Plexo Braquial Flashcards
Nervos Raquidianos que dão Origem
O plexo braquial resulta de anastomoses entre as raízes anteriores dos nervos raquidianos C5, C6, C7, C8 e T1
Relações com Músculos da Região Lateral do Pescoço
O Plexo Braquial, na região lateral do pescoço, mais especificamente na região supra-clavicular, passa entre o escaleno médio e o escaleno anterior, superiormente à primeira costela, juntamente com a artéria subclávia
Relações com Estruturas Vasculares
O plexo tem uma forma triangular, com base junto aos processos transversos de C4-T1 e vértice na região axilar. Ao longo do seu trajeto, o plexo atravessa a porção ínfero-lateral do pescoço, onde se situa atrás e por cima da artéria subclávia, e penetra na região axilar, estando em relação com a continuação desta artéria, a artéria axilar:
• Cordão posterior – atrás da artéria axilar
• Cordão lateral – lateralmente à artéria axilar
• Cordão medial – primeiramente é lateral e superior à artéria axilar, cruza a sua face posterior e passa a ser medial e inferior a ela, caminhando entre a artéria axilar e a veia axilar
Ramos Terminais
7 ramos terminais: nervos radial, axilar, mediano, músculo-cutâneo, ulnar, medial cutâneo do antebraço e medial cutâneo do braço:
O plexo braquial apresenta 7 ramos terminais, que se originam ao nível da fossa axilar, todos eles mistos (com exceção dos cutâneos, que são sensitivos), sendo eles o nervo axilar e o nervo radial (do tronco secundário posterior), o nervo músculo-cutâneo e a raiz lateral do nervo mediano (do tronco secundário lateral) e o nervo ulnar, o nervo cutâneo medial do braço, o nervo cutâneo medial do antebraço e a raiz medial do nervo mediano (do tronco secundário medial).
Grupos Musculares inervados pelo PB
Músculos do ombro: grupo posterior (com coifa dos rotadores), grupo lateral, grupo medial e grupo anterior
Músculos do braço: grupo anterior (com planos profundo e superficial) e grupo posterior
Músculos do antebraço: grupo anterior (subgrupos: profundo, flexores profundos, flexores superficiais e epicondilianos superficiais mediais), grupo lateral e grupo posterior (subgrupos: profundo e superficial)
Músculos da mão: grupo da eminência tenar, grupo da eminência hipotenar e grupo dos interósseos
Área de Inervação Sensitiva do Nervo Mediano
Porção lateral da região palmar da mão, face dorsal das 2 últimas falanges do primeiro ao quarto dedo (sendo que o quarto dedo é inervado pelo mediano apenas na sua metade lateral)
Área de Inervação Sensitiva do Nervo Cubital
Região medial da face palmar da mão (medialmente à linha que divide a metade o quarto dedo) e região medial da face dorsal da mão, com exceção das últimas duas falanges do terceiro dedo e da metade lateral do quarto dedo.
Área de Inervação Motora do Nervo Musculo-Cutâneo
Músculos da região anterior do braço
Área de Inervação dos Nervos Cutâneos Mediais do Braço e Antebraço
Região ântero-medial do antebraço e braço e base da axila.
Em que expansão aponevrótica passa o nervo mediano na região do punho?
Túnel cárpico, posteriormente ao retináculo dos flexores/ligamento anular anterior do carpo.
Ramos Colaterais Anteriores do PB
Têm origem nos troncos secundários lateral e medial e na face anterior do plexo) e são o nervo do peitoral maior, nervo do peitoral menor e nervo subclávio (cada um inerva o músculo do seu nome).
Troncos Primários e Secundários do PB
O plexo braquial é formado pela anastomose entre as RA dos nervos raquidianos C5,C6,C7,C8 e T1. Estas anastomoses contribuem para a formação de 3 troncos primários, de superior para inferior:
• Tronco primário superior = raiz descendente C4 + RA C5 + RA C6
• Tronco primário médio = RA C7
• Tronco primário inferior = RA C8 + RA T1
Cada um destes troncos se divide num ramo anterior e outro posterior, o que permite a formação de cordões:
• Ramos posteriores dos 3 troncos primários = tronco secundário posterior
• Ramos anteriores dos troncos primários superior e médio = tronco secundário lateral
• Ramo anterior do tronco primário inferior = tronco secundário medial
Ramos Terminais dos Troncos Secundários
Tronco secundário posterior: nervo axilar e nervo radial
Tronco secundário lateral: nervo músculo-cutâneo e raiz lateral do nervo mediano
Tronco secundário medial: nervo ulnar, nervo cutâneo medial do braço, nervo cutâneo medial do antebraço e raiz medial do nervo mediano
Nervo mais importante da abdução do braço em relação ao tronco
Nervo axilar pois inerva motoramente o deltóide que por sua vez é o músculo mais importante na abducao do membro superior em relacao ao tronco.
Inervação da Coifa dos Rotadores
A coifa dos rotadores é formada pelos músculos infra-espinhoso, supra-espinhoso, subescapular e redondo menor. Os infra e supra espinhosos são inervados pelo nervo supraescapular, o subescapular é inervado pelos nervos inferior e superior do subescapular e o redondo menor é inervado pelo nervo axilar. Enquanto o nervo axilar é um ramo terminal do plexo braquial, os outros três são colaterais posteriores.