Brasil Colônia Flashcards

1
Q

Inicialmente, os portugueses não se interessaram em promover a ocupação do Brasil. Porque?

A

Após as primeiras expedições, os enviados da coroa portuguesa perceberam que não seria possível obter aquilo lucros fáceis e imediatos, pois não encontraram de início, as desejadas jazidas de ouro. Por outro lado, embora houvesse, no litoral grande quantidade de pau-brasil, árvore da qual se extrai uma cobiçada tinta corante para tecidos, os lucros gerados pela exploração dessa madeira ainda seria menor do que o então vantajoso comércio de produtos africanos e asiáticos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Que missão tinham as primeiras expedições enviadas à América pelo governo de Portugal?

A
  • Expedição comandada por Gaspar de Lemos (1501): Explorou grande parte do litoral brasileiro e de o nome aos principais acidentes geográficos então encontradas (Ilhas, cabos, rios e baias)
  • Expedição comandada por Golçalo coelho (1503): Organizada por conta de um contrato assinado entre o Rei de Portugal é um grupo de Comerciantes interessados na exploração do pau-brasil, dentre os quais se destacavam o rico comerciante Fernão de Noronha.
  • Expedições comandadas por Cristóvão Jacques (1516-1520): Organizadas para tentar deter o contrabando de pau-brasil feito por outros Comerciantes europeus, como os franceses. Essas duas expedições - chamadas de guarda costas- não foram bem-sucedidas, devido à grande extensão do nosso litoral.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O primeiro produto explorado pelos portugueses foi o pau-brasil. Qual era o interesse econômico envolvido na extração dessa árvore?

A

O interesse acerca do pau-brasil era porque dessa árvore era possível se extrair um pigmento que servia para o tingimento de tecidos, que era muito apreciado na Europa e possuia alto valor comercial. Os métodos utilizados para a extração, foram todos a base do trabalho escravo, tanto de índios quanto de negros advindos do Continente Africano.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Que métodos forma utilizados para a exploração do pau-Brasil?

A

A extração de Pau Brasil nesse período dependia da mão de obra dos indígenas, eram eles que derrubam as árvores, cortavam-nas em toras e carregavam-nas até os locais de embarque nos navios. Esse trabalho era conseguido de forma amigável, por meio do escambo. Em troca de uma série de objetos (como pedaço de tecido, anzóis, espelhos e às vezes facas e canivetes), os indígenas derrubaram as árvores com os machados fornecidos pelos europeus.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que eram as feitorias?

A

Por seu caráter predatório e destruidor, a extração de pau-brasil desmatava, em certa medida, um comportamento nômade: Os exploradores deslocavam-se pelas matas litorâneas à medida que a madeira ia se esgotando. Por isso, essa atividade não deu origem a núcleo significativos de povoamento. Foram construídas apenas algumas feitorias em determinados pontos da Costa, onde a madeira era mais abundante. Esses locais serviam para armazena-la e protegê-la dos ataques de franceses e de tribos hostis.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Identifique as principais consequências da exploração indiscriminada realizada pelos europeus nas áreas litorâneas do Brasil.

A

As principais consequências foram o desmatamento da Floresta Atlântica, que tenta se recuperar ate hoje, e a extinção do pau Brasil, esses são exemplos claros da exploração feita de maneira irregular no Brasil pelos europeus.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Que razões levaram a Coroa portuguesa a impulsionar a colonização do Brasil?

A

O Governo português receava perder as terras americanas. As expedições que tinha enviado até então não conseguiam deter a atuação clandestina de outros europeus, especialmente dos franceses, que haviam estabelecidos alianças com os indígenas tumpinambas para a extração do pau-brasil. Para acabar com esse contrabando e evitar as invasões, garantindo a posse das terras, a coroa portuguesa decidiu colonizar. O fator econômico também influenciou. O comércio de Portugal com o Oriente tinha entrado em declínio, devido aos elevados custos com transportes e manutenção de entrepostos. A concorrência de franceses, ingleses e espanhóis, que exploravam a mesma rota comercial, havia contribuindo para baixar os ganhos portugueses. Assim, para o governo de Portugal que procurava alternativas para aumentar os lucros comercias, a colonização da América começou a ser vista como uma possibilidade de realizar bons negócios. Além disso, a descoberta de ouro e prata nas colônias espanholas da América foi uma motivação a mais para a vida dos portugueses, que sempre desejaram encontrar ouro em “suas” terras.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Cinco navios e uma tripulação de cerca de 400 pessoas. Assim era composta a Expedição comandada por Martim Afonso de Sousa, que partiu de Lisboa em dezembro de 1530 com a missão de:

A
  • Iniciar a ocupação da terra por portugueses (colonos) e sua exploração econômica.
  • Combater os corsários estrangeiros.
  • Procurar ouro.
  • Fazer um melhor reconhecimento geográfico do litoral.
  • Martim Afonso, fundou a primeira vila do Brasil, são Vicente, assim como alguns povoados.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Explique o interesse do governo português no desenvolvimento da produção açucareira.

A

Era preciso desenvolver também uma atividade econômica que compensasse o empreendimento colonizador. A solução encontrada pelo governo português foi implantar a produção açucareira em certos trechos do litoral, uma vez que o açúcar era um produto amplamente consumido na Europa. Por meio da cultura da cana, seria possível organizar o cultivo permanente do solo, iniciando o povoamento sistemático da colônia. Assim na região de São Vicente, os primeiros colonos iniciaram o cultivo da cana-de-açúcar e, logo depois instalaram o primeiro Engenho do Brasil.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O que foi feito para implantá-la e expandi-la a produção açucareira?

A

No início do século XVI, época da instalação dos primeiros engenhos e núcleos de povoamento o comércio do açúcar era relativamente livre. A coroa concedia terras a Portugueses e estrangeiros que tivessem recursos para a instalação de engenhos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O que levou ao estabelecimento do monopólio comercial da produção açucareira?

A

Entre 1560 e 1570 a economia açucareira aumentou significamente. Percebendo a expansão do negócio do açúcar o Rei de Portugal, Dom Sebastião, decidiu estabelecer regras mais rígidas para a concessão de terras. Em 1571, decretou que o comércio colonial com o Brasil deveria ser feito exclusivamente por navios portugueses. Com isso, o governo pretendia implantar o monopólio comercial (que era chamado na época de exclusivo Metropolitano) nas transações com açúcar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O que mudou na relação entre indígenas e portugueses com o início da colonização?

A

O relacionamento entre os Comerciantes Portugueses e os vários povos indígenas foi se tornando conflituosos à medida que os nativos resistiram a não ser submetido aos colonos europeus. Estes, no entanto, para satisfazer suas necessidades, não hesitaram em usar violência contra os indígenas e impor a escravidão. A escravidão indígena estabeleceu-se a partir dos meados do século XVI, principalmente quando os colonos portugueses passaram a necessitar de mão de obra para a produção açucareira. Os portugueses e alguns Aliados indígenas guerreavam contra os “índios inimigos”, e os prisioneiros eram distribuídos ou vendidos como escravos. O escravo indígena também foi utilizado para o transporte de mercadoria.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O que eram as guerras “justas”? Qual era o interesse dos Colonos, muitas vezes nessas guerras?

A

A guerra justa foi a guerra contra os indígenas, autorizada pelo governo português ou seus representantes (Jesuítas). Apesar da liberdade indígena ser “defendida” pelo governo português, os colonos várias vezes se beneficiaram desta “guerra justa” para conseguir escravos indígenas. A justificativa dos colonos português para cometer isso era alegar que os indígenas desrespeitavam a fé cristã, pois estes eram politeístas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Como foi constituído o sistema de capitanias hereditárias e por que elas receberam esse nome?

A

O governo Português não estava disposto a investir muitos recursos econômicos na colonização do Brasil. A solução encontrada no começo desse processo foi transferir essa tarefa para particulares. Assim em 1534, o Rei D. João IIII, ordenou a divisão do território da Colônia em grandes porções de terra — 15 Capitanias ou donatários — e as entregou a pessoas que se habilitaram ao empreendimento, chamados capitães ou donatários. Nomeado pelo rei, o donatário era a autoridade máxima dentro da capitania. Com sua morte, a administração passava para seus descendentes. Por esse motivo as terras eram chamadas de capitanias hereditárias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

De que modo o sistema de capitanias parecia um “bom negócio” para o governo português?

A

O sistema de capitanias hereditárias foi utilizado antes com sucesso por Portugal nas ilhas da Madeira, Cabo Verde, e nas Canárias. Por meio dele, o governo português transferia para particulares os enormes custos envolvidos na colonização.Além disso, nesses territórios, os portugueses dominaram a técnica de cultivo da especiaria indiana mais lucrativa, a cana-de-açúcar, cultivando-a com sucesso nesses locais com base no trabalho de escravos africanos.Desse modo, foi com o êxito dessas práticas nessas ilhas que fez Portugal implantar esse modelo de invasão

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O vínculo jurídico entre o Rei de Portugal e os donatários era estabelecido em dois documentos básicos, quais eram estes documentos?

A
  • Carta de doação: Conferia ao donatário a posse hereditária da capitania. Os donatários não eram proprietários das capitanias, apenas de uma parcela das terras. A eles eram transferidos entretanto o direito de administrar toda a capitania e explorá-la economicamente.
  • Carta foral: Que estabelecia os direitos e deveres dos donatários relativos à exploração da terra.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Quais eram os direitos e deveres dos donatários?

A

Direitos:
- Criar vilas e distribuir terras (sesmarias) a quem desejasse e pudesse cultiva-las.
- Exercer plena autoridade judicial e administrativa.
- Por meio da chamada “guerra justa”, escravizar os indígenas considerados inimigos, obrigando-os a trabalhar na lavoura.
- Receber a vigésima parte (5%) dos lucros sobre o comércio do pau-brasil.
Deveres:
- 10% dos lucros sobre os produtos da terra
- Um quinto dos lucros sobre os metais e as pedras preciosas que fossem encontradas.
- O monopólio da exploração do Pau Brasil.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

Sintetize os resultados positivos e os problemas que a colonização pelo sistema de capitanias hereditárias apresentou.

A

No ponto de vista econômico o sistema de capitanias não alcançou os resultados esperados pelo governo português. Entre as poucas Capitanias que progrediram e obtiveram lucros, principalmente o com a produção de açúcar, estavam à de Pernambuco e a de São Vicente. As demais não prosperaram em decorrência de várias condições: Falta de recursos dos donatários, revoltas indígenas, isolamento das capitanias e dificuldade com a lavoura (nem todas as capitanias tinham solo propício ao cultivo de cana-de-açúcar). Apesar dessas dificuldades, o sistema de capitanias lançou as bases da colonização, estimulando a formação dos primeiros núcleos de povoamento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

Porque a coroa portuguesa decidiu implantar o governo geral no Brasil? O que mudou em termos administrativos?

A

Os problemas e o pouco êxito das capitanias hereditárias levaram a coroa portuguesa a procurar soluções diferentes para administrar sua colônia na América. Foi assim que instituiu o governo geral, conduzido por um funcionário do governo português. Este daria ajuda para os donatários e interferia mais diretamente no processo de colonização do Brasil. Com sede do governo geral, o governo Português optou pela capitania de Bahia. Essa escolha foi motivada por interesses administrativos, pois essa Capital localizavam-se em um ponto central da costa o que facilitava a comunicação com as demais Capitanias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

Que funções exerceram os governadores gerais?

A
  • Militares: Comando e defesa militar da colônia
  • Administrativo: Relacionamento com os governadores das capitanias e controle dos assuntos ligados as finanças.
  • Judiciário: Direito de nomear funcionários da justiça e alterar penas.
  • Eclesiásticas: Indicado de sacerdotes para as paróquias
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

Para o desempenho de suas funções (militares, administrativas, judiciárias e eclesiásticas) o governador-geral contava com três auxiliares:

A
  • Ouvidor-mor: Encarregado dos negócios da justiça.
  • Provedor-mor: Encarregado dos assuntos da fazenda.
  • Capitão-mor: Encarregado da defesa do litoral.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

Quem eram os homens bons e qual era seu espaço de atuação?

A

Os governadores gerais tiveram, no entanto, vários problemas no cumprimento de suas funções. Além da distância entre as capitanias, que dificultavam a comunicação, os governadores gerais e seus auxiliares muitas vezes enfrentaram a oposição de poderes e interesses locais, especificamente dos homens bons. Assim eram chamados os homens de Posses, proprietários de terra, de gado ou de escravos nas vilas e cidades em que região eram eles que exerciam o poder político participando das câmaras municipais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

Destaque os principais acontecimentos dos três primeiros governos gerais do Brasil.

A

Primeiro Governo-geral (1549-1553):

  • Escolha da Bahia como sede do governo;
  • Implantação da pecuária;
  • Criação do primeiro bispado brasileiro (1551);
  • Incentivo ao cultivo da cana-de-açúcar;
  • Expedições em busca de metais preciosos;

Segundo Governo-geral (1553-1558):

  • Vinda de jesuítas como José de Anchieta ao Brasil;
  • Fundação do Colégio de São Paulo;
  • Criação da vila São Paulo;

Terceiro Governo-geral (1558-1572):

  • Expulsão dos franceses da baía de Guanabara;
  • Lutas intensas contra indígenas que resistiam a colonização;
  • Destruição de aldeias e muitas mortes;
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

Como eram reguladas as relações entre a coroa portuguesa e a Igreja Católica?

A

Na época da colonização, a lei determinava o catolicismo como religião oficial em Portugal: todos os súditos portugueses deveriam ser católicos, caso contrário estariam sujeitos a Perseguição. Diversos religiosos católicos participaram do processo de colonização, em um esforço conjunto com representantes da coroa portuguesa. Essa participação ocorreu porque o governo de Portugal e a Igreja Católica estavam ligados pelo regime do padroado — um acordo entre o papa e o rei que estabelecia uma série de deveres e direitos da coroa portuguesa em relação à igreja.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
25
Q

Sintetize os deveres e direitos da coroa portuguesa em relação a igreja:

A

Deveres:
- Garantir a expansão do catolicismo em todas as terras conquistadas pelos portugueses
- Construir igrejas e cuidar de sua conservação
- Remunerar os sacerdotes por seu trabalho religioso.
Direitos:
- Nomear bispos
- Recolher o dízimo (a décima parte dos ganhos) ofertados pelos fiéis a igreja.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
26
Q

Porque as autoridades da igreja católica e da coroa portuguesa enviaram ao Brasil representantes do tribunal da Inquisição? De que forma a inquisição atuou no Brasil?

A

Para combater essas práticas —os chamados crimes contra as verdades da fé cristã— as autoridades da igreja católica e da coroa portuguesa enviaram ao Brasil representantes do tribunal da Inquisição. Eram as chamadas visitações, em que o sacerdote representante da Inquisição abriu processo contra as pessoas acusadas de crime contra fé. Muitos acusados foram levados para Portugal para o julgamento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
27
Q

Que fatores contribuíram para a decisão Portuguesa de implantar a produção açucareira em sua colônia americana?

A
  • Condições naturais favoráveis: Havia, em certas regiões do Brasil, condições naturais favoráveis ao desenvolvimento da lavoura Canavieira, Como o clima quente e úmido e o solo de Massapê do litoral do Nordeste.
  • Experiência anterior portuguesa: Os portugueses já dominavam o cultivo de cana-de-açúcar, implantado com sucesso em suas colônias na ilha de madeira e no arquipélago dos Açores.
  • Promessas de grandes lucros: A Metrópole sabia que poderia obter grandes lucros com a produção do açúcar, considerando então um produto de luxo, uma especiaria, que alcançava altos preços no mercado europeu.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
28
Q

O que se quer dizer com a expressão inglesa plantation e qual sua ligação com o empreendimento açucareiro implantado no Brasil?

A

Plantation é um tipo de sistema agrícola (uma plantação) baseado em uma monocultura de exportação mediante a utilização de latifúndios e mão de obra escrava.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
29
Q

Quem mais lucrou com o negócio açucareiro empreendido no Brasil? De que forma isso se deu?

A

O negócio açucareiro não ficou apenas nas mãos dos portugueses, contou também com a participação dos Holandeses. Enquanto os portugueses dominavam a etapa de produção do açúcar, os holandeses controlavam a distribuição comercial (transporte, refino e venda no mercado europeu) alguns historiadores afirmam que o trabalho de produzir açúcar trazia menos lucro do que comercializar o produto. Nesse sentido o negócio do açúcar acabou sendo mais lucrativo para os holandeses do que para os portugueses.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
30
Q

Como era constituída a sociedade colonial açucareira?

A

Entre aqueles que compunham a sociedade açucareira encontramos: senhores, escravos e pessoas de diversas ocupações como: feitores, mestres de Açúcar, purgadores, agregados, padres, alguns funcionários do Rei e profissionais liberais (médicos, advogados Engenheiros)

31
Q

Quais eram as vantagens que os senhores desfrutavam na sociedade colonial?

A

A casa grande era o casarão onde moravam o senhor de Engenho e sua família, além de capatazes que cuidavam de sua segurança pessoal. Constitui também o Centro Administrativo do Engenho. A senzala era construção rústica onde viviam os escravos africanos e seus descendentes alojados de maneira precária.

32
Q

Enumere os principais argumentos usados pelos historiadores para explicar a implantação da escravidão africana na América portuguesa

A
  • Barreira cultural: Os indígenas do sexo masculino não estavam adaptados ao trabalho da lavoura, que era incumbência das mulheres indígenas. Havia, portando, uma barreira cultural difícil de ser rompida.
  • Epidemias: O contado intenso com os colonizadores, nas aldeias e nos engenhos, levou a transmissão de várias doenças européias ao indígenas, que não tinha resistência imunológica contra elas. Milhares deles morriam em decorrência dessas epidemias, é isso fez com que muitos senhores de engenho considerassem arriscado investir tempo e capital na mão de obra indígena
  • Domínio de certas técnicas pelos africanos: Muitos negros provinham de culturas familiarizadas com a metalurgia e criação de gado.
  • Oposição a escravidão indígena: Vários setores da igreja e da coroa opuseram-se a escravização dos indígenas, o que não aconteceu em relação a escravidão dos africanos.
  • Lucros gerados com o tráfico negreiro: O mesmo não ocorria com o comércio dos indígenas capturados, pois seus ganhos ficavam dentro da colônia. Já os lucros com o tráfico negreiro iam para a metrópole.
33
Q

O que foi a união Ibérica?

A

Em 1580, o Rei de Portugal D. Henrique morreu sem deixar herdeiros, encerrando a dinastia de Avis. Nas disputas políticas e militares entre os pretendentes ao trono português, saiu vitorioso Felipe II, rei da Espanha, que invadiu e conquistou Portugal. Com isso, teve início o domínio espanhol que se Estendeu até 1640 e foi chamado de união Ibérica (pois Espanha e Portugal localizavam-se na península ibérica) ou União peninsular. Ao dominar Portugal, o governo espanhol passou a controlar também todas as colônias portuguesas incluindo o Brasil ampliando ainda mais seu império.

34
Q

O que foi a restauração?

A

A união Ibérica terminou apenas em 1640, quando o Duque de Bragança recuperou o governo de Portugal e pôs fim ao domínio espanhol. Ao assumir o trono recebeu o título de Dom João IV, iniciando a dinastia de Bragança.

35
Q

Sintetize as consequências da união Ibérica para o Brasil.

A

A Holanda e outros territórios do norte da Europa eram domínios do Rei espanhol. Em 158, porém, depois de muitas lutas esses territórios conquistaram Independência, com a proclamação da república das províncias unidas. Felipe II, proibiu os produtores e Comerciantes de suas colônias de negociar com os holandeses pretendendo, assim, impor-lhes um bloqueio econômico. Tal proibição ficou conhecida como embargo espanhol. Esse bloqueio afetou as relações comerciais entre Portugal e Holanda causando grandes prejuízos aos holandeses. No Brasil especificamente eles participavam do negócio açucareiro controlando a lucrativa operação de transporte, refino e Distribuição comercial do açúcar no mercado internacional. Como primeira reação ao embargo espanhol os holandeses decidiram investir militarmente contra algumas regiões pertencentes a união Ibérica assim pilharam a costa africana dominada pelos portugueses em 1595 e a cidade de Salvador no Brasil em 1604.

36
Q

que lugares da colônia foram invadidos pelos holandeses e como se articulou a reação dos luso-brasileiros?

A

A primeira investida holandesa foi na Bahia; as forças luso-brasileiras impediram a ocupação do território pretendido pelos invasores,que se renderam um ano depois.
A segunda investida holandesa foi em Pernambuco. Durante cinco anos de luta, aresistêncialuso-brasileira obteve bons resultados, e os holandeses não conseguiram dominar totalmente a região dos engenhos de açúcar.

37
Q

Quem foi Calabar?

A

Durante cinco anos de luta a resistência luso-brasileira obteve bons resultados e os holandeses não conseguiram dominar totalmente a região dos Engenhos de açúcar, mas esse quadro modificou-se a partir do momento em que o Pernambucano Domingos Fernandes Calabar grande conhecedor da região passou a ajudar os holandeses atuando como guia e negociador junto aos índios.

38
Q

Como se iniciou o governo de Nassau?

A

Com o fim da luta armada em Pernambuco, a campainha das Índias ocidentais concentrou-se na tarefa de reorganizar a administração da região conquistada. Os anos de guerra tinha causado grande desordem na produção do açúcar e um relaxamento no controle sobre os escravos. Por tudo isso, tanto os senhores de Engenho luso-brasileiros quanto os holandeses que queriam ordem e paz, para poder se dedicar à atividade açucareira. Com esse propósito a companhia das Índias ocidentais enviou para o Brasil, o Conde João Maurício de Nassau, nomeado governador geral do Brasil holandês.

39
Q

Quais foram as principais medidas e realizações do governo de Nassau?

A
  • Reativação econômica: Nassau concedeu créditos através da companhia das Índias ocidentais aos senhores de Engenho para o reaparelhamento das propriedades, a recuperação dos Canaviais e a compra de escravos.
  • Tolerância religiosa: as diversas religiões (catolicismo, judaísmo e protestantismo) Foram de certo modo tolerados pelo governo de Nassau uma vez que os holandeses não tinham como objetivo principal expandir a sua fé religiosa, o calvinismo.
  • reforma urbanista: Nassau investiu em obras de urbanização na cidade do Recife beneficiada com a construção de casas, Pontes, obras sanitárias, calçamento das ruas e praças.
  • Estímulo á vida cultura: Nesse período sobre o patrocínio do governo de Nassau, Pernambuco recebeu artistas, médico, astrônomos e naturalistas holandeses, que em seus trabalhos mesclavam interesse em ciência, Comércio e artes.
40
Q

O que representou a restauração no processo de expulsão dos holandeses no Brasil?

A

Quando Portugal reconquistou sua independência em 1640 pondo fim ao domínio espanhol, os portugueses negociaram um acordo de paz de dez anos com os holandeses, que ainda ocupavam a capitania de Pernambuco, esse acordo no entanto seria rompido antes do prazo estimulado. Com a saída de Nassau do Brasil em 1644, mesmo que tendo ganhado prestigio como administrador, porém sugiram desentendimentos entre ele e a companhia das Índias ocidentais, os líderes da companhia chegaram acusar-lo de furtar dinheiro e quiseram limitar seus poderes, Nassau por sua vez acusado a direção da companhia de não entender os problemas locais e de agir como a excessiva ganância, esse desentendimento levaram à saída do cargo do governador geral.

41
Q

Explique os motivos da Insurreição pernambucana

A

Após a saída de Nassau do Brasil, a administração holandesa intensificou a busca de lucros na colônia. Os dirigentes da Companhia das Índias Ocidentais passaram a pressionar os senhores de engenho: exigiam o aumento da produção de açúcar e a liquidação das dívidas atrasadas, passando a cobrar mais impostos e a confiscar bens dos que não cumpriam as exigências. Reagindo a essa pressão, os luso-brasileiros iniciaram, em 1645, a luta contra os holandeses.

42
Q

Quais foram as causas da crise económica Portuguesa ao final da união Ibérica?

A

Quando Portugal estava sob dominação espanhola, acabou perdendo parte de suas colônias para holandeses franceses e ingleses, Portugal dependia muito do comércio colonial, somando com a guerras que teve de enfrentar contra os espanhóis e holandeses e à queda do preço do açúcar no mercado internacional (lembrando que a Holanda roubou uma parte do plantio da cana e levou para as antilhas e foi forte concorrente de Portugal ) o país entrou em uma grave crise econômica

43
Q

Cite as soluções encontradas por Portugal para sair da crise.

A

Procurando soluciona-la, o governo português recorreu a Inglaterra e assinou diversos tratados a fim de dinamizar de imediato a economia do país, principalmente por meio de empréstimos. Além disso adotou uma política rigorosa em relação ao Brasil uma das poucas colônias que ainda lhe restaram.

44
Q

Que consequências essa crise trouxe para o Brasil?

A

Mergulhado na crise econômica o governo Português procurou explorar ao máximo as riquezas do Brasil com destaque para o açúcar, mas o fato ver e atrapalhar os planos portugueses. Expulsos do Brasil os holandeses levaram mudas de cana-de-açúcar para as Antilhas e passaram a produzir eles próprios o açúcar, acabando com o monopólio brasileiro. A empresa açucareira nordestina entrou em declínio passando por um período de readaptação em busca de aprimoramento os técnicos tanto no sistema de produção como na mão de obra.

45
Q

Porque o Tratado de methuen assinado por Portugal e Inglaterra acabou prejudicando a economia portuguesa?

A

Também conhecido como tratado dos panos e vinhos, pelo qual o Rei de Portugal se comprometia a admitir em seu reino os tecidos de lã fabricados na Inglaterra quem em troca compraria os vinhos portugueses.

46
Q

O que foi a guerra dos mascates?

A

A Guerra dos Mascates foi um conflito ocorrido entre os comerciantes (mascates) de Recife e os senhores de engenho de Olinda. Estes haviam contraído empréstimos com aqueles devido à crise econômica por que passaram, em decorrência da concorrência do açúcar antilhano e da queda dos preços do produto no mercado internacional. Quando o rei D. João V, atendendo ao pedido dos comerciantes, elevou o povoado de Recife à condição de vila, tornando-o independente de Olinda, os senhores de engenho se rebelaram, e instalou-se o conflito. Pode-se dizer, portanto, que a concorrência antilhana foi a causa indireta da Guerra dos Mascates.

47
Q

Relacione os principais grupos responsáveis pela colonização do interior da América portuguesa.

A
  • Exploradores em expedições militares: patrocinados pelo governo para expulsar estrangeiro que ocupavam partes do território.
  • Bandeirantes: percorriam o sertão aprisionando indígenas e escravos africanos fugidos ou procurando metais preciosos.
  • Jesuítas missionários: fundaram aldeamentos para catequizar os índios e explorar economicamente as riquezas naturais do Sertão.
  • Criadores de gado: Tiveram seus rebanhos e fazendas “empurrados” para o interior do território.
48
Q

O que foi os bandeirantes?

A

Osbandeiranteseram homens, principalmente paulistas, que entre os séculos XVI e XVII atuaram na captura de escravos fugitivos, aprisionamento de indígenas e outras tarefas relacionadas. Atuaram também na procura de pedras e metais preciosos pelo interior do Brasil

49
Q

Expliquei a diferença entre entrada e bandeira.

A

Asentradaseram expedições financiadas e apoiadas pela Coroa etinham como objetivo expandir o território.
Asbandeiraseram expedições de iniciativa privada que tinham por objetivo lucrar (encontrando minas de ouro, por exemplo).

50
Q

Quais foram os tipos de bandeirantes e quais eram seus objetivos?

A
  • Apresador: Dedicava-se á captura de indígenas para vende-los como escravos.
  • Prospector: Dedicava-se a procura de metais preciosos
  • Sertanista de contrato: Dedicava-de ao combate de rebeliões indígenas e a captura de escravos negros fugitivos, prestando serviços a classe dominante da colônia.
51
Q

Porque durante o domínio Holandês o bandeirismo apresador era uma atividade lucrativa?

A

Pois estes que capturava os índios com o objetivo de vendê-los. Em sua maioria os índios capturados eram trazidos pelos senhores de engenho da Bahia e Pernambuco a fim de trabalhar em suas lavouras para suprir a falta de escravos negros. O apresentação juntamente com a busca de riquezas minerais contribuíram para a penetração do interior brasileiro no século XVII.

52
Q

o que contribuiu para o desenvolvimento do bandeirismo prospector e de contrato?

A
  • Prospecção: atividade voltada a encontrar pedras e metais preciosos a fim de suprir a crise açucareira e aumentar os lucros da Coroa. Foi responsável no fim do século XVII pelo povoamento de Minas Gerais tendo como destaque Antônio Raposo Tavares.
  • Sertanismo de Contrato e Monções: na maioria das vezes eram chamados para combater os ataques indígenas e capturar os escravos que fugiam, além de combater todo tipo de organização do quilombo ao interior do território.
53
Q

O que eram as moções?

A

As jazidas de ouro descobertas encontravam-se em lugares isolados distante do litoral, a notícia rapidamente se espalhou e a possibilidade de enriquecimento com a mineração atraiu milhares de pessoa para essas regiões em busca do precioso metal. Com o objetivo de atender as necessidades de abastecimento das dessas pessoas foram organizadas as expedições comerciais, denominadas Monções. Em Canoas carregadas de mercadorias (alimentos e outros produtos) as Monções subiam e desciam os rios de São Paulo, Mato Grosso e Goiás. Além de abastecer as regiões mineradoras, mantinham a comunicação e o transporte entre elas.

54
Q

Qual a importância da ação jesuitica na expansão e no domínio do território da Colônia?

A

À medida que os grupos indígenas se afastavam do litoral, fugindo das invasões das suas terras, os jesuítas também seguiam para o interior do território, fundando entre os séculos XVII e XVIII, aldeamentos na Amazônia e no Sul e Nordeste do Brasil.

55
Q

Quais as consequências da vida nos aldeamentos para a cultura indígena?

A

As missões eram aldeamentos indígenas organizados pelos padres jesuítas, ali ocorria o processo de aculturação dos indígenas:

  • eram catequizados, combatendo costumes e tradições indígenas que se chocavam com o cristianismo, como a antropofagia, a poligamia, a nudez, a crença nos rituais dos pajés etc.
  • aprendiam ofícios e costumes da cultura européia,
  • nas missões do norte, os jesuítas faziam com que trabalhassem na extração de drogas do sertão.
56
Q

Como a pecuária contribuiu para a expansão do território Colonial português?

A

A pecuária desempenhou importante papel na economia colonial. Além de abastecer a população (carne e couro) os animais serviam como força motriz e meio de transporte.

57
Q

Porque a pecuária foi considerado uma atividade singular na colônia?

A

Há ainda um aspecto fundamental que tornava a pecuária singular em relação as principais atividades econômicas do Brasil colônia: tinha como finalidade basicamente atender ao mercado interno e seus lucros ficavam na colônia. Assim a pecuária não se enquadrava plenamente nas regras do sistema colonial mercantilista, por isso era um pouco incentivada pela metrópole. Só era destinada a exploração uma parte do couro produzido Maranhão até Bahia. Pretendendo incentivar a lucrativa produção açucareira, cujos engenhos estendiam-se pelas áreas litorâneas, a administração portuguesa chegou a proibir em 1701 a criação de gado em uma faixa de 80 km a partir da Costa. Os pecuaristas foram então obrigados a instalar suas fazendas de gado no interior em áreas que não eram apropriadas a agricultura exportadora. Dessa forma, no período colonial a pecuária desenvolveu-se principalmente em duas grandes zonas criatórios: a caatinga no nordeste e a Campinas do Sul áreas antes despovoadas

58
Q

Caracterize a pecuária do nordeste e a sulina.

A

O nordeste foi a mais antiga área criatório, avançando em direção ao sertão e seguindo, geralmente, o curso dos rios. No início, a pecuária tinha como finalidade fornecer carne e força motriz aos engenhos de açúcar. Posteriormente, com a exploração do ouro, a criação de gado passou a atender também a demanda das regiões mineradoras, ampliando seu mercado. Já no sul, a pecuária encontrou condições ao seu desenvolvimento. Em todo o período colonial, essa foi a única atividade importante da região, fazendo nascer ali um sociedade tipicamente pastoril. Até o final do século XVIII, a principal atividade pecuária do sul foi a produção de couro.

59
Q

Por que foi necessário a elaboração de tratados fronteiriços entre Portugal e Espanha e entre Portugal e França, no século XVIII?

A

A colonização portuguesa não respeitou o tratado de Tordesilhas, expandindo as fronteiras do Brasil por meio da ação, por exemplo, de bandeirantes, jesuítas, pecuaristas. Os espanhóis, por sua vez, também descumpriram esse tratado, já que invadiram colônias portuguesas situadas no Oriente. Era necessário portando, renegociar e fixar as novas Colônias na América. Foi assim que, a partir do século XVIII, os dois países ibéricos, além da França, assinaram vários tratados fronteiriços.

60
Q

Como os tratados assinados principalmente no século XVIII modificaram as fronteiras colônias na América do sul?

A
  • Expansão do território brasileiro
  • Anexação do Estado do Acre nas terras brasileiras
  • Descoberta das drogas do sertão
  • Descoberta do ouro
61
Q

Qual foi a consequência imediata da descoberta de ouro em minas gerais?

A

A corrida do ouro, ou seja, o grande afluxo à região, por todos os meios, de grande quantidade de pessoas, vindas de todas as partes da colônia e de Portugal, o que levou ao povoamento do sertão, à formação de diversas vilas e cidades e ao aumento global da população residente na província.

62
Q

O que significa e a quem se referia a denominação emboaba?

A

Os bandeirantes, descobridores do ouro em MG e primeiros povoadores da Mantiqueira, chamavam de “embooabas” todos aqueles que não fossem paulistas. Esses forasteiros eram, na maioria, portugueses e nordestinos atraídos pelo enriquecimento proporcionado pela atividade mineradora.
O conflito armado que envolveu os paulistas e os emboabas, conhecido como ”Guerra dos Emboabas“, entre 1707 e 1709, teve a mediação das autoridades lusas porque todos esses colonizadores viviam numa área geográfica que estava sob a jurisdição da Coroa.

63
Q

Mencione as causas e as consequências da Guerra dos emboabas.

A

As causas da Guerra dos Emboabas foram a tensão e as disputas entre paulistas – que queriam exclusividade na exploração do ouro, porque tinham sido seus descobridores – e portugueses vindos da metrópole ou de outras partes da colônia, que também queriam se apoderar das jazidas. A tensão e as disputas acirraram-se quando os portugueses passaram a controlar o abastecimento de mercadorias para a região das minas. Entre as consequências dessa guerra, em que os paulistas foram derrotados, estão os seguintes: o governo português passou a exercer firme controle econômico das minas; a vila de São Paulo foi elevada à categoria de cidade; foi criada em 1709 a capitania de São Paulo e Minas do Ouro (desmembrada do Rio de Janeiro); os paulistas deslocaram-se para outras áreas e acabaram por descobrir novas jazidas de ouro na região dos atuais estados de Mato Grosso e Goiás.

64
Q

Sintetize o esquema administrativo organizado por Portugal para controlar a região mineradora.

A

O órgão principal do esquema rígido administrativo do governo de Portugal era a Intendência das Minas, criado em 1702, responsável por todos os procedimentos ligados à produção e circulação do ouro (distribuir terras, fiscalizar a atividade, julgar as questões referentes à mineração e, principalmente, cobrar impostos equivalentes a um quinto de qualquer quantidade de metal extraído). Para facilitar esse controle, foram criadas as Casas de Fundição, onde todo o ouro era fundido e transformado em barras, e onde era retirada a parte correspondente ao imposto devido à Fazenda Real; o restante do ouro era quintado, isto é, recebida um selo que comprovava a cobrança do imposto, e só assim poderia ser negociado legalmente.

65
Q

Qual foi o principal fator que desencadeou a revolta de vila rica?

A

O anúncio da criação das Casas de Fundição causou insatisfação entre os mineradores. Eles consideravam que a medida dificultava a circulação e o comércio do ouro dentro da capitania, facilitando apenas a cobrança de impostos. Tal descontentamento acabou provocando a eclosão da chamada Revolta de Vila Rica, em 28 de junho de 1720. Cerca de 2 mil revoltosos, comandados pelo tropeiro português Felipe dos Santos, conquistaram a cidade de Vila Rica. Exigiram do governador da capitania de Minas Gerais, Pedro de Almeida Portugal (conde de Assumar), a extinção das Casas de Fundição. Apanhado de surprese, o governador fingiu aceitar as exigências e, com isso, ganhou tempo para organizar tropas e reagir severamente. Pouco depois, os líderes do movimento foram presos, e Felipe dos Santos foi condenado, enforcado e esquartejado em praça pública, em 16 de julho de 1720.

66
Q

O que o governo português fez para controlar a cobrança de impostos sobre a extração de diamantes?

A

Além do ouro, foram encontradas em Minas Gerais jazidas de diamantes, a partir de 1729, no Arraial do Tijuco, atual cidade de Diamantina. O governo português também teve dificuldade para controlar a cobrança de impostos sobre essas pedras preciosas. Grande quantidade delas era escondida da fiscalização pelos mineradores, que, assim deixavam de pagar o quinto estabelecido pela Fazenda Real. Devido a essas dificuldades, inicialmente (1740), o governo português entregou a extração a particulares, mediante um contrato que estabelecia a figura de um contratador, responsável pela extração e entrega de parte da produção. Em 1771, a Coroa portuguesa decidiu assumir diretamente a extração diamantina e criou a Intendência dos Diamantes, com amplos poderes sobre a população do distrito diamantino.

67
Q

Como se explica o surgimento, pela primeira vez na colônia, de uma série de núcleos urbanos próximos uns dos outros na região das minas?

A

Pela primeira vez na colônia, surge uma série de núcleos urbanos próximos uns dos outros na região das minas. Isto explica-se pelo fato de que o povoamento dessa região ocorreu principalmente em função do ouro. Assim, em cada lugar onde se encontravam jazidas organizava-se um povoado e suas diversas atividades de sustentação, o que fez surgir uma série de núcleos urbanos próximos uns dos outros, como Vila Rica (atual Ouro Preto), Congonhas do Campo, Mariana, Sabará e São João del Rei.

68
Q

Como se organizou a sociedade colonial na região das minas?

A

No nordeste, a produção açucareira deu origem a uma sociedade rural, com o domínio dos senhores de engenho. Já em Minas Gerais a exploração do ouro propiciou a formação de uma sociedade urbana, com pessoas de diferentes situações socioeconômicas, da qual faziam parte, por exemplo, mineradores, comerciantes, negras quituteiras, carpinteiros, ferreiros, pedreiros, padres, militares, funcionários da Coroa e advogados. Havia ainda, como base dessa sociedade, um grande número de escravos.

69
Q

Explique a seguinte afirmação. “Embora a ascensão social fosse possível na sociedade mineradora, prevaleceu, em seu cerne, a probreza”.

A

Na sociedade mineradora, pode-se dizer que, em tese, havia maior mobilidade social se comparada com a sociedade açucareira, uma vez que nela uma pessoa poderia enriquecer se encontrasse grande quantidade de ouro ou diamantes, ou se ganhasse muito dinheiro com o comércio e o artesanato urbanos. Contudo na prática, o que se viu, segundo a historiadora Laura de Mello, foi a igualdade pela pobreza da maioria da população, pois a maior parte das lavras pertencia aos ricos senhores. Assim, os pobres continuaram pobres, pois o pouco que conseguiam era levado pela opressão colonial da metrópole e seus altos impostos.

70
Q

Como se explica o rápido declínio do ciclo do ouro?

A

Ao longo do século XVIII, com a intensa exploração aurífera, até mesmo as maiores jazidas da colônia foram se esgotando. Nos primeiros 70 anos do século XVIII, o Brasil produziu mais ouro do que toda a América espanhola em 357 anos. Na segunda metade desse século, a produção de ouro caiu brutalmente.

71
Q

Como o governo Português interpretou, em um primeiro momento, a queda da produção aurifera? Que medidas tomou em relação a esse declínio?

A

Para o governo português, a queda da produção aurífera era devido ao contrabando e à negligência com o trabalho; assim, decidiu ampliar as formas de controle e as pressões sobre os mineradores. Nesse sentido, em 1750, estabeleceu que, a cada ano, o quinto deveria atingir a quantia de 100 arrobas. Sem conseguir extrair ouro suficiente, os mineradores acumularam dívidas.

72
Q

O que foi a derrama? O que ela provocou?

A

A derrama foi a cobrança, decretada em 1756 pelo governo português, de todos os impostos atrasados, devidos pelos mineradores, o que despertou a revolta de setores da sociedade colonial mineira, desembocando no movimento conhecido como Inconfidência (ou Conjuração) Mineira.

73
Q

Quais as principais consequências do ciclo da mineração para o Brasil?

A

A exploração do ouro no Brasil trouxe as seguintes consequências: a) Desenvolvimento das artes – diversas pessoas empregaram as riquezas conseguidas para incentivar as artes, o que favoreceu o surgimento do arcadismo na literatura brasileira, do barroco nas artes plásticas e dos principais representantes da música colonial; b) expansão territorial e populacional, com o desbravamento e povoamento do sertão, uma maior integração entre regiões da colônia, antes isoladas entre si, além do aumento da população colonial; c) mudança da capital de Salvador para o Rio de Janeiro, refletindo o deslocamento do centro econômico do nordeste açucareiro para o sudeste minerador; d) explosão de revoltas coloniais contra a opressão portuguesa.

74
Q

Explique por que a grande beneficiada do ouro brasileiro foi a Inglaterra.

A

Um grande número de historiadores considera que a maior parte do ouro brasileiro escoou para a Europa, servindo ao enriquecimento de outras nações. Considera também que a grande beneficiária do ouro brasileiro foi mesmo a Inglaterra, que passou a dominar a economia portuguesa por meio de diversos tratados, como o Tratado de Methuen, de 1703. Exportando produtos agrícolas para o mercado inglês e importando dos fabricantes britânicos manufaturas por preços elevados, os governantes de Portugal estavam sempre em dívida com seus parceiros. Para pagar essa dívida, recorriam constantemente ao ouro do Brasil. Desse modo, o ouro brasileiro transferiu-se, em grande parte, para os capitalistas ingleses, contribuindo para o desenvolvimento do processo de industrialização da Inglaterra.