrique VIII (rei da Inglaterra de 1509 a 1547), era um fiel aliado do papa, tendo recebido o título de “defensor da fé”. Entretanto, uma série de questões o levou a romper com a Igreja Católica e fundar uma Igreja nacional na Inglaterra: a Igreja Anglicana.
Compare as motivações calvinistas e anglicanas para promover a reforma religiosa.
As motivações calvinistas foram de teor religioso/doutrinário, com repercussões nos campos econômico e social; as motivações anglicanas foram mais relacionadas a questões pessoais (o divórcio, desejado por Henrique VIII) e envolviam o poder político e econômico (o fortalecimento da monarquia inglesa e a posse dos bens da Igreja em território inglês).
Sintetize a definição de contrarreforma.
Denomina-se Contrarreforma, ou Reforma católica, o movimento ocorrido na Igreja Católica para enfrentar a ameaça protestante e que resultou num conjunto de medidas adotado pela instituição com o objetivo de frear o avanço do protestantismo. Caracterizou-se pela reafirmação dos princípios da doutrina católica e por promover diversas medidas de reorganização e promoção da Igreja Católica.