Plexo Sagrado Flashcards
Ramo Terminal do PS
Nervo ciático (ou grande ciático).
O plexo sagrado situa-se profundamente na cavidade pélvica, aplicado na face profunda do piriforme. Corresponde ao conjunto de anastomoses formado pelo Tronco Lombo Sagrado (que resulta da união entre a RA de L5 e um ramo anastomótico proveniente da RA de L4) e pelas RA dos 3 primeiros nervos sagrados. As RA dos nervos S1 a S3 saem do sacro pelos 3 primeiros foramina sagrados anteriores e diminuem de espessura de cima para baixo.
As RA dos vários nervos que integram o plexo sagrado subdividem-se numa porção anterior e numa porção posterior, convergindo para se fundirem num só tronco (o seu ramo terminal), o nervo ciático, ao nível da espinha isquiática.
Por onde passa o Nervo Ciático quando sai da Cavidade Pélvica
Incisura isquiática maior, inferiormente ao músculo piriforme, penetrando assim na região glútea
Ramos Terminais do Ciático
Nervo tibial e nervo fibular comum.
Raízes de Formação do PS
(L4) + L5 + S1 + S2 + S3
Forma do PS
Triangular, cuja base está em relação com o sacro e o vértice corresponde à espinha isquiática.
[The Nervous System] mais completo No seu conjunto, o plexo sagrado tem uma forma triangular, cuja base corresponde à linha vertical que une o último buraco de conjugação da coluna lombar ao quarto buraco sagrado anterior e cujo vértice está situado à frente da chanfradura ciática maior (incisura isquiática maior) e por cima da espinha ciática (isquiática).
Membro Inervado pelo PS
Membro inferior, nomeadamente da região posterior da coxa, da perna e do pé. A inervação do restante membro inferior é feita pelos nervos do plexo lombar
Função (Simpática ou Parassimpática) do PS?
e parassimpatica; Os neurónios do sistema parassimpático localizam-se uma parte nos núcleos dos nervos cranianos e outra parte na medula sacral (penso que e mais facil justificar com isto).
Limites Anatómicos do PS
O plexo sagrado está delimitado posteriormente pelo músculo piriforme e anteriormente pela aponevrose pélvica, que o separa das vísceras pélvicas. Na sua saída da cavidade pélvica, vai estar delimitado póstero-inferiormente pelo ligamento sacro-espinhoso, anteriormente pela incisura isquiática maior e póstero-superiormente pelo ligamento sacro-tuberoso.
Região da perna inervada pelo Nervo Tibial Anterior
Músculos do grupo anterior da perna
Região do Membro Inferior em que o Nervo Ciático se divide nos seus Terminais
No vértice do triângulo superior do escavado popliteu, delimitado medialmente pelos músculos semitendinoso e semimembranoso e lateralmente pelo bíceps femoral.
Nervo Responsável pela Lesão do Pé Pendente
Nervo Peroneal Comum
Função do Plexo Pudendo
O plexo pudendo resulta da união entre o ramo anterior da RA de S3 com anastomoses de S2 e S4, estando este plexo anastomosado com o sagrado, em cima, e com o coccígeo, em baixo. Todos os seus ramos, quer sejam colaterais ou terminais, estão destinados ao reto, bexiga e vagina, quer diretamente, quer por meio do plexo hipogástrico inferior. Os seus ramos colaterais vão inervar o esfíncter externo do ânus, os tegumentos da região anal e os tegumentos da região glútea inferior. O seu ramo terminal, o nervo pudendo, vai inervar o escroto/lábios maiores, vários músculos do períneo, o bulbo e o corpo esponjoso do pénis (na mulher o constritor da vulva e o bulbo vestibular) e o clitóris (na mulher) e prepúcio (no homem).
Resumido de acordo com a Fucking God: Os seus ramos destinam-se à inervação das vísceras pélvicas, órgãos genitais externos e períneo.
Colaterais do Ciático
São sete, destinados à inervação dos músculos da região posterior da coxa e à articulação do joelho. Todos têm inervação motora, sendo que nenhum deles tem inervação sensitiva (apenas os ramos terminais têm este tipo de inervação). À exceção dos 2 últimos, todos os nervos colaterais nascem na região superior da coxa.
• Nervo Superior do Semitendinoso: destinado à inervação do terço superior da face interna do semitendinoso
• Nervo Inferior do Semitendinoso: destinado à inervação da restante face interna do semitendinoso; por vezes, os nervos superior e inferior do semitendinoso são apenas um só, não havendo esta separação
• Nervo da Longa Porção do Bicípede Femoral: inerva o músculo pela sua face anterior
• Nervo do Semimembranoso: compreende um ou dois ramos que penetram o músculo pela sua face lateral
• Nervo do Adutor Magno: tem origem no nervo ciático ou no nervo do semimembranoso, distribuindo-se na porção medial do adutor magno
• Nervo da Curta Porção do Bicípede Femoral: origina-se na porção média da coxa e distribui-se pela porção média do músculo
• Nervo Articular do Joelho: origina-se do nervo ciático ou no nervo da curta porção do bicípede, terminando porção lateral da articulação do joelho
Função do Pequeno Ciático
- Nervo cutâneo sural medial - que se anastomosa com o comunicante fibular formando o nervo sural: metade lateral e posterior da perna e face lateral e posterior do tornozelo e pé
- N.Calcâneo - calcanhar e porção mais posterior da planta do pé
- Plantar Lateral - Porção lateral da planta do pé
- Plantar Medial - Porção medial da planta do pé
Colaterais do Plexo Sagrado
Divisão posterior (4):
• Nervo Glúteo Superior
• Nervo Glúteo Inferior
• Nervo do Piriforme
• Nervo cutâneo perfurante
Divisão anterior (2):
• Nervo do Músculo Gémeo Inferior e do Quadrado Femoral
• Nervo do Músculo Gémeo Superior e Nervo do Obturador Interno
Divisão anterior e posterior (1):
• Nervo Cutâneo Femoral Posterior/Cutâneo Posterior da coxa/Pequeno ciático