Portaria 265 Flashcards
Bovinos com destino ao Mato Grosso necessitam de teste diagnóstico negativo para tuberculose bovina com idade superior a 06 semanas, exceto abate.
Certo
Para eventos agropecuários, os animais devem apresentar-se em bom estado de saúde, sem sinais de doença e livres de parasitas externos.
Os animais devem proceder de estabelecimentos onde, nos 60 dias anteriores à data de emissão da autorização não tenha havido ocorrência clínica de doença transmissão para qual a espécie seja suscetível.
Certo
Quando o destino de bovinos ou bubalinos for estabelecimento de abate habilitado para exportação deverá ser acompanhado de modelo A (aderiu ao Sisbov) ou modelo B (não aderiu ao sisbov).
A responsabilidade de apresentar esse documento é do produtor.
Certo
Quando o destino de bovinos ou bubalinos for estabelecimento de abate habilitado para exportação ao Chile ou União Europeia, a GTA somente poderá ser expedida por servidores lotados em ULSAS que preencherão:
Há ou não há registro de ingresso na propriedade de origem nos últimos 90 dias de bovinos procedentes de estados não habilitados para exportação de carne bovina ao Chile ou União Europeia
Certo
Quando o destino de bovinos ou bubalinos for estabelecimento de abate habilitado para exportação à União Aduaneira, deverá consultar se a propriedade de origem consta na lista de prioridades foco de brucelose e tuberculose e caso conste informar “impedida exportação à união aduaneira”
Certo
Animais oriundos de zona ou propriedade de bovinos não habilitada à exportação cumprimento noventena:
- Gta poderá ser emitida SOMENTE por servidores lotados em ULSA ou Mv habilitado (no caso de saída de eventos)
- quando houve saída de propriedade ou evento que recebeu animais nos 90 dias anteriores de UF ou prioridade não habilitada ao Chile ou UÉ deverá informar no campo 17 (observação) da GTA
Certo
Em eventos agropecuários além de incluir o texto padrão o MV habilitado deve fazer constar em seu relatório de ocorrências o ingresso ou egresso de animais de áreas não habilitadas no evento.
Ao receber o relatório, a ULSA deverá registrar as bicentenário em todas as prioridades que receberam animais oriundos do evento
Como exigência sanitária para trânsito de equídeos deverá proceder teste laboratorial negativo para Anemia Infecciosa Equina em laudo periodontal realizado em laborarão credenciado pelo MAPA.
Quais são os prazos do teste negativo de AIE?
180 dias propriedade controle ou equídeos do PR em trânsito INTRAestadual
60 dias nos demais casos
Deverá constar no campo observações o nome do lab, número do laudo e a data de realização dos testes
Como deverá ser a exigência sanitária de equídeos para trânsito em relação ao mormo?
Teste laboratorial negativo no FC em laudo original realizado em laboratório credenciado com validade de 60 dias.
* deverá constar nas observações o nome do laboratório, número do laudo e data de realização dos testes
Como deverá ser o critério de trânsito de equinos para o Mato Grosso?
Deverá apresentar atestado sanitário informando a ausência de sinais clínicos de Mormo e outras doenças infectocontagiosas emitida por MV no período máximo de 15 dias anteriores a emissão do GTA
- sem prejuízo as outras exigências
Como deverá proceder a vacinação contra Influenza Equina quando o trânsito tiver como destino o Paraná?
Destino: Eventos Agropecuários no Paraná
Atestado ou carteirinha de vacinação emitida por MV
Dentro do prazo de validade (365 dias) com no mínimo: identificação do animal, data de vacinação, nome comercial da vacina, validade, lote e número.
Ficam dispensado da vacinação de influenza Equina os equídeos com idade inferior a 6 meses desde que acompanhadas da mãe com atestado ou carteirinha de vacinação dentro da validade.
Equídeos que necessitarem transitar com a finalidade de atendimento veterinário ficam dispensados da apresentação de exame de AIE e Mormo desde que o trânsito envolve unicamente origem na propriedade e destino a um hospital ou clínica registrada no CRMV
Certo
Como deverá proceder a vacinação contra Influenza Equina quando o trânsito tiver como destino o Estado de São Paulo?
Atestado de vacinação de rei do prazo de validade de 360*** dias.
Atestado veterinário de ausência de sinais clínicos de doenças infectocontagiosas
Como deverá proceder a vacinação contra Influenza Equina quando o trânsito tiver como destino o Estado de Goiás para as finalidades de Exposição, Leilão, Esporte ou Aglomerações com ou sem finalidade comercial?
Atestado de vacinação contra Influenza Equina dentro do prazo de validade de 180 dias*** e com prazo de carência de 15 dias para emissão de GTA
Como deverá proceder a vacinação contra Influenza Equina quando o trânsito tiver como destino o Estado do Mato Grosso do Sul e com finalidade de aglomerações com ou sem finalidade comercial?
Atestado de vacinação dentro do prazo de validade de 360 dias (igual SP) e com prazo de carência de 15 dias emissão de GTA (igual GO)
Como deverá proceder a vacinação contra Influenza Equina quando o trânsito tiver como destino o Estado do Rio Grande do Sul para eventos com aglomerações?
Atestado de vacinação contra influenza equina dentro do prazo de validade de 360 dias (igual SP e MS) e com prazo de carência de 21 dias.
Como funcionará as exigências sanitárias de trânsito para PR, SP, GO, MS e RS?
Paraná - apenas se eventos. Vacina (365 validade)
São Paulo - destino ou envolver o estado. Vacina (360 dias) e atestado de ausência de sinais clínicos.
Goiás - exposição, leilão, esporte e aglomerações com ou sem finalidade comercial. Vacina (180 dias).
Carência de 15 dias
Mato Grosso do Sul - aglomerações com ou sem finalidade comercial. Vacina (360 dias). Carência de 15 dias.
Rio Grande do Sul - eventos com aglomerações de equídeos. Vacina (360 dias)
Carência de 21 dias
Para eventos em outras UF que não PR, SP, GO, MS e RS como deverá ser o trânsito em relação à influenza equina?
Atestado de vacina
Ou
Atestado de não ocorrência emitida por RT relatando a não ocorrência clínica da doença nos 30 dias que antecedem a emissão do documento de trânsito
Como deverá ser o trânsito de equídeos quando a procedência for PEAE para abate?
A propriedade deve estar inserida na lista de estabelecimentos fornecedores de equídeos para abate destinado à UE
Emissão de GTA oficial ou por mv habilitado
Acompanhado de planilha de compra e registro de tratamento
Acompanhado da GTA de entrada na PEAE
Como deverá ser o trânsito de equídeos procedentes de PFE para abate?
A prioridade deve estar inserida na lista de estabelecimentos fornecedores de equídeos para abate à UÉ
GTA OFICIAL
Acompanhada de planilha de compra e tratamento
Como deverá ser o destino ao abate de equídeos que não procedentes de PEAE ou PFE?
Gta oficial
Registrar no campo 17: equídeos não aptos à UÉ
Como deverá ser o trânsito de equídeos para PFE ou PEAE?
DESTINO PFE
exame de aie e Mormo
Finalidade: cria/engorda
Planilha de tratamento
DESTINO PEAE gta oficial Finalidade: PEAE planilha de compra e registro de tratamento ANIMAIS IDENTIFICADOS INDIVIDUALMENTE
Equídeos com destino à PEAE devem ser acompanhados de GTA OFICIAL e os animais identificados individualmente.
Certo
É proibido o trânsito de suideos vacinação contra a doença de Aujeszky para qualquer finalidade, exceto abate imediato em abatedouros SISBI
Certo
Suínos em trânsito interestadual para engorda deverão estar acompanhados de atestado de não ocorrência emitido pelo SVO atestando que os animais sao oriundos de estabelecimento de criação onde não houve doença de aujeszky nos últimos………..exceto para UF reconhecidas como livres.
12 meses
- no campo destinado as observações do gta deve contar os dizeres “certificado para doença de aujeszky número…”
É permitido o ingresso de suideos para o abate imediato, provenientes de outras UF independentemente da condição sanitária para DA.
Certo
Para trânsito de suínos não castrados ou submetidos à castração imunológica por meio de vacinas para abate, como deverá proceder a emissão de GTA?
Preencher no campo 17: “animais para abate não castrados” ou “animais para abate submetidos à castração imunológica por meio de vacina”.
Além disso, deve ser acompanhado de atestado emitido por RT informando a sanidade do lote desses animais.
Os animais para abate que foram submetidos à castração imunológica por vacina deverão estar acompanhadas de declaração assinada por RT da propriedade de origem informando que os animais foram submetidos à castração imunológica por vacina citando a quantidade de animais, o produto utilizado e a data das aplicações.
Como deverá proceder o trânsito de suideos para eventos agropecuários interestadual ou interestadual referente à PSC?
Quando os eventos ocorrerem em regiões controladas, onde a vacina não é permitida os suínos deverão proceeded de igual região sanitária e de estabelecimento onde não haja registro de PSC nos últimos 180 dias.
Quando forem em locais que procedam a vacinação os suínos devem proceder de estabelecimentos onde não houve registro nos últimos 180 dias também, e devem comprovar a vacinação efetuada contra PSC até 180 dias antes do início do certame.
Como deverá proceder o trânsito de suideos para eventos agropecuários interestadual ou interestadual referente à Febre Aftosa?
Os suideos devem proceder de estabelecimento onde, nos 60 dias anteriores ao início do certame, não tenha sido constatado nenhum caso de febre aftosa assim como nas circunvizinhanças nos últimos 30 dias.
Como deverá proceder o trânsito de suideos para eventos agropecuários interestadual ou interestadual referente à Brucelose, Tuberculose ou Doença de Aujeszky?
Os reprodutores, machos e femeas, devem proceder de rebanhos oficialmente livres dessas lendas acompanhados por certificado oficial expedido pela autoridade Veterinária competente.
Lembrando que suínos para comercialização e eventos só poderão ser de GRSC.
Para PSC tem outras exigências**
É proibido o retorno de suideos que foram para eventos, e desejam retornam à GRSC.
Certo
No campo observação deve ser registrado as GTAs com o número do município de emissão que acompanharam os animais para participação no evento.
Como deverá proceder o trânsito de mini pigs com finalidade de companhia?
As GTAs devem ser emitidas exclusivamente com finalidade companhia com destino à residência ou estabelecimento de seu proprietário.
A emissão de gta para ovinos e caprinos para qualquer finalidade somente poderá ser expedida pelo SVO
Exceto quando ?
Na saída de eventos agropecuários para movimentação dentro do estado do Paraná, que pode ser por mv habilitado
Como deverá proceder o trânsito de Caprinos para Eventos Agropecuários em relação à Artrite Encefalite Caprina (CAE)?
Os reprodutores machos e fêmeas
Com mais de UM ano de idade
Devem apresentar exame negativo em imunodifusao em gel de agar para diagnóstico de CAE realizado até 180 dias antes do início do certame
Ou
Na impossibilidade de realização de teste laboratorial devem proceder de rebanho onde não tenha havido manifestação clínica da CAE nos 180 dias anteriores ao início do certame
Como deverá proceder o trânsito de ovinos para eventos agropecuários em relação à Brucelose (B. Ovis)?
Os machos reprodutores devem apresentar resultado negativo ao idga realizado até 60 dias anteriores ao início do certame
Ou
A critério do SVE na impossibilidade de teste, exame clínica detalhado para verificação de epididimite ovina
Como deverá ser o trânsito de ovinos e caprinos para eventos em relação à Febre Aftosa?
Procedência de estabelecimento onde nos 60 dias anteriores ao início do certame não tenha sido constatado nenhum caso de febre aftosa assim como nas circunvizinhanças do mesmo nos 30 dias anteriores
Como deverá proceder o trânsito de ovinos e caprinos para eventos agropecuários em relação ao Ectima Contagioso e à Linfadenite Caseosa?
Ectima Contagioso:
- ao exame clínica não deve apresentar lesões de Ectima
- declaração emitida por MV de que não houve ocorrência de Ectima na propriedade nos últimos 30 dias antes do ingresso no evento
Linfadenite Caseosa:
- ao exame clínico não deve apresentar abscessos ou cicatrizes sugestivas de Linfadenite Caseosa
- declaração emitida por MV de que não houve ocorrência de Linfadenite na propriedade de origem antes dos 30 dias do ingresso no evento.
Como de era ser o trânsito de Ovinos para o Rio Grande do Sul?
Ovinos machos não castrados
Acima de 6 meses de idade
Deverão estar acompanhados de exame sorológico negativo para B. Ovis com validade de 60 dias da data da colheita.
O transporte deverá ocorrer dentro do período de validade do exame.
O ingresso dos animais no RS deverá ocorrer obrigatoriamente pelos PFTA da SEAPA
A nota fiscal é exigência sanitária de animais aquáticos para abate oriundos de pesca exploratória ou com finalidade ornamental, também oriundo de pesca exploratória.
Certo
Quando o destino dor abate, deve constar o número de identificação de registro junto aos serviços de inspeção federal, estadual ou municipal do estabelecimento de destino
Quando ficará dispensada a GTA no caso de animais aquáticos?
Dispensa-se a GTA sendo obrigatória a Nota Fiscal quando:
1- o trânsito compreender o trecho entre o local de pesca e o primeiro ponto de comercialização devendo a captura ser realizada por pescador profissional devidamente inscrito no registro geral da atividade pesqueira
2- o transporte compreender o trecho entre um comerciante e o consumidor final, e este último não exercer atividades pesqueiras com fins comerciais
A gta poderá contemplar mais de uma espécie de animal aquático?
Sim.
Deverá discriminar as espécies com nome comum é científico e a quantidade!
O emitente da GTA de animais aquáticos deverá quando possível e aplicável conferir se são atendidas as condições adequadas de transporte para as espécies em questão, de modo a garantir disponibilidade suficiente de oxigênio para o tempo estimado de transporte e evitar contaminação e extravasamento de água das embalagens.
Certo
A emissão de gta de moluscos para estabelecimentos de processamento somente será permitida se os animais forem provenientes de locais com retirada liberada oi retirada liberada sob condição.
Certo
Quando o local de retirada de moluscos bivalves for contígua à área do estabelecimento processador pertence à mesma PJ (ciclo completo) não há obrigatoriedade de emissão de GTA.
Certo
Para os casos nos quais moluscos já recebidos no estabelecimento processador com inspeção não forem processados no dia do recebimento e houver necessidade de retorno ao local de origem como forma de preservação da viabilidade e qualidade dos animais poderá ser emitida GTA pelo SERVIÇO DE INSPEÇÃO do estabelecimento e como finalidade do trânsito deve constar “Armazenamento Temporário no Cultivo de Origem”.
Animais aquáticos vivos, seu material de multiplicação e matéria prima com finalidade de diagnóstico nos laboratórios da RENAQUA ficam dispensados de GTA desde que acompanhados de Formulários Próprios.
Certo
Para trânsito de animais silvestres e aves sem finalidade de produção de carne, ovos e material genético, o trânsito para todas as finalidades (intra ou interestadual) deverá estar acompanhado de atestado sanitário.
Certo
O atestado sanitário deve ser emitido por MV com inscrição no CRMV da UF de procedência do animal e deverá acompanhar a GTA durante todo o percurso.
O atestado deve ser emitido dentro de 3 dias anteriores a emissão da GTA e sua conformidade é de inteira responsabilidade do emissor
Para trânsito de animais silvestres e aves sem finalidade de produção de carne, ovos e material genético, o trânsito para Eventos, como deverá proceder para aves da ordem Passeriforme?
A emissão de gta para finalidade exposição deve ser realizada por MVO ou mv habilitado e deve ser acompanhada de laudo de inspeção sanitária emitida por MV.
Para trânsito de animais silvestres e aves sem finalidade de produção de carne, ovos e material genético, o trânsito para todas as finalidades (intra ou interestadual) deverá:
A vacinação antirrábica inativada de cultivo celular é exigida para os ferrets, mustelídeo silvestres de fauna exótica normalmente utilizados como animais de companhia.
Não deve ser utilizada vacina de campanhas de vacinação.
Certo
O nome, número da partida e laboratório da vacina para raiva deverá constar na gta quando exigido
Para trânsito de animais silvestres e aves sem finalidade de produção de carne, ovos e material genético, o trânsito para todas as finalidades (intra ou interestadual) deverá emitir uma GTA por espécie, exceto para aves silvestres e animais de laboratório da ordem Lagomorpha e Rodentia.
Certo
Diferente dos animais aquáticos
Para trânsito de aves ornamentais é obrigatória a certidão de registro das granjas, núcleos ou incubatorio destinados a produção e comercialização de ovos férteis ou aves vivas com finalidade ornamental aplicáveis às?
Galinhas
Codornas
Peru
Patos
Marrecos
Ganso
Faisoes
Galinhas dangola
Para trânsito de animais silvestres e aves sem finalidade de produção de carne, ovos e material genético, o trânsito para todas as finalidades (intra ou interestadual), é obrigatória a descrição no campo destinado a observações do nome comum e nome científico da espécie transportada.
Certo
Escrever no campo destinado a observações: “a emissão da gta não isenta o administrado a cumprir demais exigências legais de natureza ambiental, fiscal ou tributária….”
O número do atestado sanitário deverá acompanhar a gta no trânsito