NOVA LEI DE LICITAÇÕES - Procedimentos auxiliares das licitações Flashcards

1
Q

Quais são os cinco procedimentos auxiliares das licitações e das contratações regidas pela Lei nº 14.133/2021?

A
  1. Credenciamento
  2. Pré-qualificação
  3. Procedimento de manifestação de interesse
  4. Sistema de registro de preços
  5. Registro cadastral
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O que é o procedimento auxiliar licitatório conhecimento como credenciamento?

A

Processo administrativo de chamamento público em que a Administração Pública convoca interessados em prestar serviços ou fornecer bens para que, preenchidos os requisitos necessários, se credenciem no órgão ou na entidade para executar o objeto quando convocados.

É, portanto, um procedimento auxiliar no qual a Administração convoca os interessados em prestar serviços ou fornecer bens, para que, preenchendo os requisitos necessários, credenciem-se junto ao órgão ou entidade para executar o objeto quando convocados, não existindo competição entre os credenciados. Já era um procedimento utilizado, contudo, não havia previsão no texto da antiga Lei de Licitações.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Ele é um caso expresso de inexigibilidade de licitação?

A

O credenciamento já era considerado um caso de inexigibilidade que não vinha constando expressamente na antiga Lei de Licitações. Isso porque o caput, do art. 25, da Lei nº 8.666/1993, estabelece ser “inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição”, por não ser possível, no credenciamento, estabelecer competição entre os interessados em contratar com a Administração Pública, doutrina e jurisprudência o consideravam como uma hipótese de inexigibilidade.

Na nova lei, passamos a ter o credenciamento como um caso de inexigibilidade de licitação previsto de forma expressa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais são as três hipóteses de contratação nas quais o credenciamento poderá ser usado?

A

O credenciamento poderá ser usado nas seguintes hipóteses de contratação (art. 79, caput da lei nº 14.133 de 01.04.2021):

PARALELA E NÃO EXCLUDENTE (a Adm. contrata todos os credenciados): Caso em que é viável e vantajosa para a Administração a realização de contratações simultâneas em condições padronizadas

COM SELEÇÃO A CRITÉRIO DE TERCEIROS. Caso em que a seleção do contratado está a cargo do beneficiário direto da prestação, é o usuário que escolherá o credenciado

EM MERCADOS FLUIDOS. Caso em que a flutuação constante do valor da prestação e das condições de contratação inviabiliza a seleção de agente por meio de processo de licitação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quais são as seis regras para os procedimentos de credenciamento, previstas na Lei n. 14.133/2021?

A

a) A Administração deverá divulgar e manter à disposição do público, em sítio eletrônico oficial, edital de chamamento de interessados, de modo a permitir o cadastramento permanente de novos interessados.

b) Na hipótese de contratação paralela e não excludente, quando o objeto não permitir a contratação imediata e simultânea de todos os credenciados, deverão ser adotados critérios objetivos de distribuição da demanda;

c) O edital de chamamento de interessados deverá prever as condições padronizadas de contratação e, nas hipóteses de contratação paralela e não excludente e com seleção a critério de terceiros, deverá definir o valor da contratação;

d) na hipótese de contratação em mercados fluidos, a Administração deverá registrar as cotações de mercado vigentes no momento da contratação;

e) não será permitido o cometimento a terceiros do objeto contratado sem autorização expressa da Administração;

f) será admitida a denúncia por qualquer das partes nos prazos fixados no edital.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que é o “Portal Nacional de Contratações Públicas”? Quais informações ficam nele disponíveis?

A

Por meio da Lei nº 14.133, de 01.04.2021, foi criado o Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), sítio eletrônico oficial conterá, entre outras, as seguintes informações acerca das contratações: editais de credenciamento e de pré-qualificação, avisos de contratação direta e editais de licitação e respectivos anexos (Art. 174).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O que é o procedimento de pré-qualificação previsto no art. 6º, XLIV, da lei n. 14.133/2021? Ele é prévio, concomitante ou posterior à licitação? Como ocorre a convocação para ele? Qual o seu objetivo?

A

Procedimento seletivo prévio à licitação, convocado por meio de edital, destinado à análise das condições de habilitação, total ou parcial, dos interessados ou do objeto

Nos moldes do art. 80, a pré-qualificação é o procedimento técnico-administrativo que tem por finalidade antecipar a fase habilitatória da licitação. A Lei nº 8.666/1993 já disciplinava a pré-qualificação por meio do art. 114, caput, e seus parágrafos. Agora a nova lei estabelece mais detidamente regras para este procedimento no art. 80 e em seus parágrafos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

No procedimento de pré-qualificação, o que é pré-qualificado? Os licitantes ou os bens?

A

Ambos

A grande novidade é a possibilidade de pré-qualificar bens

A pré-qualificação reconhece a possibilidade de pré-qualificar licitantes e de pré-qualificar bens nos seguintes parâmetros:

  • *a)** licitantes que reúnam condições de habilitação para participar de futura licitação ou de licitação vinculada a programas de obras ou de serviços objetivamente definidos;
  • *b)** bens que atendam às exigências técnicas ou de qualidade estabelecidas pela Administração;

Assim, passa a ser possível utilizar a pré-qualificação para selecionar licitantes e bens. Antes, somente era possível para selecionar licitantes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Aberta a pré-qualificação de bens, pode ser exigida já nesta etapa prévia a comprovação de qualidade dos bens?

A

Sim

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O procedimento de pré-qualificação fica aberto em que período?

A

Pegadinha: fica permanentemente aberto

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Quais informações devem constar do edital de pré-qualificação?

A

O procedimento de pré-qualificação ficará permanentemente aberto para a inscrição de interessados e constarão do edital:

a) as informações mínimas necessárias para definição do objeto;
b) a modalidade, a forma da futura licitação e os critérios de julgamento.

No procedimento de pré-qualificação, a apresentação de documentos far-se-á perante órgão ou comissão indicada pela Administração. Qual o prazo para que tal órgão ou comissão faça a análise dos documentos?

Eles deverão examiná-los no prazo máximo de 10 dias úteis e determinar correção ou reapresentação de documentos, quando for o caso, com vistas à ampliação da competição (Art. 80, §4º da lei 14.133 de 01.04.2021).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Qual o prazo de validade da pré-qualificação, de acordo com a nova lei de licitações?

A

Art. 80, § 8º: Quanto ao prazo, a pré-qualificação terá validade:

a) de 1 ano, no máximo, e poderá ser atualizada a qualquer tempo;
b) não superior ao prazo de validade dos documentos apresentados pelos interessados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O que é o procedimento de manifestação de interesse? Ele é uma criação da Lei n. 14.133/2021?

A

De acordo com o art. 81 da nova Lei de Licitações, “a Administração poderá solicitar à iniciativa privada, mediante procedimento aberto de manifestação de interesse a ser iniciado com a publicação de edital de chamamento público, a propositura e a realização de estudos, investigações, levantamentos e projetos de soluções inovadoras que contribuam com questões de relevância pública, na forma de regulamento”.

Não se trata de um instituto inovador em nosso ordenamento jurídico, isso porque em 07.11.2019 o Decreto Federal n° 8.428/2015 (alterado pelo Decreto Federal n° 10.104/2019), regulamenta o procedimento de manifestação de interesse (PMI) a ser observado na esfera federal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quais sãos as quatro principais diretrizes do procedimento de manifestação de interesse, de acordo com a nova lei de licitações? Ele resulta ou não no direito de preferência do realizador no processo licitatório? A Administração pode realizar o PMI e, depois, não realizar a licitação? Há ressarcimento dos valores envolvidos na elaboração das propostas? Como o participante do PMI pode ser remunerado?

A

A realização, pela iniciativa privada, de estudos, investigações, levantamentos e projetos em decorrência do procedimento de manifestação de interesse:

a) não atribuirá ao realizador direito de preferência no processo licitatório;
b) não obrigará o poder público a realizar licitação;
c) não implicará, por si só, direito a ressarcimento de valores envolvidos em sua elaboração;
d) será remunerada somente pelo vencedor da licitação, vedada, em qualquer hipótese, a cobrança de valores do poder público.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O procedimento de manifestação de interesse pode ser restrito a startups?

A

O PMI poderá ser restrito a startups, consideradas pela lei como “os microempreendedores individuais, as microempresas e as empresas de pequeno porte, de natureza emergente e com grande potencial, que se dediquem à pesquisa, ao desenvolvimento e à implementação de novos produtos ou serviços baseados em soluções tecnológicas inovadoras que possam causar alto impacto, exigida, na seleção definitiva da inovação, validação prévia fundamentada em métricas objetivas, de modo a demonstrar o atendimento das necessidades da Administração” (art. 81, § 4º, da Lei nº 14.133/2021).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O que é o sistema de registro de preços da Lei n. 14.133/2021?

A

Conjunto de procedimentos para realização, mediante contratação direta ou licitação nas modalidades pregão ou concorrência, de registro formal de preços relativos a prestação de serviços, a obras e a aquisição e locação de bens para contratações futuras.

17
Q

O sistema de registro de preços pode ser utilizado em que tipos de licitação?

A

Então o SRP poderá ser utilizado na contratação direta ou na licitação com pregão ou concorrência. Muito cuidado com isso!

18
Q

De acordo com o artigo 83 da lei n. 14.133/2021, a existência de preços registrados implicará compromisso de fornecimento nas condições estabelecidas? Ela obrigará a Administração a contratar?

A

Art. 83. A existência de preços registrados implicará compromisso de fornecimento nas condições estabelecidas, mas não obrigará a Administração a contratar, facultada a realização de licitação específica para a aquisição pretendida, desde que devidamente motivada.

19
Q

No caso do sistema de registro de preços, qual o prazo de vigência da ata de registro de preços? Ele pode ser prorrogado?

A

O prazo de vigência da ata de registro de preços será de um ano e poderá ser prorrogado, por igual período,desde que comprovado o preço vantajoso. O contrato decorrente da ata de registro de preços terá sua vigência estabelecida em conformidade com as disposições nela contidas (art. 84).

20
Q

A Administração poderá contratar a execução de obras e serviços de engenharia pelo sistema de registro de preços, desde que atendidos dois requisitos. Quais?

A

A Administração poderá contratar a execução de obras e serviços de engenharia pelo sistema de registro de preços, desde que atendidos os seguintes requisitos (Art. 85, caput da lei 14.133 de 01.04.2021):

a) existência de projeto padronizado, sem complexidade técnica e operacional;

b) necessidade permanente ou frequente de obra ou serviço a ser contratado.

21
Q

A Administração Pública Federal pode aderir a ata de registro de preços gerenciada por órgão ou entidade estadual ou distrital? E por órgão ou entidade municipal? E o contrário? As Administrações Públicas Estaduais/distritais e Municipais podem aderir a ata de registro de preços gerenciada por órgão ou entidade federal?

A

A adesão à ata de registro de preços de órgão ou entidade gerenciadora do Poder Executivo federal por órgãos e entidades da Administração Pública estadual, distrital e municipal poderá ser exigida para fins de transferências voluntárias.

Todavia, será vedada aos órgãos e entidades da Administração Pública federal a adesão à ata de registro de preços gerenciada por órgão ou entidade estadual, distrital ou municipal (art. 86, § 8º).

22
Q

No sistema de registro de preços, o órgão gestor (federal, estadual ou municipal) deve abrir prazo para que outros integrantes da administração pública façam a adesão à ata de registro de preços (esses órgãos não são os participantes, que se cadastraram na fase preparatória e tiveram suas necessidades contabilizadas na estimativa do quantitativo da ata de registro de preços; eles apenas aderem à ata já elaborada). Todavia, há limites para as aquisições e contratações adicionais, de forma individual e no total geral. Quais são? Há exceções?

A

As aquisições ou as contratações adicionais não poderão exceder, POR ÓRGÃO OU ENTIDADE, a 50% dos quantitativos dos itens do instrumento convocatório registrados na ata de registro de preços para o órgão gerenciador e para os órgãos participantes.

O quantitativo decorrente das adesões à ata de registro de preços não poderá exceder, NA TOTALIDADE, ao dobro do quantitativo de cada item registrado na ata de registro de preços para o órgão gerenciador e órgãos participantes, independentemente do número de órgãos não participantes que aderirem (art. 86, § 5º).

HÁ EXCEÇÕES. A primeira são as adesões exigidas para fins de transferências voluntárias, quando destinadas à execução descentralizada de programa ou projeto federal e comprovada a compatibilidade dos preços registrados com os valores praticados no mercado na forma do art. 23 da nova Lei de Licitações.

A segunda é para a aquisição emergencial de medicamentos e material de consumo médico-hospitalar por órgãos e entidades da Administração Pública federal, estadual, distrital e municipal

23
Q

O que é o chamado “sistema de registro cadastral unificado”?

A

Art. 87. Os órgãos e entidades da Administração Pública deverão utilizar o sistema de registro cadastral unificado disponível no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), para efeito de cadastro unificado de licitantes, na forma disposta em regulamento