Licitações Flashcards
Aplica-se a lei 8.666/93 aos serviços de publicidade?
SIM!!
Art.1, lei 8.666/93 - Esta lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, INCLUSIVE DE PUBLICIDADE, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
De acordo com a lei 8.666/93, qual é o objetivo da licitação?
Art. 3, lei 8.666/93 - A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da ISONOMIA, a seleção da PROPOSTA MAIS VANTAJOSA para a administração e a promoção do DESENVOLVIMENTO NACIONAL SUSTENTÁVEL e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhe são correlatos.
De acordo com a lei 8.666/93, são admitidas, nos atos de convocação, cláusulas ou condições que estabeleçam preferências ou distinções em razão da naturalidade, da sede ou domicílio dos licitantes?
NÃO!!
Art. 3, £1, I, lei 8.666/93 - É vedado aos agentes públicos admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocação, cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu caráter competitivo, inclusive nos casos de sociedades cooperativas, e estabeleçam preferências ou distinções em razão da naturalidade, da sede ou domicílio dos licitantes ou de qualquer outra circunstância impertinente ou irrelevante para o específico objeto do contrato, ressalvado o disposto nos parágrafos 5 a 22 deste artigo.
De acordo com a lei 8.666/93, quais são os critérios de desempate?
Art. 3, £2, lei 8.666/93 - Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços:
- PRODUZIDOS NO PAÍS;
- produzidos ou prestados por EMPRESAS BRASILEIRAS;
- produzidos ou prestados por EMPRESAS QUE INVISTAM EM PESQUISA e no DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA NO PAÍS;
- produzidos ou prestados por EMPRESAS QUE COMPROVEM cumprimento de RESERVA DE CARGOS prevista em lei para PESSOA COM DEFICIÊNCIA ou para REABILITADO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL e que atendam às regras de ACESSIBILIDADE previstas na legislação.
De acordo com a lei 8.666/93, em quais hipóteses poderá ser estabelecida margem de preferência?
Art. 3, £5, lei 8.666/93 - Nos processos de licitação, poderá ser estabelecida margem de preferência para:
- PRODUTOS MANUFATURADOS e para SERVIÇOS NACIONAIS que atendam a normas técnicas brasileiras; e
- bens e serviços produzidos ou prestados por EMPRESAS QUE COMPROVEM cumprimento de RESERVA DE CARGOS prevista em lei para PESSOA COM DEFICIÊNCIA ou para REABILITADO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL e que atendam às regras de ACESSIBILIDADE previstas na legislação.
ATENÇÃO!! No caso de produtos manufaturados e serviços nacionais RESULTANTES DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA REALIZADOS NO PAÍS, poderá ser estabelecido margem de preferência adicional!!
ATENÇÃO!! A margem de preferência poderá ser estendida, total ou parcialmente, aos bens e serviços originários dos Estados-Partes do Mercado Comum do Sul - MERCOSUL!!
De acordo com a lei 8.666/93, como é definido o montante da margem de preferência?
Art. 3, £8, lei 8.666/93 - As margens de preferência por produto, serviço, grupo de produtos ou grupo de serviços, serão definidas pelo PODER EXECUTIVO FEDERAL, não podendo a soma delas ultrapassar o montante de 25% sobre o preço dos produtos manufaturados e serviços estrangeiros.
De acordo com a lei 8.666/93, o que são serviços nacionais?
São SERVIÇOS PRESTADOS NO PAÍS, nas condições estabelecidas pelo Poder Executivo Federal.
De acordo com a lei 8.666/93, o que são obras, serviços e compras de grande vulto?
São aquelas cujo valor estimado seja SUPERIOR A 25 VEZES o limite estabelecido para obras e serviços de engenharia na modalidade concorrência (R$ 3.300.000,00).
De acordo com a lei 8.666/93, qual a diferença entre a empreitada por preço global, empreitada por preço unitário, tarefa e empreitada integral?
EMPREITADA POR PREÇO GLOBAL: quando se contrata a execução da obra ou do serviço por PREÇO CERTO E TOTAL;
EMPREITADA POR PREÇO UNITÁRIO: quando se contrata a execução da obra ou do serviço por PREÇO CERTO DE UNIDADES DETERMINADAS;
TAREFA: quando se ajusta mão de obra para PEQUENOS TRABALHOS POR PREÇO CERTO, com ou sem fornecimento de materiais;
EMPREITADA INTEGRAL: quando se contrata um EMPREENDIMENTO EM SUA INTEGRALIDADE, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias, sob inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega ao contratante em condições de entrada em operação, atendidos os requisitos técnicos e legais para sua utilização em condições de segurança estrutural e operacional e com as características adequadas às finalidades para que foi contratada.
De acordo com a lei 8.666/93, o projeto executivo pode ser desenvolvido concomitantemente com a execução das obras e serviços?
SIM!! Desde que autorizado pela Administração!!
Art. 7, £1, lei 8.666/93 - A execução de cada etapa será obrigatoriamente precedida da conclusão e aprovação, pela autoridade competente, dos trabalhos relativos às etapas anteriores, à exceção do projeto executivo, o qual poderá ser desenvolvido concomitantemente com a execução das obras e serviços, desde que também autorizado pela Administração.
De acordo com a lei 8.666/93, é possível incluir no objeto da licitação a obtenção de recursos financeiros para sua execução?
EM REGRA: não!!
EXCEÇÃO: nos casos de empreedimento executados e explorados sob regime de CONCESSÃO, nos termos da legislação específica.
Art. 7, £3, lei 8.666/93 - É vedado incluir no objeto da licitação a obtenção de recursos financeiros para sua execução, qualquer que seja a sua origem, exceto nos casos de empreendimentos executados e explorados sob o regime de concessão, nos termos da legislação específica.
De acordo com a lei 8.666/93, é possível a inclusão, no objeto de licitação, de fornecimento de materiais e serviços sem previsão de quantidades?
NÃO!!
Art. 7, £4, lei 8.666/93 - É vedada, ainda, a inclusão, no objeto da licitação, de fornecimento de materiais e serviços sem revisão de quantidades ou cujos quantitativos não correspondam às previsões reais do projeto básico ou executivo.
De acordo com a lei 8.666/93, é possível a realização de licitação cujo objeto inclua especificações exclusivas?
EM REGRA: não!!
EXCEÇÃO: nos casos em que for TECNICAMENTE JUSTIFICÁVEL!!
Art. 7, £5, lei 8.666/93 - É vedada a realização de licitação cujo objeto inclua bens e serviços sem similaridade ou de marcas, características e especificações exclusivas, salvo nos casos em que for tecnicamente justificável, ou ainda quando o fornecimento de tais materiais e serviços for feito sob o regime de administração contratada, previsto e discriminado no ato convocatório.
ATENÇÃO!! O regime de administração contratada foi vetado pelo Presidente da República!!
De acordo com a lei 8.666/93, quem não poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação?
Art. 9, lei 8.666/93 - Não poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço e do fornecimento de bens a eles necessários:
I - o AUTOR DO PROJETO, básico ou executivo, pessoa física ou jurídica;
II - EMPRESA, isoladamente ou em consórcio, RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DO PROJETO básico ou executivo ou da qual o autor do projeto seja dirigente, gerente, acionista ou detentor de mais de 5% do capital com direito a voto ou controlador, responsável técnico ou subcontratado;
III - SERVIDOR ou dirigente de órgão ou entidade contratante ou responsável pela licitação.
V ou F
De acordo com a lei 8.666/93, é permitida a participação do autor do projeto ou da empresa responsável pela elaboração do projeto, na licitação de obra ou serviço, ou na execução, como consultor ou técnico, nas funções de fiscalização, supervisão ou gerenciamento, a serviço do contratado.
FALSO!!
Art. 9, lei 8.666/93 - É permitida a participação do autor do projeto ou da empresa responsável pela elaboração do projeto, na licitação de obra ou serviço, ou na execução, como consultor ou técnico, nas funções de fiscalização, supervisão ou gerenciamento, EXCLUSIVAMENTE A SERVIÇO DA ADMINISTRAÇÃO INTERESSADA.
V ou F
É possível a licitação ou contratação de obra ou serviço que inclua a elaboração de projeto básico como encargo do contratado.
FALSO!!
Art. 9, £2, lei 8.666/93 - O disposto neste artigo não impede a licitação ou contratação de obra ou serviço que inclua a elaboração de PROJETO EXECUTIVO como encargo do contratado ou pelo preço previamente fixado pela Administração.
De acordo com a lei 8.666/93, o que são considerados serviços técnicos profissionais especializados?
Art. 13, lei 8.666/93 - Para os fins desta lei, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:
- estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;
- pareceres, perícias e avaliações em geral;
- assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias;
- fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;
- patrocínio ou defesa de causa judiciais ou administrativas;
- treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;
- restauração de obras de arte e bens de valor histórico.
De acordo com a lei 8.666/93, o sistema de registro de preços será realizado através de qual modalidade de licitação?
CONCORRÊNCIA!! Art. 15, £3, I, lei 8.666/93!!
ATENÇÃO!! A lei 10.520/02 possibilita a utilização da modalidade PREGÃO quando o sistema de registro de preços destinar-se a compras e contratações de bens e serviços comuns!!
De acordo com a lei 8.666/93, no sistema de registro de preços, qual o prazo de validade do registro?
A validade do registro não será superior a 1 ANO!! Art. 15, £3, III, lei 8.666/93!!
De acordo com a lei 8.666/93, a qual sequência as licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços deverão obedecer?
- PROJETO BÁSICO;
- PROJETO EXECUTIVO;
- EXECUÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS.
De acordo com a lei 8.666/93, as obras e serviços poderão ser executados de que formas?
- EXECUÇÃO DIRETA;
- EXECUÇÃO INDIRETA, nos seguintes regimes:
- empreitada por preço global;
- empreitada por preço unitário;
- tarefa;
- empreitada integral.
De acordo com a lei 8.666/93, a licitação poderá ser restrita a bens e serviços com tecnologia desenvolvida no país?
SIM!!
Art. 3, £12, lei 8.666/93 - Nas contratações destinadas à implantação, manutenção e ao aperfeiçoamento dos SISTEMAS DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, CONSIDERADOS ESTRATÉGICOS em ato do Poder Executivo Federal, a licitação poderá ser restrita a bens e serviços com tecnologia desenvolvida no país e produzidos de acordo com o processo produtivo básico previsto na legislação pertinente.
De acordo com a lei 8.666/93, a Administração Pública pode realizar licitação mesmo quando já existe ata de registro de preços para aquela aquisição?
SIM!!
Art. 15, £4, lei 8.666/93 - A existência de preços registrados não obriga a administração a firmar as contratações que deles poderão advir, ficando-lhe facultada a utilização de outros meios, respeitada a legislação relativa às licitações, sendo assegurado ao beneficiário do registro preferência em igualdade de condições.
De acordo com a lei 8.666/93, quais são os requisitos para a alienação de bens imóveis da administração direta, autarquias e fundações públicas que não tenham sido adquiridos em decorrência de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento?
- INTERESSE PÚBLICO devidamente justificado;
- AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA;
- AVALIAÇÃO PRÉVIA;
- licitação na modalidade CONCORRÊNCIA, ressalvadas as hipóteses de licitação dispensada.
De acordo com a lei 8.666/93, quais são os requisitos para a alienação de bens imóveis de empresas públicas e sociedades de economia mista que não tenham sido adquiridos em decorrência de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento?
- INTERESSE PÚBLICO devidamente justificado;
- AVALIAÇÃO PRÉVIA;
- licitação na modalidade CONCORRÊNCIA, ressalvadas as hipóteses de licitação dispensada.
De acordo com a lei 8.666/93, quais são os requisitos para a alienação de bens imóveis de qualquer órgão ou entidade da administração pública adquiridos em decorrência de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento?
- AVALIAÇÃO dos bens alienáveis;
- comprovação da NECESSIDADE OU UTILIDADE DA ALIENAÇÃO;
- licitação na modalidade CONCORRÊNCIA ou LEILÃO.