ESTADO Flashcards
De acordo com a Teoria do Imperium, o Estado exerce uma dominialidade sobre o território.
FALSO. TEORIA DA DOMINUS.
A Teoria do imperium fala q o estado exerce um poder sobre as pessoas e através das pessoas exerce um poder sobre o território.
O STF possui entendimento explicitando que o povo indígena exerce soberania sobre suas terras.
falso. República federativa do brasil que exerce a soberania sobre os terras indígenas.
De acordo com a Teoria do Dominium, o que existe entre o Estado e seu território é um poder do Estado sobre as pessoas e através das pessoas o Estado exerce o poder sobre o território
falso. teoria do imperium
De acordo com a Teoria do Dominium, o Estado exerce uma dominialidade sobre o território.
certo
NA LINHA DE RACIOCÍNIO DA DECISÃO ARBITRAL INTERNACIONAL NO CASO DA ILHA DE PALMAS a ocupação pacifica e inconteste por lapso de tempo expressivo é título de aquisição territorial mais forte do que a descoberta;
certo. NO CASO ESTAVAM DISCUTINDO QUEM TINHA O TÍTULO DE AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE. NÃO BASTA APENAS DESCOBRIR, PRECISA OCUPAR. OCUPAÇÃO VALE MAIS QUE A DESCOBERTA.
A soberania de Estado costeiro sobre o seu mar territorial abrange não apenas as águas, mas também o leito do mar, seu subsolo e o espaço aéreo correspondente, devendo tal Estado, contudo, admitir o direito de passagem inocente de navios mercantes ou de guerra de qualquer outro Estado.
CERTO
Embaixadas e consulados constituem território estrangeiro.
FALSO. Embaixadas e consulados não constituem território estrangeiro.
O que se aplica hoje é a teoria do interesse da função, e não a teoria da extraterritorialidade. Embaixadas e consulados são locais que possuem proteção específica do Direito Internacional para que as funções diplomática e consular possam ser exercidas com maior facilidade.
A anexação, por meio da utilização da força, é uma forma de aquisição de território proibida pelo direito internacional.
CERTO
No que tange à aquisição territorial no direito internacional, temos como meio legítimo a conquista, modalidade de aquisição por meio da força armada.
FALSO.
Estado é um ente composto por território, soberania e povo. Reconhecimento de Estado é o ato pelo qual um Estado declara que reconhece a existência de outro, devendo ocorrer sempre de maneira expressa.
FALSO. PODE SER EXPRESSO OU TÁCITO. O reconhecimento de Estado é um ato unilateral, na medida em que independe de consentimento do outro. Além disso, é um ato declaratório, nos termos do artigo 3º da Convenção de Montevidéu.
Uma das modalidades de aquisição e perda de território é a cessão, um negócio jurídico voluntário oneroso.
FALSO. Cessão - Trata-se da segunda hipótese de aquisição e perda de território. A cessão é um negócio jurídico voluntário, que pode ser oneroso ou gratuito. As partes negociam e decidem como resolver a questão.
Em relação aos elementos constitutivos do Estado, de acordo com a Convenção de Montevidéu sobre direitos e deveres dos Estados, são requisitos para se possa falar na existência de um Estado: população permanente, território determinado, governo e capacidade de entrar em relações com os demais Estados.
CERTO
Conforme entendimento do STJ, tratando-se de ato de guerra, haverá imunidade absoluta de jurisdição, por ser tal ato considerado como ato de império.
certo. se for ato de guerra o estado estrangeiro não responde.
A renúncia de imunidade de jurisdição por um Estado estrangeiro implica a impossibilidade de se invocar a impenhorabilidade de bens desse Estado por ocasião do processo de execução.
falso.
A renúncia a jurisdição permite processar, mas atos executórios exigem uma nova renúncia.
A imunidade de jurisdição das organizações internacionais intergovernamentais é do tipo relativa por força do costume internacional
falso. É do tipo absoluta - Segundo o STF e o TST, as OI ou simplesmente Organizações, possuem imunidade jurisdicional. Não são Estados, logo não há que se falar na regra par in parem no habet judicium, não havendo por conseguinte avaliação quanto atos de império ou de gestão.