Paramentação Cirurgica Flashcards
Conceitue ambiente cirúrgico
Composta por 3 zonas:
- zona de proteção: vestiários
- zona asséptica: salas de operação e zonas de subestelirização
- zona limpa: demais componentes
Conceito: É a unidade hospitalar onde se realizam as intervenções cirúrgicas.
- Área onde estão representados por equipamentos e materiais que possam ser utilizados com eficiência e segurança pela equipe cirúrgica, bem como pelo pessoal responsável pelos serviços auxiliares, em benefícios do paciente que está sendo operado.
- Sala Cirúrgica: é um dos componentes do ambiente cirúrgico e onde efetivamente se consuma o ato operatório.
- Centro de material é a unidade hospitalar incumbida do preparo, esterilização e distribuição de todo o material, bem como dos aparelhos destinados a tratamentos nas salas cirúrgicas, nas unidades de internação, nos ambulatórios, no pronto-socorro, e demais serviços paramédicos.
- Planejamento físico: planejamento, desenvolvimento, segurança e centralização
- Dimensionamento: critérios prévios e fixos devem ser adotados para estabelecer a dimensão do ambiente cirúrgico
- Localização: próximo às unidades que recebam casos cirúrgicos, devem apresentar luminosidade sem insolação direta, seja pela orientação adequada, seja pela proteção por meios artificias;
- Componentes do ambiente cirúrgico:
- Vestiários: deverá estar à disposição uniforme próprio do ambiente cirúrgico, de cor diferente dos usados nas demais áreas do hospital.
- Sala de Recepção dos Pacientes
- Corredores: constituem um local de grande disseminação de infecção. Pode haver dois tipos: “Limpo” e o “Periférico ou contaminado”.
- Lavabos: são pias onde os integrantes da equipe cirúrgica escovam as mãos e antebraços antes de entrar na sala de operação. Devem situar-se fora da sala de operação e anexos à mesma.
- Sala de Operação: é um dos componentes da chamada zona “estéril” ou “asséptica”. Deve dispor de mesa de operação, mesas de instrumental (no mínimos 2 unidades), mesa para o anestesista, aparelhos de anestesia e respiração, prateleiras, foco principal de luz, mesa auxiliar para enfermeira circulante, necessita de espaço para todos estes móveis e outros acessórios adicionais.
- Sala de Subesterilização: é outro componente da “zona estéril” ou “asséptica”. Anexo à sala de operação, é dotada de uma autoclave de alta pressão e alta velocidade, destinada a rápida e segura esterilização de instrumentos metálicos.
- Sala auxiliar: a existência não é obrigatória. É uma sala anexa à sala de operação e não apresenta característica especial ou definida.
- Sala de equipamentos: é um dos integrantes da “zona limpa”, e é o local onde todos os aparelhos ficam guardados quando estiverem limpos, testados e estéreis, ou seja, prontos para serem utilizados.
- Depósito de material: área componente da “zona limpa”, na qual fica armazenado todo o material esterilizado proveniente do centro de materiais esterilizados. Área de grande rotatividade devido a grande utilização.
- Sala de Recuperação Pós-Anestésica.
- Salas de conforto
- Serviços Auxiliares: todo ambiente cirúrgico necessita de área para a instalação, em separado, de três serviços auxiliares, a saber: radiologia, anatomia patológica e laboratório clínico.
- Administração.
- Central de Gasoterapia: Área onde se situam os registros e manômetros de entrada das tubulações destinadas a oxigênio, gases anestésicos e ar comprimido.
Conceitue risco biológico
Probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos como MO, culturas de células, parasitas. Essa exposição acontece no local de trabalho por meio de perfurações com agulhas, objetos cortantes, gotículas e respingos de mucosa oral, nasal e ocular ou contato direto. Acidentes ocupacionais também podem levar a contato com sangue, sêmen e secreção vaginal (transmissão de HIV, HBV e HVC).
Os riscos biológicos estão ligados a: fluidos, aerossóis e material biológico do meio ambiente, paciente e outras pessoas
Diferencie flora residente e flora transitória e quais as bactérias presentes em ambas
Flora transitória: se instalam mas não conseguem se proliferar. Bacterias com alta virulencia e alta chance de transmitir. Removiveis pela assepsia e por lavagem.
Staphylococcus aureus, bacilos Gram-negativos ou leveduras
Flora residente: bacterias que colonizam nossa pele. São de dificil remoção, com a lavagem se reduz a flora residente mas não se eliminam. Gram positivos. Stafilococos epidermidis.
Cite: Importância da paramentação e Componentes da paramentação cirúrgica estéril e não estéril
Importância: Preparação da Equipe Controle da contaminação ambiental Prevenção de riscos biologicos Area de acesso Atividade profissional Normas de biossegurança Vestimentas (uniforme, pijama, jaleco, roupa cirurgica), prope, gorro, máscara, protetores oculares, avental, luvas
Materiais estereis: avental, luvas
Não estereis: propes, gorros, mascara, oculos, uniformes privativos
Sequencia de colocação e retirada de paramentação
Colocação: Roupa cirurgica (“pijama”), prope, gorro, mascara, oculos, avental e luvas
Retirada:
- Soltura pela enfermeira dos nós que amarram o avental
- Retirada do avental
- Retirada da luva
- Retirada do oculos, máscara, gorro, propé, roupa cirúrgica
Importância e sequencia da escovação das mãos
Importancia: Retirada de sujeira e detritos Redução ou eliminação de flora transitória Redução parcial da flora residente Tem ação residual
Sequencia:
- Unhas e abaixo das polpas dos dedos.
- Depois se escova entre os dedos,
- palma da mão > depois dorso
- depois punho e depois antebraço e cotovelo