Feudalismo Flashcards
O que é feudalismo?
É um sistema político, social e econômico que predominou na Europa durante a idade média.
Quais eram as bases do feudalismo?
- Suserania e vassalagem
- Fragmentação do poder político
- Economia agrária de subsistência
- Trabalho servil.
Qual é o contexto histórico que originou o feudalismo?
A partir do século V, com o enfraquecimento do império romano, a Europa passou a sofrer diversas invasões dos povos bárbaros. Estes destruíram as instituições romanas, não conseguiram substitui-las por outro estado forte e com a tomada do controle do comércio no mar Mediterrâneo pelos árabes (Século VII e VIII) deixou os europeus ainda mais enfraquecidos. Como forma de defesa, os nobres construíram castelos que funcionavam como fortalezas, em torno dos quais a população pobre se instalou, buscando proteção. Estas propriedades ficaram cada vez mais isoladas uma das outras, o que criou a necessidade de produzir ali mesmo o que era preciso para sobreviver
Como era a economia no sistema feudal?
A agricultura se tornou a atividade econômica mais importante. A produção era voltada para o consumo interno, e o comércio era quase nulo. Os donos das terras tornaram-se os grandes chefes políticos e militares.
Qual é a principal característica política do feudalismo?
A descentralização do poder. O réu tinha pouca ou nenhuma autoridade e em troca de ajuda militar, era comum que cedesse grandes porções de terra (Feudos) a membros da nobreza. Esse costume ficou conhecido como beneficium, e eles passaram a doar terras entre si.
O que era suserania e vassalagem?
Vassalo - prometia fidelidade e apoio militar ao doador
Suserano - este por sua vez, jurava proteção ao vassalo.
Quais foram os costumes que influenciaram a ordem feudal?
Teve origem nas tradições dos invasores germânicos, que praticavam o comitatus - fidelidade mútua entre chefes tribais e guerreiros. E também o costume romano, como o colonato que impunha a fixação do homem á terra.
Como era a sociedade feudal?
Sociedade estamental (Clero, nobreza e servos)
Os servos na época do sistema feudal eram escravos? Justifique.
Os servos não eram escravos, porque não pertenciam ao senhor. Não podiam ser vendidos, por exemplo. Mas dependiam totalmente da estrutura que ele possuía. Em troca do direito de usar a terra, eles tinham que prestar serviços e pagar uma série de tributos.
Quais eram as obrigações servis?
- Corveia: Trabalho gratuito.
- Talha: Porcentagem da produção dada ao senhor.
- Banalidade: Pagamento pela utilização de instrumentos ou benfeitorias do feudo.
O que ocorreu no auge do feudalismo?
Se por um lado o fim das invações barbaras proporcionou uma maior estabilidade na Europa, por outro lado gerou um aumento populacional que comprometeu autossuficiência dos feudos. Como havia mais homens para pouca terra, a população excedente foi expulsa em direção às cidades que estavam praticamente abandonadas durante o auge do feudalismo
O que foi as cruzadas?
Foram expedições militares com justificativa religiosa.
Quais eram os objetivos das cruzadas?
- Retomar a cidade de Jerusalém, considerada sagrada pelos cristãos, que fora dominada pelos turcos mulçumanos em 1071.
- A expansão da fé católica.
- A necessidade de escoar a população excedente e encontrar uma atividade que absorvedor esse excedente.
- Economicamente, as expedições abriram a possibilidade de expansão dos negócios a partir do restabelecimento de uma rota comercial com o oriente a partir do mar Mediterrâneo.
- Politicamente, a conquista de novos territórios garantiria aos reis a possibilidade de aumentar seu poder em um período que as estruturas descentralizadas do feudalismo começavam a ruir.
A população acreditavam que as cruzadas trariam vantagens pois?
Acreditavam que seus pecados seriam perdoados, e havia a possibilidade de por meio de saques às cidades orientais, reduzir seus problemas econômicos.
Como surgiu as primeiras feiras?
Com a reabertura do Mediterrâneo ao comércio, estabeleceram-se rotas ligan- do regiões produtoras. Nos cruza- mentos dessas novas rotas foram organi- zados centros de comércio temporários. Eram as feiras, que reuniam mercadores de diversas partes da Europa