SINDROMES BACTERIANAS Flashcards
Quais os critérios maiores e menores de Duke Modificados utilizados para diagnóstico de endocardite infecciosa?
Apesar do longo enunciado, o autor da questão quer avaliar apenas se o candidato sabe quais são os critérios de Duke modificados - utilizados para o diagnóstico de endocardite infecciosa. Vamos rever.
CRITÉRIOS MAIORES: (1) hemoculturas positivas: a micro-organismos típicos causadores de endocardite infecciosa em duas amostras de hemoculturas separadas; OU b) hemoculturas persistentemente positivas para micro-organismo consistente com endocardite infecciosa: duas hemoculturas positivas com mais de 12h de diferença; ou três hemoculturas positivas, com pelo menos 1h de intervalo entre a primeira e a última; ou quatro ou mais hemoculturas com a maioria delas positiva e pelo menos 1h de intervalo entre a primeira e a última; OU c) uma única cultura positiva para Coxiella burnetii ou um título do anticorpo antifase l IgG 1:800; (2) evidências de envolvimento endocárdico:
achados ecográficos, como vegetação móvel adernada à valva, ao aparelho valvar, na direção de jatos regurgitantes ou no material implantado, na ausência de uma explicação anatômica melhor; OU abscesso; OU nova deiscência parcial da prótese valvar; OU nova regurgitação valvar.
CRITÉRIOS MENORES: (1) condição predisponente: uso de drogas intravenosas ou condição cardíaca predisponente (prótese valvar ou lesão valvar associada a regurgitação significativa ou fluxo sanguíneo turbulento); (2) febre z 38°C; (3) fenômenos vasculares: embolia arterial, êmbolos pulmonares sépticos, aneurismas micóticos, hemorragia intracraniana, hemorragias conjuntivais, lesões de Janeway; (4) fenômenos imunológicos: glomerulonefrite, nódulos de Osler, manchas de Roth, fator reumatoide positivo; e (5) evidências microbiológicas: hemoculturas positivas não preenchendo critérios maiores ou evidências sorológicas de infecção ativa consistente com endocardite.
Logo, febre e aneurisma micótico são considerados critérios menores e a afirmativa está errada.
No abcesso hepático bacteriano quais os agentes que devemos cobrir na antibioticoterapia?
O abcesso hepático infecciosos é polimicrobiano. Entao tem que pensar em gram positivo, gram negativo e anaeróbio. O grande motivo é infecção contígua da via biliar.
Obs: devemos pensar também no abcesso hepático por amebíase no nosso meio.
Então: quando for tratar, cobre bactéria e também cobre ameba.
Esquemas:
PIPERACICLINA + TAZOBACTAM (associado ou não a metronidazol que cobre a ameba)
CEF + METRONIDAZOL
AMPI + GENTA + METRONIDAZOL
Em quais pacientes com bacteriuria assintomática está indicado o tratamento com antibiótico?
A bacteriúria assintomática só deve ser obrigatoriamente tratada em gestantes e pacientes que serão submetidos a procedimentos urológicos invasivos. Algumas fontes consideram também a necessidade de tratamento em receptores de transplante renal e neutropênicos.
(V OU F)?
Todos os pacientes com bacteremia por S. aureus devem ser submetidos a um ecocardiograma para avaliação de endocardite. O ecotranstorácico deve ser realizado primeiro, e a identificação de uma vegetação indica a necessidade de eco transesofágico.
VERDADEIRO
É O WUE DIS O UPTODATE
Mulheres e idosos podem
apresentar bacteriúria assintomática e devem ser tratados.
FALSO
incorreta!
Pacientes com
bacteriúria assintomática devem
ser
tratados apenas se forem gestantes ou
submetidos a
procedimento
urológico
invasivo.
Segundo
Harrison, talvez
também haja benefício em transplantados
renais e neutropênicos.
Quando tratar bacteriuria assintomática?