SIDA Flashcards
Paciente com HIV diagnosticado precisa fazer profilaxia primária para Tuberculose, SE: PPD > 5mm OU contato com bacilífero recente OU Rx com cicatriz de tuberculose sem tratamento prévio. A profilaxia é feita com ISONIAZIDA POR 3-6 MESES OU RIFAMPICINA POR 4 MESES.
VERDADEIRO
Quais são as situações em que um paciente com HIV precisa fazer profilaxia primária?
Paciente com quadro clínico que te faz suspeitar de infecção aguda pelo HIV. Quais exames pedir e quais provavelmente darão positivos?
💥A expressão clínica ocorre 15 a 30 dias após a infecção.
💥Com 05 a 10 dias após o contágio, você consegue encontrar o vírus na corrente sanguínea (PCR - RNA POSITIVO).
💥ELISA QUARTA GERAÇÃO - pesquisa anticorpos IgM, IgG e também o antígeno p24. os anticorpos costumam surgir com 30 dias após o contágio, mas o antígeno P24 a gente já encontra com 15 dias após contágio.
💥Western Blot só detecta IgM e igG 45 a 60 dias após o contágio, sendo geralmente negativo na infecção aguda.
OBS: o Elisa de quarta geração è bem sensível. Encontra p24 e muitos anticorpos para o HIV, portanto tem reação cruzada. O western blot só vai nos anticorpos HIV, então è bem específico. È o mais específico. Então o western blot DEMORA PARA POSITIVAR.
Mae chega em hospital em trabalho de parto. Feito dois testes rápidos para detecção de HIV e os dois positivos. O que fazer com a criança?
💥1: RN NAO PODE MAMAE
💥2: PARA TESTAR O RN, VOCÊ NÃO FAZ TESTE RÁPIDO. VOCÊ NÃO FAZ NENHUM TESTE IMUNOLÓGICO NO RN ATÉ OS 18 MESES DE VIDA PORQUE OS ANTICORPOS DA MÃE PASSAM OARA O BEBÊ E FICAM CIRCULANDO ALI. SE O TESTE VIER POSITIVO VOCÊ NÃO SABE SE É O DO BEBÊ OU DA MÃE. ENTÃO PARA AVALIAR A CRIANÇA, UTILIZA-SE CARGA VIRAL.
💥3: PARA O BEBE NAO SER TRATADO DE CARA, MÃE TEM QUE FAZER TERAPIA ANTIRETROVIRAL E TER CARGA VIRAL MENOR QUE 1000 NO TERCEIRO TRIMESTE. NESSE CASO, RN FAZ TERAPIA POTENTE COM:
ZIDOVUDINA (AZT) + LAMIVUDINA (3TC) + RALTEGRAVIR
NEUROTOXOPLASMOSE É UMA DOENÇA DE REATIVAÇÃO DO TOXOPLASMA GONDII NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL DE PESSOAS QUE ESTÃO IMUNOSSUPRESAS (COMUM EM PESSOAS QUE VIVEM COM HIV E ESTÃO NA FASE AIDS - CD4 < 200). COMO TRATAR?
O tratamento é feito baseado na suspeita CLÍNICA-RADIOLÓGICA.
QUADRO DE FEBRE + TC COM CONTRASTE MOSTRANDO LESÕES COMO SE FOSSEM ABCESSOS. Pode fazer hipertensão intracraniana e sinais focais.
COMEÇA A TRATAR ENTÃO.
Tratamento pode ser feito com o trio: SULFADIAZINA + PIRIMETAMIMA + ÁCIDO FOLINICO OU COM O BACTRIM (SULFAMETOXAZOL TRIMETROPIM).
Paciente que adquiriu HIV durante a gestação, chega com TESTE RÁPIDO POSITIVO PARA HIV. COMO DEVE SER O PARTO DESSA CRIANÇA?
O ideal è fazer uma cesariana eletiva (fora do trabalho de parto, com bolsa integra). Se já tiver em trabalho de parto, com bolsa rota há pouco tempo, ela ainda tem o benefício da cesariana, mesmo o risco de transmissão sendo maior do que na cesárea eletiva.
Durante o trabalho de parto é o período crítico de transmissão. Especialmente a partir de 04 horas após a bolsa rota, aí que o bicho pega e começa a ser progressivamente mais provável de transmitir. Então você faz logo a cesárea.
ALÉM DISSO, TEM QUE FAZER O AZT INTRAVENOSO POR PELO MENOS 03 HORAS ANTES DA CESÁREA. DEPOIS DE CLAMPEAR O CORDÃO, PARA O AZT.
QUAIS SÃO AS GESTANTES QUE NÃO VÃO PRECISAR RECEBER AZT (ZIDOVUDINA) NO TRABALHO DE PARTO COMO PROFILAXIA DA TRANSMISSÃO VERTICAL?
AQUELAS QUE TEM CARGA VIRAL INDETECTÁVEL NA 34 SEMANA. Aí ELAS MANTÉM O USO DO TARV NO PARTO E NÃO FAZ O AZT.
(V OU F)?
Gestante com carga viral maior ou igual a 1000 cópias/ml após 34 semanas deve ser submetida à cesariana eletiva com 38 semanas de gestação.
VERDADEIRO
Paciente com HIV em fase aids que chega pra você com sintomas respiratórios você precisa pensar em duas pneumonias típicas desses pacientes: Pneumocistose Pulmonar e Tuberculose. Nos casos de pneumocistose, qual o tratamento?
BACTRIM (sulfametoxazol + trimetroprim).
Quando há hipoxemia importante pao2 < 70mmhg, fazer também corticoide.
O que é a PREP?
A profilaxia pré-exposição, fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), consiste no uso contínuo de antirretrovirais por pessoas não infectadas pelo HIV, com o objetivo de funcionar como barreira adicional contra o vírus. As populações prioritárias para uso da PrEP são homens que fazem sexo com homens, transexuais, profissionais do sexo e parceiros que não vivem com HIV em parceria com quem vive. A combinação de escolha é com entricitabina e tenofovir, em doses habituais
O que é a PEP?
A profilaxia pós-exposição, por sua vez, é o uso de terapia antirretroviral em caráter de urgência, iniciado em até 72 horas após exposição de risco - o esquema a ser utilizado é o mesmo que a pessoa faria caso estivesse infectada; em geral, dolutegravir, tenofovir e lamivudina e não depende da via de exposição (B incorreta). O uso dos fármacos deve ser feito por 28 dias.
Em relação à profilaxia de pré-exposição ao HIV:
Começa a fazer efeito após sete dias de uso para a relação anal e 20 dias de uso para a relação vaginal.
VERDADEIRO
Quais são as doenças definidoras da AIDS?
Recém-nascido filho de mãe infectada pelo HIV, nascido de parto cesáreo, a termo, com boa vitalidade fetal, pesando 3.200 g. Mãe realizou o pré-natal completo, fazendo uso de terapia antirretroviral durante a gestação e trabalho de parto.
O que fazer em relação à vacina BCG para esse bebê?
VACINAR NORMALMENTE!!!!
As crianças com exposição perinatal ao vírus da imunodeficiência humana (HIV) devem receber a vacina ao nascimento, como o caso clínico em tela. No entanto, aquelas que chegam ao serviço ainda não vacinadas, poderão receber a BCG se assintomáticas e sem sinais de imunossupressão.
Sobre crianças vivendo com HIV, analise:
As vacinas com vírus inativado podem ser realizadas de acordo com o calendário do PNI.
VERDADEIRO
todas as vacinas não vivas podem ser feitas e algumas serão feitas com esquemas diferenciados, com maior número de doses.