Expansão marítima e colonização da América. Flashcards
Explique as condições que, ao final da Idade Média, favoreceram a centralização do poder político e a formação das monarquias nacionais.
- Desestruturação do feudalismo.
- O desaparecimento gradual da servidão.
- As revoltas camponesas contra a exploração feudal.
- O desenvolvimento do comércio
- O enfraquecimento do poder da nobreza feudal.
Quais os principais instrumentos desenvolvimentos pelas mornaquias para garantir o controle político do Estado?
- Burocracia administrativa: Corpo de funcionários que, cumprindo as ordens do rei, desempenhavam as tarefas da administração pública
- Força Militar: Forças armadas permanentes, para assegurar a ordem pública e a autoridade do governo.
- Leis e justiça unificada.
- Sistema tributário: Cobrança de tributos (impostos e taxas) regulares e obrigatórios, para sustentar as despesas do governo e da administração pública.
Escreva um parágrafo explicando o processo de formação do Estado moderno português
Durante a reconquista — nome dado pelos cristãos á luta contra a presença Muçulmana na península Ibérica, com o objetivo de retornar os territórios ocupados—, formaram-se inicialmente alguns reinos católicos no norte da península. E as terras que que iam sendo reconquistadas dos árabes no avanço cristão eram transformadas em condados. Assim, surgiu o condado de Portucale, que fazia parte do reino de Leão. Nomeado para administrar Portucale, D. Henrique de Borgonha trabalhou durante seu governo, pela autonomia do condado. Mas quem realizou completamente esse objetivo foi seu filho, D. Afonso Henriques quem em 1139 declarou a independência da região, tornando-se o primeiro soberano do reino de Portugal. Em 1383, com a morte do rei D. Fernando, que não deixou sucessor do sexo masculino, a disnatia de Borgonha chegou ao final. A rainha, assinou o poder como regente e estava disposta a entregar o trono português a sua filha, que era casada com o Rei de Castela Comerciantes e banqueiros interessados no desenvolvimento da atividade marítima não concordaram com a anexação do país ao reino de Castela, pois queiram preservar a independência política de Portugal sob o comando de um rei que apoiasse o crescimento comercial. Com tal objetivo esses grupos uniram-se em torno de D. João, irmão bastardos do rei falecido para torná-lo soberano e lutar contra as intenções do rei de Castela. D. João e seis aliado sairam-se vitoriosos. Iniciando a disnatia de Avis.
Como a presença mulçumana na península Ibérica e a revolução de Alvis, contribuiram para o desenvolvimento comercial português?
Durante o período em que a Península Ibérica estava dominada pelos muçulmanos os portugas aprenderam com eles vária técnicas de navegação,astronomia, matemática, etc, conhecimentos q mais tarde foram de extrema importância pra os portugueses se lançassem ao mar e dessem início as Grandes Navegações e consequentemente, ao desenvolvimento comercial
Com a Revolução de Avis, o Estado portugues ficou unido politicamente ficando o poder centralizado nas mãos do rei, o que propiciou o apoio e o financiamento feitos pela burguesia ás Grandes Navegações.
O que foi o período das Grandes Navegações?
Termo usado para designar o ciclo de viagens marítimas de longa distância realizadas pelos europeus, principalmente portugueses e espanhóis, que expandiram os limites do mundo.
De que forma o comércio de especiarias e artigos de luxo impulsionou a expansão marítima portuguesa?
A Península Itálica, principalmente das cidades de Gênova e Veneza, dominavam de forma quase exclusiva o lucrativo comércio de especiarias. Os comerciantes de Gênova e Veneza recebiam os produtos orientais nos portos de Constantinopla, onde obtinham as especiarias e artigos de luxo que vendiam por preços exorbitantes. Portugueses e Espanhóis também queriam lucrar com esse interessante comércio, porém o tráfego comercial-marítimo pelo mar Mediterrâneo era controlado por Gênova e Veneza, restava apenas uma alternativa para chegar ao mercado oriental (às índias): Encontrar um novo caminho para o Oriente pelo oceano Atlântico. Essa busca é que impulsionou a expansão marítima, pois os navegantes desses dois países só se aventuraram tendo em vista o lucro que obteriam com o comércio na Índia Oriental.
Além do comércio com o Oriente, que outros motivos ou interesses influenciaram a expansão marítima?
1°. Conquista de Constantinopla: Em 1453, os turcos conquistaram Constantinopla e bloquearam o comércio de especiarias realizado pelo mar Mediterrâneo. Esse fato uniria os europeus (incluindo genoveses e venezianos) na busca de um novo caminho até os fornecedores orientais.
2°. Necessidade de novos mercados: Novos caminhos para o oriente significa também, conquistar novos mercados consumidores para o artesanato e as manufaturas europeus. Além disso, a Europa necessitava de matéria-prima e gêneros alimentícios.
3° Falta de metais preciosos: Para solucionar o problema de escassez de metais, os europeus precisavam descobrir novas jazidas em outras regiões.
4° Interesses dos Estados nacionais: A expansão comercial aumentaria os poderes do rei, manteria os privilégios da nobreza e elevaria o lucro da burguesia e a arrecadação de novos impostos.
5° Propagação da fé cristã: Justifica de conquistar e converter os povos não-cristãos do mundo.
6° Ambição material: Enriquecer e elevar seus status sociais.
Qual o papel das invações técnicas nas navegações do século XV?
- Caravela: Desenvolvida pelos portugueses, sua principal característica era a vela de formato triangular.
- Cartografia: A partir do século XV, surgiram os primeiros registros das terras descobertas na África e na América.
- Bússola: Os árabes que levaram para a Europa, onde começou a ser utilizada pelos navegadores.
Que dificuldades enfrentaram os marinheiros no período das grandes navegações?
As dificuldades seriam a alimentação estragada, a água cheia de bactérias, a falta de vento (atrasando a viagem), o receio de que o navio afundasse, entrar em combate de navios de povos inimigos e piratas, acabar o suprimento de comida e água, as doenças ligadas à falta de vitaminas (avitaminoses), dentre outros perigos das longas viagens.
Que razões costumam ser apontadas para o pioneirismo português nas grandes navegações?
1° Centralização administrativa
2° Mercantilismo
3° Ausência de guerras: Enquanto países europeus estavam envolvidos em confrontos militares, Portugal era um país sem guerra. Espanha, ainda lutava para expulsar os mouros, a França e a Inglaterra encontravam-se envolvidas na guerra dos cem anos.
4° Posição geográfica
O que acontecia na Espanha, enquanto Portugal realizava o Périplo africano?
Enquanto a navegação marítima portuguesa se desenvolvia e, consequentemente, o comércio se ampliava em novas direções, os espanhóis enfrentaram os muçulmanos que ainda ocupavam a cidade de granada. Só conseguiram expulsa-los no ano de 1492, quando os monarcas Fernando, do reino de Aragão, e Isabel, do reino de Castela, uniram esforços nesse sentido.
Qual foi a rota proposta por Colombo para atingir as índias? Em qual “teoria geográfica” baseava-se o plano de navegação de Colombo?
A teoria de navegação de Colombo partia da ideia de que a Terra era redonda, de maneira que, se ele navegasse em linha reta da Europa através do Oceano Atlântico, chegaria às Índias Orientais. A teoria estava correta, o único problema foi que ele não sabia que havia todo um continente no meio desse caminho. Ele morreu acreditando que havia chegado às Índias.
Sintetize as transformações ocorridas na Europa com a conquista da América.
- Divisão do mundo entre Portugal e Espanha (Tratado de Tordesilhas)
- Tráfico de escravos
- Colonialismo
- Deslocamento do eixo econômico do Mar Mediterrâneo para o Oceano Atlântico.
- Forte influência europeia nas áreas colonizadas.
- Acumulação de metais.
- Grandes comerciantes e banqueiros europeus obtiveram lucros expressivos.
Quatro fatores para explicar a conquista da América latina pelo espanhóis?
- Militarismo
- Imaginário (psicológico)
- aliança com as tribos indígenas.
- Doença traduzidas pelos espanhóis.
Povos indígenas ( Atecas, incas e Caribe)
Como reagiram os outros reis da Europa antes da divisão de terras, estabelecida no tratado de Tordesilhas, entre Portugal e Espanha?
Interessados também em descobrir novos caminhos para as índias, Franceses, Ingleses e Holandeses lançaram-se as navegações marítimas, concentrando-se no Atlântico norte, pois espanhóis e portugueses já se dedicavam as rotas do Atlântico Sul. Com isso, supunham que poderiam encontrar uma “passagem Noroeste” para á Ásia. Embora essa passagem não tenha sido encontrada, os navegadores a serviços desses países passaram a explorar e a ocupar parte da América do Norte, além de praticar a pirataria. Na Inglaterra, a monarquia inglesa autorizava ataques contra navios de nações inimigas, desde que os piratas (chamados de corsários) dividissem os lucros dos saques com o governo Inglês.