Nulidades Flashcards
Em que consiste o princípio “pas de nullité sans grief”?
- “Não há nulidade sem prejuízo”. Também chamado de princípio da conservação dos atos processuais.
- Previsto no art. 563, CPP.
- Nenhum ato será declarado nulo se da nulidade não resultar prejuízo para a acusação ou para a defesa.
Verdadeiro ou Falso:
A jurisprudência do STF e do STJ é no sentido de que, para o reconhecimento da nulidade dos atos processuais, RELATIVA OU ABSOLUTA, exige-se a demonstração do efetivo prejuízo causado à parte (pas de nulitté sans grief).
Verdadeiro.
Em que consiste o princípio da “conservação dos atos processuais”?
- Previsto no art. 567 do CPP.
- A incompetência do juízo ANULA SOMENTE OS ATOS DECISÓRIOS, devendo os demais atos serem remetidos ao juízo competente.
- A jurisprudência e a doutrina majoritária concordam com o princípio e o aplicam.
Em que consistem os seguintes princípios:
INTERESSE.
- Previsto no art. 565, CPP.
- Nenhuma das partes poderá arguir nulidade a que tenha dado causa, ou para que tenha concorrido, ou referente a formalidade cuja observância só à parte contrária interessa.
- Esse princípio encontra óbice quando a nulidade fora causada pelo próprio acusado, como, por exemplo, ausência de citação, ainda que provocada pelo próprio. Sendo esta, ainda, causa de nulidade absoluta.
Em que consiste o princípio da “Instrumentalidade das formas”?
- Previsto no art. 566, CPP.
- Segundo esse princípio, os atos processuais viciados não serão declarados nulos quando alcançarem sua finalidade e não prejudicarem quaisquer das partes.
Em que consiste o princípio da “verdade real”?
- Previsto no art. 566, CPP.
- Segundo este princípio, o juízo deve ser basear pela busca da verdade fática, podendo atuar, inclusive, ex officio, requerendo provas que entender essenciais ao esclarecimento dos fatos, ainda que não suscitados pelas partes.
Em que consistem os princípios da “duração razoável do processo” e da “economia processual”?
- Segundo estes princípios, o processo deve ser duração razoável, suficiente para o exercício de todos os direitos e prerrogativas das partes, não devendo tornar-se moroso desnecessariamente.
- A economicidade processual está relacionada à relativização de nulidades quando estas não resultarem em qualquer prejuízo ao processo, de modo a evitar repetições e novos custos.
Em que consiste o princípio da “convalidação dos atos processuais” em matéria de nulidades?
- Aparece em diversos dispositivos do CPP.
- Deve-se primar pela possibilidade de convalidação do vício antes de se buscar declarar a sua nulidade.
- Se o ato alcançar seu fim; não prejudicar direito das partes; não se arguido o vício oportunamente, deverá ser convalidado.
Complete as lacunas de acordo com os princípios a que se referem:
Art. 572, I, CPP: as nulidades serão sanadas (_______) quando não arguidas em tempo oportuno (_______), após o que haverá preclusão temporal.
- Princípio da convalidação.
2. Princípio da oportunidade.
Em que consiste o princípio da preclusão lógica no âmbito das nulidades.
- Princípio segundo o qual, se a parte, ainda que tacitamente, tiver aceito os efeitos do ato, não poderá alegar sua nulidade.
- Esse princípio não se aplica às nulidades absolutas, especialmente quando a nulidade prejudicar o direito de liberdade do acusado.
Em que consiste o “princípio da transcendência”, no que toca as nulidades.
Segundo esse princípio, não há nulidade sem prejuízo.
Em que consiste o princípio da causalidade ou da concatenação e da interdependência dos atos processuais?
- Segundo esse princípio, o processo é um conjunto de atos concatenados, ou seja, interligados.
- Desse modo, a anulação ou decretação de nulidade de um ato afeta todo o segmento processual posterior.
Fale acerca do princípio da boa-fé objetiva e o duty to mitigate the loss na esfera criminal.
- Exige-se uma atuação leal das partes dentro do processo.
- Com o duty to mitigate the loss, as partes afetadas por nulidades não devem quedar inertes deliberadamente, diante do aumento da situação danosa.
- Desse modo, não deve a parte postergar dolosamente a alegação de nulidade classificada como “absoluta” (pela doutrina ou jurisprudência, pois o CPP não faz essa diferenciação) que lhe prejudica para momento bem posterior, com o fito de obter o reconhecimento de nulidade de maior número de atos processuais.
No processo penal, em que consiste uma nulidade.
- É uma sanção.
- Imposta a um ato processual defeituoso que CAUSE PREJUÍZO A DIREITO DAS PARTES ou quando HAJA PRESUNÇÃO LEGAL DE TAL PREJUÍZO por se cuidar de formalidade essencial.
- A nulidade não é automática, dependendo de decisão motivada do juiz.
Segundo a doutrina de Ada Pellegrini Grinover, quais são os sistemas de nulidades processuais penais?
- SISTEMA ABSOLUTO DE RECONHECIMENTO DAS NULIDADES: todo e qualquer vício do ato leva à sua nulidade.
- SISTEMA DA LEGALIDADE DAS FORMAS: o ato só será nulo se violar expressamente o molde legal.
- SISTEMA DA INSTRUMENTALIDADE DAS FORMAS (MISTO OU HÍBRIDO): os vícios são diferenciados conforme a sua gravidade, e só serão declarados nulos se a finalidade do ato não foi atingida e se houve prejuízo às partes.
Para a posição doutrinária majoritária, o rol de nulidades do CPP é taxativo ou exemplificativo?
Trata-se de rol exemplificativo (numerus apertus)
A doutrina afirma que o atual CPP é influenciado por duas correntes doutrinárias distintas. Fale sobre elas?
- Corrente Fascista: influenciada pelo Código Rocco (Itália), dando um perfil INQUISITIVO ao Código, dando amplos poderes ao juiz, como a possibilidade (discricionária) deste anular um ato ou não.
- Corrente Legalista (iluminista): prevendo os casos que implicaria sanção de nulidade do ato processual penal, cujo objetivo é proteger o cidadão contra o Estado, garantindo o devido processo legal e demais garantias processuais penais.
Verdadeiro ou Falso:
As nulidades processuais devem ser encaradas como sanções estabelecidas legalmente para o fim de assegurar as garantias fundamentais processuais penais dispostas na Constituição Federal. Com base nessa visão, é chamada a atenção para a relevância ou não do defeito do ato processual para fins de sua invalidação.
Verdadeiro.
O que se entende por tipicidade e por atipicidade de um ato processual?
- TIPICIDADE: qualidade atribuída ao ato processual quando praticado em conformidade com as disposições constitucionais e legais.
- ATIPICIDADE: qualidade atribuída ao ato processual quando praticado em desconformidade com as disposições constitucionais e/ou legais. A NULIDADE SÓ RECAI SOBRE OS ATOS ATÍPICOS.
- Entretanto, só recai sobre aqueles que resultem prejuízo para alguma das partes. Seu efeito, pois, não é automático.
- ATIPICIDADE E INEFICÁCIA não andam, necessariamente, juntos. Um ato pode ser ATÍPICO E EFICAZ, quando do defeito não resultar prejuízo às partes. Ato ATÍPICO E INEFICAZ é o ATO DECLARADO NULO.
O ato processual penal é constituído por elementos de duas naturezas. Quais são?
- ELEMENTOS INTERNOS: consiste, propriamente, no conteúdo do ato resultante da manifestação volitiva de quem atua.
- ELEMENTOS EXTERNOS OU FORMAIS: consiste na própria estrutura do ato, que deve guardar conformação com as disposições abstratas previstas legalmente, de modo a garantir o devido processo legal.
- Elementos essenciais ou estruturais: são imprescindíveis, cuja inobservância resulta em nulidade do ato, sem que haja a necessidade de demonstração de prejuízo (PRESUMIDO). - NULIDADE ABSOLUTA.
- Elementos acidentais ou não estruturais: são dispensáveis, cuja inobservância somente resultará na nulidade se houver a demonstração do prejuízo. - NULIDADE RELATIVA.
– SEJAM ESSENCIAIS OU ACIDENTAIS, a nulidade somente passa a existir após o reconhecimento do vício judicialmente. Ou seja, o ato produz seus efeitos normalmente até a declaração judicial.
Verdadeiro ou Falso:
Atualmente, na jurisprudência, há uma grande tendência à relativização das nulidades (vícios) processuais, prestigiando cada vez mais o subjetivismo e a discricionariedade do julgador. A exemplo disso, o STJ decidiu que a tramitação indevida do processo penal em segredo de justiça, com violação ao princípio da publicidade, não implica nulidade se não decorrer prejuízo advindo do sigilo.
Verdadeiro. Informativo 459.
De acordo com a doutrina de Scarance e Gomes Filho, como são classificadas as nulidades processuais?
- INEXISTENTE: ocorre quando o ato encontra-se em desconformidade tão gritante com o ordenamento jurídico, que ele acaba sendo considerado juridicamente inexistente.
- NULIDADE (entendida como sanção): são aqueles atos que encontram-se em desconformidade com a lei. A sua anulação depende de manifestação judicial, não sendo automática.
- NULIDADES ABSOLUTAS: o vício atinge o próprio interesse público, devendo o próprio juiz, de ofício, decretar a nulidade.
- NULIDADES RELATIVAS: pode macular o processo, deixando o legislador à parte prejudicada a faculdade de pedir ou não a invalidação do ato irregular, devendo demonstrar o prejuízo.
- MERAMENTE IRREGULARES: aquele que encontra-se em desatendimento às prescrições legais, mas tal desconformidade não impede que o ato alcance de sua finalidade.
Fale acerca das principais características da nulidade absoluta.
- Pode ser arguida a qualquer tempo, ainda que após o trânsito em julgado, por meio de HC ou Revisão Criminal.
- Pode ser reconhecida de ofício pelo magistrado.
Fale acerca das principais características da nulidade relativa.
- Deve ser arguida pela parte prejudicada, nunca pela parte que deu causa à nulidade.
- Deve ser arguida em momento oportuno, sob pena de se operar a preclusão.