Justiça eleitoral Flashcards
Qual a composição da Justiça Eleitoral?
I - o Tribunal Superior Eleitoral;
II - os Tribunais Regionais Eleitorais;
III - os Juízes Eleitorais;
IV - as Juntas Eleitorais.
Como é o quinto constitucional na Justiça Eleitoral?
Na justiça eleitoral não tem indicação pela OAB nem membros do MP
Qual a composição do TSE?
I - mediante eleição, pelo voto secreto:
a) três juízes dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal;
b) dois juízes dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justiça;
II - por nomeação do Presidente da República, dois juízes dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Supremo Tribunal Federal.
Parágrafo único. O Tribunal Superior Eleitoral elegerá seu Presidente e o Vice-Presidente dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal, e o Corregedor Eleitoral dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justiça.
Qual a composição dos TREs
I - mediante eleição, pelo voto secreto:
a) de dois juízes dentre os desembargadores do Tribunal de Justiça;
b) de dois juízes, dentre juízes de direito, escolhidos pelo Tribunal de Justiça;
II - de um juiz do Tribunal Regional Federal com sede na Capital do Estado ou no Distrito Federal, ou, não havendo, de juiz federal, escolhido, em qualquer caso, pelo Tribunal Regional Federal respectivo;
III - por nomeação, pelo Presidente da República, de dois juízes dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça.
§ 2º - O Tribunal Regional Eleitoral elegerá seu Presidente e o Vice-Presidente- dentre os desembargadores.
Existe nomeação pelo governador do Estado para os TREs?
A nomeação é pelo Presidente da República e não pelo Governador do Estado.
Qual o prazo de designação dos juízes eleitorais?
Os juízes dos tribunais eleitorais, salvo motivo justificado, servirão por dois anos, no mínimo, e nunca por mais de dois biênios consecutivos, sendo os substitutos escolhidos na mesma ocasião e pelo mesmo processo, em número igual para cada categoria.
Quais as funções da Justiça Eleitoral?
Justiça eleitoral tem funções administrativas, jurisdicionais, consultivas e normativas.
Administrativas: organizar e administrar todo o processo eleitoral
Jurisdicionais: julgar ações eleitorais
Consultivas: responder consultas em tese
Qual o fundamento do poder consultivo e normativo do TSE?
Art. 23 - Compete, ainda, privativamente, ao Tribunal Superior,
[…]
XII - responder, sobre matéria eleitoral, às consultas que lhe forem feitas em tese por autoridade com jurisdição, federal ou órgão nacional de partido político;
Também tem legitimidade os Ministros de Estado e os TREs.
Normativas: editar resoluções com força de lei, mas que não podem restringir direitos nem criar sanções distintas da lei
Art. 23, IX – Compete ao TSE expedir as instruções que julgar convenientes à execução deste Código;
Lei 9.504/97
Art. 105 - Até o dia 5 de março do ano da eleição, o Tribunal Superior Eleitoral, atendendo ao caráter regulamentar e sem restringir direitos ou estabelecer sanções distintas das previstas nesta Lei, poderá expedir todas as instruções necessárias para sua fiel execução, ouvidos, previamente, em audiência pública, os delegados ou representantes dos partidos políticos.
O membro do TRE oriundo da advocacia exerce atividade incompatível com advocacia?
O STF já teve oportunidade de se manifestar na ADI-MC n° 1.127 sobre a proibição do advogado nomeado membro de Tribunal Eleitoral exercer a advocacia e entendeu que advogados membros da Justiça Eleitoral não estão abrangidos pela proibição de exercício da advocacia contida no art. 28, II, da Lei n° 8.906/1994 (EOAB).
A Justiça Eleitoral é competen para apurar condutas que consubstanciam atos de improbidade administrativa?
Compete à Justiça Eleitoral apreciar a ocorrência de abuso do poder político ou econômico com interferência no equilíbrio das eleições. As práticas que consubstanciem, tão somente, atos de improbidade administrativa, devem ser conhecidas e julgadas pela Justiça Comum.
Qeum julga vereador por crime eleitoral?
Compete ao juiz eleitoral processar e julgar a ação em que se apura crime eleitoral praticado por vereador. A despeito da competência do Tribunal de Justiça para o julgamento de vereador nos crimes comuns e de responsabilidade, tal como previsto na Constituição Estadual do Rio de Janeiro, para eles não há na Constituição Federal previsão de foro privilegiado, não havendo como aplicar o princípio do paralelismo constitucional para se concluir pela competência originária do Tribunal Regional Eleitoral para julgá-los nos crimes eleitorais.
O juiz de direito substituto pode exercer funções de juiz eleitoral?
O juiz de direito substituto pode exercer as funções de juiz eleitoral, mesmo antes de adquirir a vitaliciedade, por força do que disposto no art. 22, § 2º, da Loman.
Pode haver aumento no número de juízes do TRE?
Art. 13. O número de juízes dos Tribunais Regionais não será reduzido, mas poderá ser elevado até nove, mediante proposta do Tribunal Superior, e na forma por ele sugerida.
Quem preside e quem exerce as funções de corregedor eleitoral, no âmbito do TSE?
O Tribunal Superior Eleitoral elegerá seu Presidente e o Vice-Presidente dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal, e o Corregedor Eleitoral dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justiça.
Como é definida a organização e funcionamento da Justiça Eleitoral?
Art. 121. Lei complementar disporá sobre a organização e competência dos tribunais, dos juízes de direito e das juntas eleitorais.