Prisões Flashcards
O que é prisão preventiva?
É o que se pode chamar de medida cautelar, pois é aquela determinada pelo Juiz no bojo do Processo Criminal (NUNCA DE OFÍCIO SÓ POR REQUERIMENTO DO MP OU DO ASSITENTE DE ACUSAÇÃO OU DO QUERELANTE) ou da Investigação Policial (A REQUERIMENTO DO MP OU REPRESENTAÇÃO POLICIAL) , de forma a garantir que seja evitado algum prejuízo
O que é liberdade provisória?
É direito do suspeito/indiciado/acusado, sempre QUE NÃO ESTIVEREM PRESENTES OS REQUISITOS PARA A DECRETAÇÃO DA PRISÃO PREVENTIVA.
A liberdade provisória pode ser concedida SEM FIANÇA (a regra), ou COM FIANÇA
Quando a autoridade policial poderá arbitrar fiança?
Poderá arbitrar a fiança nos crimes cuja pena máxima não seja superior a 4 quatro anos.
Caso o crime possua pena máxima superior a 04 anos, uma fiança obrigatória será considerada como um elemento ao Juiz , que a arbitrará em até 48 horas .
OBS .: O MP não será ouvido previamente ao arbitramento da fiança, mas terá vista dos autos após esse momento.
Quais são as espécies de prisão em flagrante?
- FLAGRANTE PRÓPRIO
Quando o indivíduo está cometendo o fato criminoso ou que acaba de cometer este fato. Também chamado de flagrante real, verdadeiro ou propriamente dito . - FLAGRANTE IMPRÓPRIO
Aqui, embora o agente não tenha sido encontrado pelas autoridades no local do fato, é necessário que haja uma perseguição (LOGO APÓS) , uma busca pelo indivíduo, ao final da qual, ele acaba preso . Também chamado de imperfeito, irreal ou “quase flagrante”. - FLAGRANTE PRESUMIDO
Não exige que tenha havida qualquer perseguição ao suposto infrator , desde que ele seja surpreendido, LOGO DEPOIS do crime, com objetos (armas, papéis, etc ….) que façam presumir que ele foi o autor do delito . Também chamado de flagrante ficto ou assimilado .
OBS .: Caso o infrator se ocorra espontaneamente , não será possível sua prisão em flagrante .
- FLAGRANTE ESPERADO
A autoridade policial de conhecimento de que será praticada uma infração penal e se desloca para o local onde o crime acontecerá. Iniciados os atos executórios , ou até mesmo tendo uma consumação , autoridade procede à prisão em flagrante . - FLAGRANTE DIFERIDO (OU RETARDADO)
A autoridade policial retarda a realização da prisão em flagrante , a fim de, permanecendo “à surdina”, obter maiores informaçõe s e capturar mais integrantes do bando. - FLAGRANTE PROVOCADO OU PREPARADO
Aqui a autoridade instiga o infrator a cometer o crime, criando a situação para que ele cometa o delito e seja preso em flagrante. NÃO é VÁLIDA , pois quem efetuou a prisão criou uma situação que torna impossível a consumação do delito, tratando-se, portanto, de crime impossível . - FLAGRANTE FORJADO
Aqui o fato típico não ocorreu , sendo simulado pela autoridade policial para incriminar falsamente alguém. É ABSOLUTAMENTE ILEGAL.
Quais são as prisões em flagrante em situações especiais?
- CRIMES HABITUAIS: Não cabe prisão em flagrante , pois o crime não se consome em apenas um ato, exigindo-se uma sequência de atos promovida para que o fato seja típico ( maioria da Doutrina e da Jurisprudência).
- CRIMES PERMANENTES: O flagrante pode ser realizado em qualquer momento durante a execução do crime , logo após ou logo depois.
- CRIMES CONTINUADOS: Por se tratar de um conjunto de crimes que são tratados como um só para efeitos da aplicação da pena, pode haver flagrante quando da ocorrência de qualquer dos delitos.
Quais são os prazos para a prisão temporária?
O prazo é, em regra, de cinco dias, prorrogáveis por mais cinco dias.
Em se tratando de crime hediondo ou equiparado , o prazo é de trinta dias, prorrogáveis por mais 30 dias .
PRAZO DA PRISÃO TEMPORÁRIA — REGRA 05 + 05
CRIMES HEDIONDOS, TORTURA, TRÁFICO E TERRORISMO — 30 +30
Quais os requisitos para aplicação das medidas cautelares diversas da prisão?
Só podem ser aplicadas caso a infração penal cometida seja apenada com pena privativa de liberdade (e desde que estejam presentes os pressupostos e requisitos).
- Requisitos:
⇒ Necessidade para aplicação da lei penal, para a investigação ou a instrução criminal e, nos casos expressamente previstos, para evitar a prática de infrações penais;
⇒ Adequação da medida à gravidade do crime, circunstâncias do fato e condições pessoais do indiciado ou acusado.
Como é realizada a aplicação de uma medida cautelar?
Podem ser aplicados ISOLADA OU CUMULATIVAMENT E, podendo ser aplicados na fase processual ou pré-processual.
⇒ Na fase processual: Podem ser decretadas apenas a requerimento das partes.
⇒ Na fase pré-processual: Podem ser decretadas apenas por representação da autoridade policial ou requerimento do MP .
OBS .: Não cabe mais a decretação de medida cautelar diversa da prisão DE OFÍCIO pelo Juiz, mesmo no curso do processo (alteração trazida pela Lei 13.964 / 19 - pacote anticrime).
O que é prisão domiciliar?
Alternativa à prisão preventiva, consiste no recolhimento do indivíduo em sua residência, só podendo sair dela com autorização judicial.
Para onde será destinado a fiança?
- Será devolvido a quem pagou: Se absolvido o réu, se extinta a ação ou se declarada sem efeito a fiança.
- Será perdido em favor do Estado: Caso o réu seja condenado e não se apresente para o início do cumprimento da pena definitivamente imposta. Servirá, neste caso, para pagar as custas do processo , indenizar o ofendido , etc. O restante será destinado ao FUNDO PENITENCIÁRIO.
- Será utilizado para pagar as despesas a que o réu está obrigado e o restante será devolvido a quem pagou a fiança: Caso condenado o réu, mas se apresente para cumprimento da pena . Neste caso, será utilizado o valor para pagar como custas do processo , indenizar o ofendido , etc. Após a utilização do valor da fiança para estes fins , o saldo será devolvido a quem pagou a fiança
Quando ocorrerá a cassação da fiança?
- Verificar-se que ela foi arbitrada de maneira ilegal
- Houver inovação na classificação do delito :
Cassada a fiança, o valor prestado será devolvido, em sua integralidade (e atualizado ), a quem prestou a fiança.
O que é prisão em flagrante?
É uma modalidade de prisão cautelar que tem como fundamento a prática de um fato com aparência de fato típico .
Possui natureza administrativa , pois não depende de permissão judicial para sua realização.
Quem irá lavrar o auto de prisão em flagrante?
É lavrado pela autoridade policial do local em que ocorreu a PRISÃO, ou, se não houver neste local, a autoridade do local mais próximo.
O Juiz pode lavrar o APF, nos crimes cometidos em sua presença.
Quando o juiz receber o auto de prisão em flagrante, o que deve fazer?
- Relaxar a prisão ilegal – Se houver alguma ilegalidade na prisão
ou
- Converter a prisão em prisão preventiva: Caso estejam presentes os requisitos para tal, bem como se mostrarem inadequadas ou insuficientes as outras medidas cautelares
ou
- Conceder a liberdade provisória, com ou sem fiança, a depender do caso: Quando não for o caso de decretação da preventiva ou relaxamento da prisão.
OBS.: Nos casos de agente reincidente, que integra organização criminosa armada ou milícia, ou que porta arma de fogo de uso restrito, será vedada a concessão de liberdade provisória.
Quais são os pressupostos e os fundamentos para o cabimento da prisão preventiva?
- PRESSUPOSTOS
Prova da materialidade do delito (existência do crime)
Indícios suficientes de autoria
OBS.: A Lei 13.964/19 incluiu o “perigo gerado pelo estado de liberdade do imputado”
- FUNDAMENTOS
Garantia da ordem pública
Garantia da Ordem Econômica:
Conveniência da Instrução Criminal:
Segurança na aplicação da Lei penal