Outros Flashcards
Patologias que cursam com cefaleia súbita (sem a rigidez de nuca)?
AVC (geralmente o hemorrágico), hemorragia subaracnóidea (que é um tipo de AVC), glaucoma de ângulo fechado. Meningite dando cefaleia súbita é improvável.
Patologias que cursam com cefaleia súbita (com a rigidez de nuca)?
AVC hemorrágico, hemorragia subaracnoide (sangramento no espaço subaracnóideo e pode ter irritação meníngea).
- TC primeiro e se não for conclusivo, puncionar.
Prováveis causas de turgência jugular
Geralmente associada a problemas no tórax.
O sangue está voltando pelas jugulares e se houver um gradiente pressórico muito elevado no tórax, por uma série de coisas (IC, pericardite constritiva, derrame pericárdico com tamponamento), pode levar a estase jugular.
Condições que podem causar rigidez de nuca
Distensão muscular cervical
Trauma
Espondilite Anquilosante
Kernig - pode estar presente em uma reticulopatia qualquer, uma ciatalgia, compressão por hérnia inguinal.
Petéquia e Púrpura
Ambas avermelhadas (vinho) Não esmaecem à digitopressão < 0,5 cm = petéquia > 0,5 cm = púrpura Oriundas de extravasamento de sangue no subcutâneo
Púrpura palpável é indicativo de ….
Vasculite de qualquer etiologia
infecciosa, medicamentosa, autoimune
Indicativos de hipertensão intracraniana
Tríade de Cushing
Cefaleia
Náuseas e vômitos
Paralisia de pares cranianos (principalmente o 3º par)
Por que usa-se corticoide junto com ATB em algumas doenças bacterianas?
Quando o ATB começa a fazer efeito, o patógeno começa a ser destruído e há liberação excessiva de antígenos que estimulam o sistema imunológico a tal ponto que o paciente começa a piorar, isso foi visto inicialmente nas meningites por haemophilus nas crianças, o raciocínio foi esse: se quando eu faço ATB o paciente piora, se eu fizer o corticoide junto eu vou evitar a reação inflamatória intensa e diminuir a lesão.
Isso ocorre na sífilis, na pneumocistose (muito frequente, já se usar corticoide junto com ATB, geralmente a pneumocistose já vem no cenário do CD4 baixo), na meningite.
Mecanismo causador de rebaixamento do sensório
Lesão estrutural do sistema nervoso que pode ocorrer por: lesão cortical bilateral ou lesão da substância reticular ativadora ascendente.
Sem lesão estrutural: hipoglicemia, hipernatremia, hiponatremia, hipercalcemia, uremia
O que é a substância reticular ativadora ascendente (SRAA)?
É uma substância difusa no tronco cerebral, e como o nome fala, ela é reticular – parece uma rede. É ascendente – vem de baixo para cima. E ela ativa os córtices cerebrais para o indivíduo ficar atento, para não entrar em coma. Se tem uma lesão do tronco cerebral, pode levar o indivíduo a rebaixamento do sensório.
Encefalopatia
Disruptura nas funções cerebrais, na ausência de um processo inflamatório direto dentro do parênquima cerebral. Pode ser secundária a distúrbios metabólicos (ex.: uremia), hipóxia, isquemia, intoxicação por drogas, infecção orgânica ou infecções sistêmicas.
Um paciente com encefalopatia hepática está com o cérebro normal, mas tem um processo metabólico que altera as funções cerebrais.
Sinais e sintomas comuns possíveis em casos de meningite e encefalite
Febre Cefaleia Convulsões Rebaixamento do sensorium Vômitos Náuseas
Guillain Barré
Doença geralmente desmielinizante, primariamente MOTORA (pode ter componentes autonômicos, sensitivos). Como há o acometimento do NEURÔNIO MOTOR INFERIOR, ocorre:
• Fraqueza Muscular;
• Arreflexia/Hiporreflexia;
• NÃO terá tempo de ter atrofia muscular e fasciculações - mas, pode ter.
Geralmente é uma doença ASCENDENTE - começa na perna e vai subindo, e pode ter acometimentos graves, como acometer a musculatura ventilatória e ter que ir para a ventilação artificial.
(Tem uma variante menos comuns que é descendente, que acomete a musculatura bulbar e depois vai descendo)
Os nervos periféricos têm 2 mecanismos básicos de lesão:
Desmielinização ou degeneração axonal.
Quando é por desmielinização, geralmente, tem uma tendência a recuperação do quadro neurológico, quando é degeneração axonal não.
Todo médico quer agir rápido em um IAM, tempo é miocárdio. Se chegar um paciente e você tem suspeita de infarto o que fazer primeiramente?
Ofertar um AAS pra evitar a maior formação de trombo e oferta 02 para salvar a área que não morreu até se fazer o ECG e enzimas.