Recursos - APELAÇÃO Flashcards
Verdadeiro ou Falso:
A apelação é considerado recurso ordinário por excelência, já que consiste na impugnação de efeito devolutivo mais amplo, permitindo ao juízo ad quem o reexame integral nas questões de fato e de direito suscitadas no 1º grau de jurisdição, ressalvadas aquelas sobre as quais tenha se operado a preclusão.
Verdadeiro.
Quanto à abrangência da impugnação, como pode ser classificada a apelação.
- Plena ou Ampla: quando, intencionalmente, for objeto da impugnação todo o conteúdo passível de impugnação, ou seja, toda a parcela da decisão que tenha gerado sucumbência à parte recorrente.
- Parcial ou Limitada: quando, intencionalmente, for objeto da impugnação apenas parte do conteúdo passível de impugnação, ou seja, apenas parcela de decisão que tenha gerado sucumbência à parte recorrente (tantum devolutum quantum appellatum).
Verdadeiro ou Falso:
Embora seja passível de apelação decisões no âmbito do Tribunal do Júri, tal recurso só tem efeitos devolutivos ao juízo ad quem em relação aos fundamentos de sua interposição, e não o conhecimento integral da causa.
Verdadeiro. Súmula 713 do STF.
Qual é o entendimento acerca do momento em se delimita a matéria impugnada pela apelação.
- Na petição de interposição; ou
- No momento da apresentação das razões recursais.
- Na petição de interposição.
- Entende-se, ainda, que se não delimitar nesse momento, pressupõe que devolve ao juízo ad quem o conhecimento integral da matéria que gerou a sucumbência, sendo vedada à parte reduzi-la no momento da apresentação das razões recursais.
- Em se tratando de decisão do Júri, como é vedado o conhecimento da matéria que não fora objeto da interposição, o momento da delimitação de sua abrangência será o da apresentação das razões recursais, se este não fizer a delimitação logo na petição de interposição do recurso.
Diferencie a apelação principal da apelação subsidiária (ou supletiva).
- Será principal quando interposta pelo Ministério Público.
- Subsidiária ou supletiva quando for interposta pelo próprio ofendido, habilitado ou não como assistente da acusação, cabível no caso de inércia do órgão ministerial.
Fale acerca da apelação sumária e apelação ordinária.
- Baseadas nos arts. 610 e 613 do CPP.
- Será sumária quando a infração for punida com pena de detenção (ou, com base na doutrina de Renato Brasileiro, cuja pena restritiva de liberdade seja inferior a 4 anos e superior a 2 anos):
- Os autos irão imediatamente com vista ao Procurador de Justiça (ou Procurador Regional da República) pelo prazo de 5 dias, e, em seguida, passarão, por igual prazo, ao relator, que pedirá designação de dia para o julgamento.
- Os prazos para debates serão de 10 minutos.
- Será ordinária quando a infração for punida com pena de reclusão (ou, com base na doutrina de Renato Brasileiro, cuja pena restritiva de liberdade seja igual ou superior a 4 anos):
- Os prazos serão ampliados em dobro (10 dias);
- Os prazos para debates serão de 15 minutos
Qual o recurso cabível contra absolvição sumária e impronúncia.
- Apelação.
- Entretanto, se absolvição sumária for fundada em causa de extintiva da punibilidade, por ser decisão declaratória e não absolutória (súmula 18 do STJ), o recurso cabível será o RESE.
Qual será o cabível contra as sentenças definitivas de condenação ou absolvição proferidas por juiz singular
- Apelação.
Verdadeiro ou Falso:
Não cabe apelação contra acórdão condenatório ou absolutório.
Verdadeiro.
Qual será o recurso cabível contra decisões definitivas (aquelas que julgam o mérito, encerram a relação processual, mas não se encaixam na moldura de sentenças absolutórias ou condenatórias), ou com força de definitivas (decisões interlocutórias mistas. Não decidem o mérito, mas põem fim à relação processual - terminativa - ou põem termo a uma etapa do procedimento - não terminativa), proferidas por juiz singular, nos casos em que não houver previsão legal de cabimento do RESE.
Apelação.
Segundo o art. 593, III, CPP, quais são as hipóteses em que caberá Apelação contra decisões do Tribunal do Júri.
- Quando ocorrer nulidade posterior à pronúncia;
- For a sentença do juiz presidente contrária à lei expressa ou decisão dos jurados;
- Houver erro ou injustiça na aplicação da pena ou medida de segurança; e
- For a decisão dos jurados manifestadamente contrária à prova dos autos.
Fale acerca das limitações a que ficam submetidas o Tribunal em caso apelação contra decisão proferida no Júri.
- Se a matéria devolvida à apreciação do Tribunal disser respeito ao mérito da decisão proferida pelo júri, aquele somente poderá determinar novo julgamento;
- Todavia, se não estiver relacionado ao mérito da decisão dos jurados, mas guardando relação com as decisões proferidas pelo juiz-presidente, é possível a modificação do teor da decisão pelo juízo ad quem.
Em caso de apelação em que se alega que a decisão dos jurados é manifestadamente contrária à prova dos autos, o que poderá o juízo ad quem fazer caso entenda procedente o pedido.
- Como se trata de matéria de competência do júri, cabe ao Tribunal ad quem apenas cassar a decisão anterior, remetendo a causa a novo julgamento.
- Não pode substituir a decisão impugnada pela sua.
Verdadeiro ou Falso:
Em caso de apelação contra decisão do júri, recai necessariamente sobre o apelante o ônus de invocar um dos fundamentos dentre aqueles relacionados no inc. III do art. 593, ficando a análise do juízo ad quem restrita à fundamentação invocada pelo recorrente. Portanto, se a parte invocar umas das alíneas, não pode o Tribunal julgar com base em outra.
Verdadeiro.
Aplicação da Súmula 713/STF.
Qual o prazo para a interposição de Apelação no procedimento comum e quando começa a sua contagem.
- O prazo é de 5 dias.
- Se o ofendido estiver habilitado como assistente da acusação, o prazo será de 5 dias.
- Não estando habilitado como assistente da acusação, o prazo será de 15 dias.
- O prazo começa a correr somente a partir do momento em que escoa o prazo para o Ministério Público, se o assistente for intimado antes de escoar o prazo; se intimado após o término do prazo ministerial, seu prazo começa a correr a partir da intimação.
No Tribunal do Júri, de quem é a competência para decidir sobre a exclusão ou inclusão de qualificadoras, privilégios, causas de aumento ou de diminuição.
1, Dos próprios jurados.
No Tribunal do Júri, de quem é a competência para o reconhecimento de agravantes e atenuantes.
- Do Juiz-Presidente.
Em caso de decisão do Tribunal ad quem que, equivocadamente, dá provimento à Apelação contra decisão que absolveu o acusado, qual é o recurso cabível.
- Recurso extraordinário, recurso especial ou habeas corpus.
Verdadeiro ou Falso:
No caso de apelação interposta contra decisão do júri por alegar que esta seja manifestadamente contrária às provas do autos, aquela (apelação) pode estar relacionada ao fato principal, à autoria, às causas excludentes da ilicitude ou da culpabilidade, assim como versar sobre questão secundária, como o reconhecimento de uma qualificadora, causa de aumento ou de diminuição da pena.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
Em caso de o Tribunal, em face da interposição de uma apelação, determinar a realização de um novo julgamento, não será possível a realização de outro ato preparatório, devendo o novo Júri apenas realizar uma nova análise sobre o mesmo acervo de provas anteriormente analisados.
Verdadeiro.
Qual a diferença entre “Juízo Rescindente” e “Juízo Rescisório”.
- Rescindente é aquele que apenas cassa a decisão anterior, sem proferir uma nova.
- Rescisório é aquele que, além de cassar a decisão, a substitui por outra.
É possível apelar contra a decisão do júri alegando que esta seja manifestamente contrária às provas dos autos (art. 593, III, “d”) quantas vezes, não importando quem apelou (seja a acusação ou defesa).
Uma única vez, independente se a decisão do júri tiver fundamentação diversa ou idêntica à anterior.
Verdadeiro ou Falso:
Em caso de realização de um novo Júri, não poderão fazer parte dele os mesmos jurados que atuaram no júri anterior.
Verdadeiro. CPP, 449, I e súmula 206, STF.
Verdadeiro ou Falso:
É possível que se apele contra decisão do júri com base em mais de uma dos alíneas previstas no art. 593, III.
Verdadeiro.