Organização do Estado Flashcards

1
Q

Qual a diferença entre um estado unitário e um estado federado?

A

Em um estado unitário, todo o poder é centralizado. Num estado federado, há divisão de competências e cada ente possui autonomia (Brasil).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O que é uma chamada federação centrípeta e uma centrífuga? Qual o Brasil se encaixa?

A

No processo de formação da federação, se os estados soberanos se unem temos chamada federação centrípeta (EUA). Se o estado unitário resolve dividir seu poder, temos a federação centrífuga (Brasil).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O que é um estado confederado?

A

É um estado criado por estados soberanos, mediante acordo internacional, com possibilidade de a qualquer momento se dissolver.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

V ou F: Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei ordinária.

A

Falso. Art. 18, §3º CF: Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

V ou F: A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

A

Verdadeiro. Art. 18, §4º CF.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

V ou F; São bens da União as terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, definidas em lei;

A

Verdadeiro. Art. 20, inciso II, CF.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

V ou F: É assegurada, nos termos da lei, à União e aos Estados a participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração.

A

Falso. Art. 20, §1º CF: É assegurada, nos termos da lei, à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios a participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Compete à União legislar privativamente sobre quais matérias do direito (10)?

A

Art. 22, inciso I, CF: Civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

V ou F: Compete privativamente à União legislar sobre desapropriação, trânsito e transporte.

A

Verdadeiro. Art. 22, II e XI da CF.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Compete à União, Estados e Distrito Federal legislarem concorrentemente sobre quais matérias do direito (5)?

A

Tributário, financeiro, penitenciário, econômico, urbanístico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

V ou F: Compete à União, Estados e Distrito Federal legislarem concorrentemente sobre previdência social, proteção e defesa da saúde.

A

Verdadeiro. Art. 24, XII CF.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

V ou F: compete à União, Estados e Distrito Federal legislarem concorrentemente sobre orçamento, juntas comerciais e custas dos serviços forenses.

A

Verdadeiro. Art. 24, II, III e IV da CF.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

V ou F: Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, permitida a edição de medida provisória para a sua regulamentação

A

Falso. Art. 25, §2º CF: Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

V ou F: Os Estados poderão, mediante lei ordinária, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

A

Falso. Art. 25, §3º CF: Os Estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

V ou F: O número de Deputados à Assembléia Legislativa corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o número de trinta e seis, será acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze.

A

Verdadeiro. Art. 27 CF.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

A posse do governador e seu vice ocorre em que data?

A

Art. 28 CF: A eleição do Governador e do Vice-Governador de Estado, para mandato de 4 (quatro) anos, realizar-se-á no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no último domingo de outubro, em segundo turno, se houver, do ano anterior ao do término do mandato de seus antecessores, e a posse ocorrerá em 6 de janeiro do ano subsequente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Qual o quórum para aprovação da lei orgânica municipal?

A

Art. 29 CF: O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal.

18
Q

V ou F: O parecer prévio, emitido pelo órgão competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, só deixará de prevalecer por decisão de metade dos membros da Câmara Municipal

A

Falso. Art. 31, §2º CF: O parecer prévio, emitido pelo órgão competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, só deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal

19
Q

V ou F: As contas dos Municípios ficarão, durante sessenta dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei.

A

Verdadeiro. Art. 31, §3º CF

20
Q

A União poderá intervir nos Estados e Distrito Federal quando houver violação a alguns princípios constitucionais. Quais são eles (5)?

A

Art. 34, VII, CF:
a) forma republicana, sistema representativo e regime democrático;
b) direitos da pessoa humana;
c) autonomia municipal;
d) prestação de contas da administração pública, direta e indireta.
e) aplicação do mínimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde,

21
Q

A União poderá intervir no estados e municípios para reorganizar as finanças, quais são essas hipóteses (2)?

A

Art. 34, V, CF:
a) suspender o pagamento da dívida fundada por mais de dois anos consecutivos, salvo motivo de força maior;
b) deixar de entregar aos Municípios receitas tributárias fixadas nesta Constituição, dentro dos prazos estabelecidos em lei;

22
Q

A União intervém nos municípios?

A

Não.

23
Q

Quais são as (4) hipóteses onde o Estado intervém nos municípios?

A

Art. 35 CF:
I - deixar de ser paga, sem motivo de força maior, por dois anos consecutivos, a dívida fundada;
II - não forem prestadas contas devidas, na forma da lei;
III - não tiver sido aplicado o mínimo exigido da receita municipal na manutenção e desenvolvimento do ensino;
III - não tiver sido aplicado o mínimo exigido da receita municipal na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde;
IV - o Tribunal de Justiça der provimento a representação para assegurar a observância de princípios indicados na Constituição Estadual, ou para prover a execução de lei, de ordem ou de decisão judicial.

24
Q

V ou F: O decreto de intervenção, que especificará a amplitude, o prazo e as condições de execução e que, se couber, nomeará o interventor, será submetido à apreciação do Congresso Nacional ou da Assembléia Legislativa do Estado, no prazo de quarenta e oito horas.

A

Falso. Art. 36, §1º CF:
O decreto de intervenção, que especificará a amplitude, o prazo e as condições de execução e que, se couber, nomeará o interventor, será submetido à apreciação do Congresso Nacional ou da Assembléia Legislativa do Estado, no prazo de vinte e quatro horas.
* 2º Se não estiver funcionando o Congresso Nacional ou a Assembléia Legislativa, far-se-á convocação extraordinária, no mesmo prazo de vinte e quatro horas.

25
Q

É possível que o Poder Judiciário aumento os vencimentos dos servidores públicos com base no princípio da isonomia?

A

A concessão de reajustes a servidores públicos deve observar o princípio da legalidade (edição
de lei). Assim, não é cabível o deferimento de aumento salarial com base no princípio da
isonomia (STF, SV n. 37).

26
Q

V ou F; A nomeação de cônjuge, companheiro, ou parente, em linha reta, colateral ou por afinidade, até o 2º grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta
e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a CF.

A

Falso. Súmula vinculante 13: A nomeação de cônjuge, companheiro, ou parente, em linha reta, colateral ou por afinidade, até o 3º grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta
e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,
compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a CF.

27
Q

A vedação ao nepotismo alcança os cargos essencialmente políticos?

A

Não. Ex;Governador pode nomear seu irmão como secretário da fazenda. *Se comprovar que o irmão não possui condições técnicas para exercer o cargo, essa nomeação é inválida.

28
Q

É possível, por exemplo, que um irmão concorra no lugar do outro irmão numa hipótese de tentativa de reeleição?

A

Sim, não configura inelegibilidade reflexa nesses casos. Em caso de reeleição, então, será possível, mas se o mandato já finalizou, irmão não poderá concorrer.

29
Q

Servidor tomou posse mediante liminar, após muito tempo a liminar foi revogada. Servidor pode alegar teoria do fato consumado?

A

Em regra, não, pode passar o tempo que for, ele pode ser exonerado. Ocorre que se ele já tiver sido aposentado, nessa hipótese há a estabilidade em virtude da segurança jurídica.

30
Q

V ou F: É inconstitucional a vinculação do reajuste de vencimentos de servidores estaduais ou municipais a índices federais de
correção monetária.

A

Verdadeiro. Súmula vinculante 42.

31
Q

Quais são as hipóteses (3) que a CF autoriza o acúmulo de cargos públicos?

A

Dois cargos de professor, Um cargo de professor e outro técnico ou científico, dois cargos de profissão relacionada à saúde.

32
Q

É possível a atribuição de poder de polícia às pessoas jurídicas de direito privado integrantes da administração indireta?

A

é constitucional a delegação do poder de polícia, por meio de lei, a pessoas jurídicas de direito privado integrantes da Administração Pública indireta de capital social majoritariamente público que prestem exclusivamente serviço público de atuação própria do
Estado e em regime não concorrencial (STF, RE n. 633.782).

33
Q

Os agentes políticos também se submetem à lei de improbidade administrativa ou somente respondem por crimes de responsbailidade?

A

Os agentes políticos (governadores, parlamentares, ministros de tribunais, prefeitos) também se submetem à Lei de Improbidade Administrativa (LIA).
*Exceção: Presidente da república só responde por crime de responsabilidade.

34
Q

Sao prescritíveis ou imprescritíveis as ações pleiteando ressarcimento ao erário?

A

São prescritíveis as ações fundadas em ilícitos civis de reparação à Fazenda Pública, ex: motorista causou acidente e gerou dano à adm pública. São imprescritíveis as ações de improbidade administrativa de condutas dolosas que causem prejuízo ao erário.

35
Q

V ou F: As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o
responsável nos casos de dolo ou culpa.

A

Verdadeiro. Art. 37, §6º da CF.

36
Q

O estado responde objetivamente ou subjetivamente por seus atos? Qual o nome da teoria que rege essa responsabilização?

A

Objetivamente. Teoria do risco administrativo.

37
Q

Quais são os três requisitos para que haja a responsabilização objetiva do estado?

A

Conduta, dano e nexo causal.

38
Q

V ou F: Para que o agente público seja responsabilizado numa ação de regresso, é necessário que tenha agido com dolo e não com culpa.

A

Falso. é necessário que tenha agido com dolo ou culpa.

39
Q

V ou F: Não há responsabilidade civil objetiva das concessionárias e permissionárias, prestadoras de serviço público também em relação a terceiros, ou seja, aos não usuários.

A

Falso. Há responsabilidade objetiva sim nesses casos (STF, RE n. 591.874).

40
Q

Sobre a responsabilidade civil do Estado, o banco do brasil, sociedade de economia mista, está sujeito às regras de responsabilização objetiva na relação com os particulares?

A

Não, pessoas jurídicas de direito privado que explorem atividade econômica estão sujeitas às regras do código civil.

41
Q

V ou F: Nos termos do artigo 37 § 6º da Constituição Federal, não se caracteriza a responsabilidade civil objetiva do Estado por danos decorrentes de crime praticado por pessoa foragida
do sistema prisional, quando não demonstrado o nexo causal direto entre o momento
da fuga e a conduta praticada.

A

Verdadeiro. (STF, RE 608.880)

42
Q

Sobre servidor público ocupar cargo de mandato eletivo, se for um cargo de governador, presidente da república, senador ou deputado terá de se afastar necessariamente do seu cargo público efetivo?

A

Sim. Devendo ser remunerado pelo cargo eletivo ocupado, ou seja, não pode optar pela sua remuneração. Se for prefeito, deve-se afastar do cagro mas pode optar pela remuneração.