MED INTENSIVÃO PED - Aleitamento Materno Flashcards
Sobre as condições de profilaxia para anemia ferropriva na criança, qual a recomendação para paciente com 2 meses, nascido de IG ≥ 37s e Peso > 2,5kg ?
Recomenda Aleitamento materno exclusivo ou Fórmula infantil. Não usar ferro.
Sobre as condições de profilaxia para anemia ferropriva na criança, qual a recomendação para paciente com 4 meses, nascido de IG ≥ 37s e Peso > 2,5kg ?
Fazer ferro elementar 1mg/kg/dia até 2 anos, EXCETO se mãe receber > 500ml/dia de Fórmula infantil
Sobre as condições de profilaxia para anemia ferropriva na criança, qual a recomendação para paciente com 1 ano, nascido de IG < 37s e Peso < 2,5kg ?
Fazer 2mg/kg/dia de Fe elementar
Sobre as condições de profilaxia para anemia ferropriva na criança, qual a recomendação para paciente com 1 ano, nascido de IG < 37s e Peso < 1,5kg ?
Fazer 3mg/kg/dia de Fe elementar
Sobre as condições de profilaxia para anemia ferropriva na criança, qual a recomendação para paciente com 1 ano, nascido de IG < 37s e Peso < 1 kg ?
Fazer 4mg/kg/dia de Fe elementar
Sobre as condições de profilaxia para anemia ferropriva na criança, qual a recomendação para paciente com 2 anos, nascido de IG < 37s e Peso < 1 kg ?
Fazer 1mg/kg/dia de Fe elementar
Comparando o leite materno com o leite de vaca, como está o teor de proteínas, eletrólitos, lactose, gordura e ferro?
LM:
- menos proteínas, menos caseína, menos eletrólitos (princ sódio), Mais lactose, Mais gordura.
O teor de Fé é semelhante nos dois, no entanto, a biodisponibilidade no LM é maior (lactoferrina)
Bioquimicamente, o leite de vaca apresenta menor concentração de ácidos graxos instaurados em relação ao leite materno. Consequentemente, crianças que fazer aleitamento com leite de vaca, têm maior risco de ter duas patologias :
- Atrasado na crescimento.
2. Prejuízo na maturação neural e da retina.
Nome dado à secreção láctea produzida nos primeiros dias pós parto, contém elevada concentração de proteínas, minerais e vitaminas lipossoluveis:
Colostro
A respeito da técnica de amamentação, cite os 4 itens do posicionamento correto:
- Criança apoiada
- Corpo alinhado mesmo eixo
- Criança próxima da mãe
- Rosto de frente para mama
A respeito da técnica de amamentação, cite os 4 itens da pega correta:
- Boca aberta
- Lábio inferior evertido
- Aréola acima da boca
- Queixo tocando mama
Puérpera no 5o dia pós parto, relata saída de pouco leite, mal estar geral e febricula (37°C). Ao exame físico, mamas doloridas, edemaciadas, com pele brilhante e eritema difuso, mamilos íntegros. Qual principal hipótese diagnóstica?
Ingurgitamento mamário
Puérpera no 5o dia pós parto, relata saída de pouco leite, mal estar geral e febricula (37°C). Ao exame físico, mamas doloridas, edemaciadas, com pele brilhante e eritema difuso, mamilos íntegros. Qual medida profilática nesse caso?
- Ordenhar mamas antes, para facilitar a pega.
Puérpera no 5o dia pós parto, relata saída de pouco leite, mal estar geral e febricula (37°C). Ao exame físico, mamas doloridas, edemaciadas, com pele brilhante e eritema difuso, mamilos íntegros. Quais as 2 medidas terapêuticas?
- Esvaziar mamas pós amamentação
2. Crioterapia
Julgue V ou F
- Lactoalbumina é a principal proteína do leite humano. Caseína é a do leite de vaca. Tal característica confere ao leite materno maior digestibilidade.
- Água é o componente mais abundante do leite humano, até 90% total. Dessa forma, é dispensável utilização de água ou chás nos primeiros 6 meses de vida do lactente em aleitamento materno exclusivo.
- O leite materno, muito rico em ferro, tem grande disponibilidade desse, o que determina que crianças que recebam tal leite e alimentos ricos em ferro, não necessitem de suplementação de sulfato ferroso nos primeiros anos de vida.
- A concentração de gordura do leite materno se reduz ao longo das mamadas do dia.
- V
- V
- F
- F