Segundo Reinado: Últimas décadas Flashcards
Sintetize os incidentes que originaram a questão Christie e qual o seu desfecho.
O principal incidente diplomático ocorrido durante o Segundo Reinado foi com a Inglaterra, este incidente ficou conhecido como Questão Christie. A denominação do episódio deriva do embaixador inglês do Brasil, William Christie, que conseguiu transformar dois pequenos incidentes numa grave questão diplomática. O primeiro incidente foi provocado pelo desaparecimento da carga do navio inglês Prince of walles, naufragado em 1861 nas costas do Rio Grande do Sul. O segundo incidente ocorreu no ano seguinte, no Rio de Janeiro. Três oficiais da marinha inglesa, à paisana e completamente bêbados, promoveram um tumulto no bairro da Tijuca e acabaram sendo detidos e levados ao distrito policial. William Christie transformou essa simples ocorrência policial em um sério conflito. Exigiu punição do governo brasileiro para os policiais que julgava responsáveis pelo incidente. Não sendo atendido, surpreendeu o Império com ameaças de usar medidas extremas, caso não fossem pagas as 6.500 libras. Como D. Pedro II se recusou a atender as exigências, Christie apelou para a violência e ordenou ao vice-almirante Warren que bloqueasse o porto do Rio de Janeiro e aprisionasse cinco navios mercantes brasileiros. Isso causou grande indignação popular. Christie então propôs que a questão fosse resolvida por arbitramento. O árbitro escolhido foi o rei da Bélgica. A decisão do árbitro foi favorável ao Brasil, determinando que a Inglaterra pedisse desculpas oficialmente e devolvesse imediatamente os navios aprisionados. Ocorreu que a Inglaterra não fez nada que foi determinado, levando o imperador brasileiro a determinar o rompimento das relações diplomáticas do país com a Inglaterra, em 1863.
Que relação se pode estabelecer entre o Bill Aberdeen e a questão Christie?
A Questão Christie se relaciona com a Lei Aberdeen na medida em que representa a incosistência diplomática entre as duas nações (Brasil e Inglaterra), tendo em vista o desrespeito dos brasileiros à lei inglesa. Assim, o diplomata britânico acoado, agiu de maneira ofensiva, ordenando a prisão de embarcações brasileiras. A Inglaterra só reconheceria o erro em 1865.
Quais eram as principais preocupações da diplomacia brasileira na região Platina durante o segundo reinado?
- garantir o direito de navegações pelo Rio da Prata, formado pela junção dos rios Paraná e Uruguai.
- impedir que Vaqueiros uruguaios atravessasem as fronteiras brasileiras e atacassem as fazendas gaúchas
- impedir que a Argentina anexasse o Uruguai.
Sintetize os conflitos ligados à questão platina em que o Brasil se envolveu, contra Argentina e Uruguai.
após a formação da República oriental do Uruguai, foram realizadas as primeiras eleições uruguaias em que o partido Colorado venceu, e assumiu o poder frutose Riveira, em 1828, e o seu governo não afetou os interesses brasileiros. Mas em 1834, a situação política uruguaia inverteu-se. O líder do partido Blanco venceu as eleições e, ao assumir o poder o uniu-se ao presidente da Argentina, Juan Manuel Rosas, quem pretendia anexar Uruguai ao território argentino. Essa união entre oribe e rosas prejudicavam os interesses brasileiros na região Platina. Alegando que os blancos derespeitavam as fronteiras do Rio Grande do Sul e provocavam conflitos com os fazendeiros Gaúchos, o governo brasileiro resolveu intervir militarmente. Em 1851, para garantir seus interesses econômicos e políticos, aliou-se ao partido Colorado Riveira, quem lutava contra o Oribe. O presidente argentino rosas, percebendo no conflito uma boa oportunidade para realizar seu plano de anexação do Uruguai, manteve seu apoio a Oribe. Pouco tempo depois, as províncias argentinas de Entre-Rios e Corrientes organizaram uma revolta contra Rosas. Aproveitando-se da situação, o governo brasileiro apoiou a luta dessas províncias, comandada pelo General argentino Urquiza.
Como se iniciou e se desenrolou a guerra do Paraguai?
A Guerra do Paraguai teve seu início no ano de 1864, a partir da ambição do ditador Francisco Solano Lopes, que tinha como objetivo aumentar o território paraguaio e obter uma saída para o Oceano Atlântico, através dos rios da Bacia do Prata. Ele iniciou o confronto com a criação de inúmeros obstáculos impostos às embarcações brasileiras que se dirigiam a Mato Grosso através da capital paraguaia. Visando a província de Mato Grosso, o ditador paraguaio aproveitou-se da fraca defesa brasileira naquela região para invadi-la e conquistá-la. Fez isso sem grandes dificuldades e, após esta batalha, sentiu-se motivado a dar continuidade à expansão do Paraguai através do território que pertencia ao Brasil. Seu próximo alvo foi o Rio Grande do Sul, mas, para atingi-lo, necessitava passar pela Argentina. Então, invadiu e tomou Corrientes, província Argentina que, naquela época, era governada por Mitre.Decididos a não mais serem ameaçados e dominados pelo ditador Solano Lopes, Argentina, Brasil e Uruguai uniram suas forças em 1° de maio de 1865 através de acordo conhecido como a Tríplice Aliança. A partir daí, os três paises lutaram juntos para deterem o Paraguai, que foi vencido na batalha naval de Riachuelo e também na luta de Uruguaiana.
Explique as batalhas e liderança de Duque de Caxias.
Esta guerra durou seis anos; contudo, já no terceiro ano, o Brasil via-se em grandes dificuldades com a organização de sua tropa, pois além do inimigo, os soldados brasileiros tinham que lutar contra o falta de alimentos, de comunicação e ainda contra as epidemias que os derrotavam na maioria das vezes. Diante deste quadro, Caxias foi chamado para liderar o exército brasileiro. Sob seu comando, a tropa foi reorganizada e conquistou várias vitórias até chegar em Assunção no ano de 1869. Apesar de seu grande êxito, a última batalha foi liderada pelo Conde D`Eu (genro de D. Pedro II). Por fim, no ano de 1870, a guerra chega ao seu final com a morte de Francisco Solano Lopes em Cerro Cora.
Quais foram os motivos da participação da Inglaterra?
Antes da guerra, o Paraguai era uma potência econômica na América do Sul. Além disso, era um país independente das nações européias. Para a Inglaterra, este país era um exemplo que não deveria ser seguido pelos demais países latino-americanos, que eram totalmente dependentes do império inglês. Foi por isso, que os ingleses ficaram ao lado dos países da Tríplice Aliança, emprestando dinheiro e oferecendo apoio militar. Era interessante para a Inglaterra enfraquecer e eliminar um exemplo de sucesso e independência na América Latina.
Comente as consequências dessa guerra para o Brasil e para o Paraguai:
- A indústria paraguaia ficou arrasada após a guerra. O Paraguai nunca mais voltou a ser um país com um bom índice de desenvolvimento industrial e econômico, pelo contrário, passa até hoje por dificuldades políticas e econômicas.
- Cerca de 70% da população paraguaia morreu durante o conflito, sendo que a maioria dos mortos eram homens;
- Embora tenha saído vitorioso, o Brasil também teve grandes prejuízos financeiros com o conflito. Os elevados gastos da guerra foram custeados com empréstimos estrangeiros, fazendo com que aumentasse a dívida externa brasileira e a dependência de países ricos como, por exemplo, da Inglaterra;
- Com a guerra, o exército brasileiro ficou fortalecido no aspecto bélico, pois ganhou experiência e passou por um processo de modernização. Houve também um importante fortalecimento institucional. Do ponto de vista político, o exército também saiu fortalecido e passou a ser uma importante força no cenário político nacional, demonstrando simpatia pela causa republicana e posicionando-se contra a escravidão no Brasil. Isso se explica, de certa forma, porque a maior parte das tropas brasileiras era composta de escravos negros e homens livres e pobres.
Caracterize, a dimensão e o papel das populações negras escravizadas na sociedade brasileira no século XIX, bem como sua aceitação da condição escrava:
Os negros eram o motor econômico do Brasil. A produção açucareira dependia em grande escala do trabalho da população escravizada. O século XIX, no entanto, é marcado pela pressão inglesa pelo fim da escravidão, visando a ampliação das indústrias e do mercado consumidor. Em meados dos 1800, o tráfico negreiro foi proibido oficialmente no Brasil, bem como a Lei do Ventre Livre, que libertava os filhos de escravos. A liberdade, no entanto, era apenas jurídica. O racismo intensificou-se e ocupou outros espaços. A condição econômica da população negra era precaríssima, trabalhando em empregos temporários e sub-humanos, a vida dos ex-escravos foi miserável.
Explique o que foi a campanha abolicionista:
A campanha abolicionista foi um processo desenvolvido principalmente por setores urbanos, a partir da década de 1870, para a extinção legal da escravidão no Brasil. Os argumentos de seus opositores assemelhavam-se aos de alguns críticos que escreveram na primeira metade do século XIX. Em 1825, José Bonifácio, por exemplo, considerava o escravismo uma “instituição nefasta” responsável pelo “atraso” existente no País, corruptora da “moral” e dos “costumes” e inibidora do “progresso” e da indústria. No entanto, inexistiam naquele período condições sociais, econômicas e ideológicas favoráveis, tais como: a expansão das práticas capitalistas, o desenvolvimento dos centros urbanos, o crescimento da mão de obra livre e, consequentemente, de segmentos da sociedade que se opunham ao trabalho compulsório, além da difusão das ideias de progresso e civilização. O fim da Guerra do Paraguai, com a participação de cativos, também reforçou o abolicionismo.
Comente as leis abolicionistas, incluindo a que extinguiu a escravidão no Brasil, apontando os alcances e limites de cada uma delas.
- Lei Bill Aberdeen (1845)
Proíbe o tráfico negreiro e aprisiona navios que transportavam escravos.
Julga os traficantes na Inglaterra. - Lei Eusébio de Queiroz (1850): Extinção do tráfico negreiro. Os ingleses viviam sua industrialização e viam na abolição da escravidão as possibilidades de aumentar seu mercado consumidor.
- Lei do Ventre Livre (1871): Foi de autoria do visconde de Rio Branco. Declarava livre os filhos de escravos que nascessem a partir da promulgação da lei. Apesar de liberto, o menor ficaria até 8 anos de idade sob o controle dos senhores, os quais teriam a opção de receber do Estado a indenização de 600$000 ou de utilizar-se dos serviços do menor de idade até os 21 anos.
- Lei do Sexagenário (1885): Também chamada de “Saraiva-Cotegipe”, declarava livres os escravos com mais de 65 anos.
- Lei Áurea (1888): Extinguiu a escravidão no Brasil.
O que ocorreu com as populações negras e mestiças logo após o fim da escravidão, em 1888?
Mestiços e negros após o fim do regime escravista, vão morar emfavelas,vivendo em condições precárias ,sofrendo violência, fome e miséria, em cidades como o Rio de Janeiro.De certa forma, estes ficaram livres, somente nopapel, já queos senhores de engenho não possuíam pessoas para fazer a função que era cabida a eles. Assim, muitos senhores de engenho continuaram insistindo nessetrabalho, pois sabiam que de certo modo nada iria mudar, jáque afiscalização contra o tráfico negreiro era precária.
Sintetize os fatores que levaram à queda da monarquia brasileira:
A crise do império brasileiro foi o resultado de vários fatores de ordem econômica, social e política que, somando-se,conduziam importantes setores da sociedade a uma conclusão: a monarquia precisava ser superada para dar lugar a um outro regime político, mais adequado aos problemas da época. A crise do império foi marcada por uma série de questões que desembocaram na proclamação da republica.
Explique a questão abolicionista:
os senhores donos de escravos, principalmente do vale do Paraíba e da baixada fluminense, não se conformaram com a abolição da escravidão e pelo fato de não terem sido indenizado. Por se sentirem abandonados pela monarquia, acabaram abandonado – a, passando a apoiar a causa republicana. Surgem então os republicanos de 13 de maio.
Explique a questão republicana:
Ao ideais republicanos já faziam parte de vários movimentos de contestação, dentre ele as: Conjuração mineira Conjuração Baiana, a Revolução Pernambucana(18l7), confederação do Equador , contudo, somente a partir de 1870, o movimento republicano ganhou mais força. Nesse mesmo ano,momento em que termina a guerra do Paraguai, é lançado o Manifesto Republicano, assinado por intelectuais como Quintino Bocaiúva, Saldanha marinho,Rangel Pestana, etc. tal manifesto, protestava contra: a escravidão, as ligações da igreja com o Estado, o senado vitalício, o Poder Moderador, a falta de igualdade social, e de oportunidades etc. três anos após o manifesto, surge em São Paulo O PARTIDO REPUBLICANO, na convenção de Itu, em São Paulo.Esse partido se transfoirmou em uma das mais importantes núcleo de idéias republicanas. Era apoiado por importantes fazendeiros de café de São Paulo, tendo adeptos no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.