ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS Flashcards
A personalidade jurídica internacional é reconhecida de forma ampla, equiparando-se, nesse aspecto, à personalidade estatal.
FALSO. Pessoa física não tem personalidade jurídica internacional na doutrina clássica.
A capacidade de que são dotadas as organizações internacionais intergovernamentais para firmar tratados decorre essencialmente de personalidade jurídica dessas organizações e das normas que as regem.
CERTO.
Para a concessão de asilo político, exige-se a caracterização de crime de natureza política ou ideológica, admitindo-se, em determinadas situações, o critério da reciprocidade.
FALSO. ASILO É ATO DISCRISCIONÁRIO. Não é preciso caracterizar crime de natureza política ou ideológica; basta a simples perseguição política ou ideológica.
Não se admite a extradição na hipótese de o Brasil não possuir tratado com o país requerente.
falso. Admite-se em caso de promessa de reciprocidade.
Conforme entendimento do STF, admite-se a perda da nacionalidade de brasileiro cuja naturalização seja cancelada por sentença judicial condenatória pela prática de atividade nociva ao interesse nacional.
certo. A perda de nacionalidade de brasileiro naturalizado que pratique atividade nociva ao interesse nacional está prevista no art. 12, § 4º, I da Constituição Federal.
Art. 12. São brasileiros:
§ 4º - Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que:
I - tiver cancelada sua naturalização, por sentença judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional;
Os elementos considerados na identificação do Estado como sujeito de direito internacional não incluem a capacidade para entabular relações internacionais.
falso. A capacidade de entabular relações internacionais é um dos elementos que permite identificar os Estados como principais sujeitos de DIP. As outras são: produzir atos jurídicos internacionais; capacidade de ser responsabilizado pela prática de um fato ou ato ilícito internacional; capacidade de acesso aos procedimentos contenciosos internacionais; capacidade de ser membro e participar plenamente das OIs.
O STF entende ser relativa a imunidade de jurisdição das organizações internacionais.
falso.
A Carta das Nações Unidas não se refere explicitamente à personalidade jurídica da Organização das Nações Unidas, ao passo que o Protocolo de Ouro Preto prevê que o MERCOSUL tenha personalidade jurídica de direito internacional.
certo
Não obstante suas peculiaridades jurídicas, o Greenpeace, além de ter atuado como parte nas negociações do Protocolo de Quioto, firmou e ratificou o referido tratado.
falso. O Greenpeace é uma organização não governamental (ONG) e faz parte da sociedade civil internacional. Regra geral, as ONGs não são sujeitos de Direito Internacional Público e o Greenpeace se inclui nessa regra. Dessa forma, por mais que ele tenha muita relevância e possa até influenciar na tomada de decisões globais, jamais poderá firmar e ratificar um tratado.
As organizações intergovernamentais serão dotadas de personalidade jurídica internacional, desde que isso esteja expressamente previsto em seu tratado constitutivo.
falso. Portanto, não é o tratado constitutivo que define a personalidade jurídica, COM SUA CRIAÇÃO ELA JÁ ADQUIRE PERSONALIDADE JURÍDICA INTERNACIONAL.
A imunidade de execução dos Estados estrangeiros é prevista em regras costumeiras internacionais.
falso. A imunidade de execução dos Estados é prevista em normas costumeiras e em tratados internacionais.
Dada a natureza da personalidade jurídica das organizações internacionais, considera-se reconhecida sua personalidade mesmo por Estados que não tenham ratificado seu tratado constitutivo.
certo. s organizações internacionais adquirem personalidade jurídica no momento em que começam a funcionar (Celso de Mello, Curso), são sujeitos de direitos e obrigações não necessitando de ratificação de seu tratado por Estados que não a criaram.
Estados e organizações internacionais intergovernamentais, que têm personalidade jurídica internacional própria, podem participar do processo de criação de organizações internacionais.
certo
organizações internacionais podem ser criadas por apenas dois Estados.
certo
Somente Estados podem criar organizações internacionais
falso. Embora seja mais comum a criação de OIs por Estados, elas também podem ser criadas por outras organizações internacionais.