Obstrução Intestinal Flashcards
Cite o quadro clínico mais comum, o sinal radiológico clássico e o tratamento de primeira linha da intussuscepção em crianças?
1) Dor abdominal + massa palpável + fezes em groselha (framboesa).2) Sinal do alvo.3) Enema com ar ou bário (desfaz a intussuscepção em até 80% dos casos).
🚨Qual o exame a ser solicitado em casos de obstrução intestinal, caso a radiografia não identifique a causa?
Tomografia computadorizada de abdome.
Quais são as 3 principais causas de obstrução mecânica de intestino grosso?
1) Neoplasias.2) Volvo.3) Divertículos.
O que é a Síndrome de Ogilvie?
Pseudo-obstrução do cólon aguda.Obstrução funcional, principalmente do ceco, associada a pacientes graves e doença de Parkinson (bancas adoram esta).Tto farmacológico: Neostigmina.
Quais são as diferenças clínicas na dor e nos vômitos relacionadas a obstrução de intestino delgado e cólon?
Delgado: Dor precoce, intensa, em cólica, mesograstro/periumbilical. Vômitos precoces, podendo ser biliosos ou fecaloides (obstrução de íleo).Cólon: Dor tardia, menos intensa, constante, periumbilical/hipogastro. Vômitos tardios, fecaloides.
Qual o exame complementar fundamental em casos de suspeita de obstrução intestinal?Quais são as alterações típicas desse exame em casos de obstrução de delgado e de obstrução de cólon?
Radiografia de abdome.Delgado: distensão central, com sinal de empilhamento de moedas (pregas coniventes).Cólon: distensão periférica, presença das haustrações.
Qual a causa mais comum de obstrução intestinal no pós-operatório? Cite 3 fatores que contribuem para o quadro.
Obstrução funcional, conhecida como Íleo Paralítico (adinâmico).Opioides (usados durante a cirurgia e no PO para dor), distúrbios hidroeletrolíticos e o decúbito.
Quais são as principais consequências patológicas de uma obstrução intestinal não tratada?
Perda de líquido para o interstício (desidratação e hipovolemia), edema de alças e comprometimento isquêmico intestinal, crescimento e translocação bacteriana e, caso não haja resolução, ruptura e peritonite fecal.OBS: Note que não é necessária a ruptura de parede intestinal para que ocorra translocação bacteriana e quadro de sepse abdominal.
Quais são as 3 principais causas de obstrução mecânica de delgado?
1) Aderências (bridas).2) Neoplasias.3) Hérnia.
Qual o tratamento padrão para a maioria dos casos de obstrução intestinal?
1) Hidratação venosa e reposição de eletrólitos.2) Dieta zero e sondagem nasogástrica em sifonagem (drenando).3) Antibioticoterapia de largo espectro (um pouco mais polêmico, mas a maioria das referências indica).IMPORTANTE: A cirurgia só está indicada em casos refratários ao tratamento clínico ou obstruções totais ou estranguladas. A maioria das questões de prova usa o tratamento cirúrgico como pegadinha (não costuma ser a opção correta).
Sobre o volvo, responda:1) Quais as duas localizações mais comuns?2) Qual sinal radiológico clássico?3) Como é feito o tratamento na maioria dos casos?
1) Sigmoide (mais comum) e ceco.2) U invertido ou bico de pássaro ou grão de café.3) Descompressão com tubo endoscópico (colonoscopia ou retossigmoidoscopia) + sigmoidectomia eletiva.OBS: O tratamento descrito é para os casos de volvo de sigmoide sem suspeita de peritonite ou gangrena. A grande maioria das questões cobra exatamente isso!
Qual o exame a ser solicitado em casos de obstrução intestinal, caso a radiografia não identifique a causa?
Tomografia computadorizada de abdome.
no adulto jovem,sem cirurgia previa,a obstrução intestinal eh mais frequentemente associada a: a-)invaginacao intestinal b-)hernia interna c-)brida d-)hernia encarcerada e-)volvo de sigmoide
D
Paciente, 56 anos, foi submetido a laparotomia exploradora e lise de bridas e aderências por abdome agudo obstrutivo. Operações previas como histerectomia por miomas há 25 anos e lise de bridas há 2. Evolui bem no P.O sem dor abdominal ou febre. Começou a tomar líquidos no 3 dia de P.O e recebeu dieta leve no 4. No 5 dia passou a apresentar distensão abdominal e vômitos. Não teve febre nem taquicardia. O abdome esta distendido, mas flácido e com poucos ruídos hidroaéreos. No Raio x de abdome mostra
distensão de delgado e de todo o cólon, com níveis hidroaéreos e sinal de empilhamento de moeda. A HD mais provável?
a) a doente foi realimentada precocemente ainda em íleo adinâmico e apresenta obstrução intestinal funcional. TTO: passagem de sonda nasogástrica, hidratação e suporte clínico.
Qual opção não é causa mais comum de obstrução intestinal baixa?
Brida.