Baldim Flashcards
🚨Complicações da ressecção ileal:
resultam na perda de sais biliares, afetando a absorção de gorduras e vitaminas lipossolúveis, irritação da mucosa colônica por ação dos sais biliares e ácidos graxos não absorvidos
Fissura Anal. Tratamento cirúrgico?
R: Esfincterotomia Interna Lateral e parcial (incisão lateralmente ao ânus e um pique no E.I para relaxar. Fissurectomia clássica (faz em triângulo com a ponta voltada para o ânus e deixa cicatrizar por segunda intenção, raquete).
Tratamento Megacólon Adquirido.
Cirurgia de Duhamel (anastomose término-lateral).
Emergência/Instabilidade: Hartmann.
Exame padrão-ouro para diagnóstico de Megacólon?
Enema Opaco.
Biópsia + anatomopatológico para confirmação.
Causas de Megacólon?
(1) Congênito / Hirschsprung
(2) Megacólon chagásico
(3) Uso excessivo de antidepressivos e ansiolíticos
(4) Problemas mentais
(5) Neurogênica
O que é a discinesia ou disquesia no Megacólon Adquirido?
Distúrbio de motricidade por hiperexcitação neuronal após destruição dos plexos de Meissner e Auerbach.
Megacólon:
(1) Estase intestinal crônica por falta de receptores após destruição dos plexos de Meissner e Auerbach, distúrbio motor que gera hipertrofia e dilatação colônia da porção sadia.
(2) Clínica: dificuldade evacuação, dor e distensão abdominal, peritonite por perfuração intestinal, recusa alimentar e fecalomas à palpação.
(3) Complicações: Fecaloma, Volvo de Sigmoide, Enterocolite Bacteriana.
Qual é o único abscesso que não drena na borda anal?
Submucoso.
Drena para dentro da luz do canal.
Fator protetor na RCUI?
Tabagismo.
*DC: predispõe ou agrava.
Características RCUI?
Acomete o reto e de forma ascendente as demais regiões, limitando-se ao máximo até região do cólon descendente ou algumas vezes no ceco.
*Não acomete delgado (íleo) e canal anal.
Classificação RCUI de acordo com a extensão?
Proctite Distal. Proctite Total. Retossigmoidite Distal. Colite E. Pancolite sem ileíte. Pancolite com ileíte de refluxo.
Clínica RCUI?
(1) Diarreia sanguinolenta de longa duração
(2) Urgência fecal
(3) Incontinência fecal
(4) Dor abdominal
(5) Perda apetite
(6) Emagrecimento
(7) Anemia
🚨A) citar doenças que causam fissura anal e tratamento.
B) DST: 2 doenças que causam adenomegalia, e descrever essas adenomegalias.
A) Doença de Chron, Sífilis.
DD: TB, Herpes, Neoplasia, HIV.
Tto clínico: medidas higieno-dietéticas; analgésicos orais e locais; banhos de assento; agentes formadores do bolo fecal; evitar corticoides tópicos.
Tto cirúrgico (caso falha no clínico ou doença anal associada): esfincterotomia interna lateral parcial ou fissurectomia + esfincterotomia em fissuras crônicas.
B) Sífilis - adenomegalia inguinal dura, indolor e não inflamatória.
Donovanose - adenomegalia inguinal intensa de secreção purulenta e fétida.
🚨 Importância da classificação de Hinchey para diverticulite (e tratamento).
- considera localização dos abscessos e extensão da infecção.
Hinchey I: abscesso pericólico (tratamento clínico, com internação hospitalar, ATB e observação 48-72h). Hinchey II: peritonite localizada (drenagem guiada por US ou TC ou abordagem cirúrgica).
Hinchey III: peritonite purulenta generalizada (abordagem cirúrgica com ressecção a depender do caso). Hinchey IV: peritonite fecal (abordagem cirúrgica via cirurgia de Hartman).
Diferença fissura aguda para crônica?
Aguda- ulcera superficial, rasa, sem bordas elevadas, hiperemia ao redor, em geral, com curto período de
sintomas.
Crônica- ulcera mais profunda, bordas bem definidas e elevadas, base endurecida e fibrosa, sangra menos que a aguda.
🚨Três condições que causam fissura anal?
(1) trauma evacuatório
(2) hipertrofia do esfíncter interno do anus
(3) constipação intestinal
Qual a importância fisiologia do movimento dos colons?
A movimentação pendular no intestino é responsável por aumentar o contato do alimento com o suco entérico e favorecer a digestão, transformando o liquido em aspecto pastoso. O movimento propulsivo é responsável pela eliminação do bolo fecal.
🚨Quais são os sintomas da fissura anal?
Dor intensa durante e após as evacuações, sangramento nas evacuações (sangue vivo), constipação intestinal, prurido anal e tríade de Brodi – ulcera, plicoma sentinela e papila hipertrófica.
Mulher de 24 anos, gestante, com queixa de constipação intestinal e fezes com sangue vermelho vivo e dor a evacuação. Qual o diagnóstico? Qual exame fazer?
Fissura anal, exame proctologico.
Localização dos mamilos hemorroidários:
anterior direita, posterior direita e lateral esquerda.
Os abcessos anorretais têm como principal mecanismo de formação:
Inflamação das glândulas anais (origem criptoglandular).
🚨Qual é a tríade da fissura anal:
Lesão ulcerada posterior, plicoma sentinela e papila hipertrófica
Diverticulite com abcesso pélvico de 2 cm era uma paciente de 65 anos e primeiro episodio.
Conduta:
internação hospitalar, suporte clínico, dieta pobre em resíduos, hidratação, analgesia, antibioticoterapia(CIPRO + METRO 10-14 dias) + sintomáticos.
(Drenagem só abcesso acima 4cm)
V ou F? Corrigir as F.
1- Falava que a fistula anal era caracterizada pela tríade de brodie… falsa a fissura anal que é caracterizada pela tríade de brodie sendo esta papila hipertrófica, plicoma sentinela + ulcera
2- Falava sobre o condiloma acuminado que o tratamento era cirúrgico e removendo a lesão vc estava curado pois removia todo o agente causador e citava um agente etiológico que não lembro qual era, mas não era o HPV… falsa pois o condiloma acuminado eh causado pelo HPV e a remoção cirúrgica da lesão não cura pois não remove todo agente causador
3- Falava sobre a teoria de gold salomun, porem falava que era da fissura e invertia o modo de como era os trajetos… falso a teoria eh da fistula e explicar o trajeto correto…acho que se é reto é anterior e se eh curvo a posterior