Eleição: preparação, apuração e votação Flashcards

1
Q

O que é diplomação?

A

Ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Como é feita a votação na urna eletrônica?

A

A votação eletrônica será feita no número do candidato ou da legenda partidária, devendo o nome e fotografia do candidato e o nome do partido ou a legenda partidária aparecer no painel da urna eletrônica, com a expressão designadora do cargo disputado no masculino ou feminino, conforme o caso

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Qual a ordem de votação na urna eletrônica?

A

A urna eletrônica exibirá para o eleitor, primeiramente, os painéis referentes às eleições proporcionais e, em seguida, os referentes às eleições majoritárias.”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quem disciplina a hipótese de falha na urna eletrônica que prejudique o regular processod e votação?

A

O Tribunal Superior Eleitoral disciplinará a hipótese de falha na urna eletrônica que prejudique o regular processo de votação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Qual o procedimento se o eleitor recusar-se a votar após identificação, antes de confirmar o primeiro voto?

A

Na hipótese de o eleitor, após a identificação, recusar-se a votar ou apresentar dificuldade na votação eletrônica antes de confirmar o primeiro voto, deverá o Presidente da Mesa Receptora de Votos suspender a liberação de votação do eleitor na urna; utilizará, para tanto, código próprio, reterá o comprovante de votação e consignará o fato, imediatamente, em ata,assegurando-se ao eleitor o exercício do direito do voto até o encerramento da votação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual o procedimento se o eleitor recusar-se a votar após identificação, após confirmar o primeiro voto?

A

Se o eleitor confirmar pelo menos um voto, deixando de concluir a votação para o outro cargo, o Presidente da Mesa o alertará para o fato, solicitando que retorne à cabina e a conclua; recusando-se o eleitor, deverá o Presidente da Mesa, utilizando-se de código próprio, liberar a urna a fim de possibilitar o prosseguimento da votação, sendo considerado nulo o outro voto não confirmado, e entregar ao eleitor o respectivo comprovante de votação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quais as restrições para participar de Mesa, Turma ou Junta Eleitoral?

A

É vedada a participação de parentes em qualquer grau ou de servidores da mesma repartição pública ou empresa privada na mesma Mesa, Turma ou Junta Eleitoral.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quem deve ser nomeado mesário?

A

Os mesários serão nomeados, de preferência entre os eleitores da própria seção, e, dentre estes, os diplomados em escola superior, os professores e os serventuários da Justiça

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Como é constituída a mesa receptora de votos?

A

Constituem a mesa receptora um presidente, um primeiro e um segundo mesários, dois secretários e um suplente, nomeados pelo juiz eleitoral sessenta dias antes da eleição, em audiência pública, anunciado pelo menos com cinco dias de antecedência.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

É possível a nomeação de mesários menores de 18 anos?

A

Não podem ser nomeados presidentes e mesários os menores de dezoito anos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

É possível a utilização de fazenda, sítio ou propriedade rural privada para local de votação?

A

Não poderão ser localizadas seções eleitorais em fazenda sítio ou qualquer propriedade rural privada, mesmo existindo no local prédio público, incorrendo o juiz nas penas do Art. 312, em caso de infringência.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

É possível a utilização de prédios particulares para local de votação?

A

Dar-se-á preferência aos edifícios públicos, recorrendo-se aos particulares se faltarem aqueles em número e condições adequadas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

A Justiça Eleitoral tem que indenizar o proprietário de propriedade particular pelo uso do bem para local de votação?

A

A propriedade particular será obrigatória e gratuitamente cedida para esse fim.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

É possível a utilização, em caráter excepcional, como local de votação propriedade pertencente a candidato, membro do diretório de partido, delegado de partido ou autoridade policial?

A

É expressamente vedado uso de propriedade pertencente a candidato, membro do diretório de partido, delegado de partido ou autoridade policial, bem como dos respectivos cônjuges e parentes, consanguíneos ou afins, até o 2º grau, inclusive.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

É possível a criação de seções eleitorais em estabelecimentos penais e unidades de internação tratadas pelo ECA?

A

Os Juízes Eleitorais, sob a coordenação dos Tribunais Regionais Eleitorais, poderão criar seções eleitorais em estabelecimentos penais e em unidades de internação tratadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, a fim de que os presos provisórios e os internados por ato infracional tenham assegurado o direito de voto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Quem pode apresentar impugnações durante o processo de votação?

A

Pelas mesas receptoras serão admitidos a fiscalizar a votação, formular protestos e fazer impugnações, inclusive sobre a identidade do eleitor, os candidatos registrados, os delegados e os fiscais dos partidos.

17
Q

Qual o prazo e modo de recorrer das decisões das juntas eleitorais?

A

De suas decisões cabe recurso imediato, interposto verbalmente ou por escrito, que deverá ser fundamentado no prazo de 48 (quarenta e oito) horas para que tenha seguimento

18
Q

É possível recurso contra a apuração, se não tiver havido impugnação perante a Junta das nulidades arguidas?

A

Não será admitido recurso contra a apuração, se não tiver havido impugnação perante a Junta, no ato apuração, contra as nulidades arguidas.

19
Q

Quais as hipóteses previstas no Código Eleitoral que implicam nulidade da votação?

A

I - quando feita perante mesa não nomeada pelo juiz eleitoral, ou constituída com ofensa à letra da lei;
II - quando efetuada em folhas de votação falsas;
III - quando realizada em dia, hora, ou local diferentes do designado ou encerrada antes das 17 horas;
IV - quando preterida formalidade essencial do sigilo dos sufrágios.
V - quando a seção eleitoral tiver sido localizada com infração do disposto nos §§ 4º e 5º do art. 135 (Quando a Seção Eleitoral estiver localizada em sítio ou fazenda rural ou então em propriedade privada pertencente a candidato, membro de diretório eleitoral, delegado partidário ou autoridade policial, bem como os respectivos cônjuges e parentes até o segundo grau)

20
Q

Que medida pode tomar o juiz eleitoral para resguardar o eleitor ameaçado de votar ou ter votado?

A

O Juiz Eleitoral, ou o Presidente da Mesa Receptora, pode expedir salvo-conduto com a cominação de prisão por desobediência até 5 (cinco) dias, em favor do eleitor que sofrer violência, moral ou física, na sua liberdade de votar, ou pelo fato de haver votado.

21
Q

Quais as restrições à prisão durante as eleições?

A

Nenhuma autoridade poderá, desde 5 (cinco) dias antes e até 48 (quarenta e oito) horas depois do encerramento da eleição, prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto.

22
Q

Que garantias contra prisão terá o candidato, fiscal de partido ou membro de mesa receptora?

A

Os membros das Mesas Receptoras e os Fiscais de partido, durante o exercício de suas funções, não poderão ser, detidos ou presos, salvo o caso de flagrante delito; da mesma garantia gozarão os candidatos desde 15 (quinze) dias antes da eleição.

23
Q

Se houver falha na urna antes do segundo eleitor terminar de votar, o primeiro poderá votar novamente?

A

Na hipótese de ocorrer falha na urna que impeça a continuidade da votação eletrônica antes que o segundo eleitor conclua seu voto, esgotadas as possibilidades previstas no artigo anterior, deverá o primeiro eleitor votar novamente, em outra urna ou em cédulas, sendo o voto sufragado na urna danificada considerado insubsistente.

24
Q

É necessário imprimir o voto do eleitor?

A

Foi inserido o art. 59-A pela minirreforma de 2015: No processo de votação eletrônica, a urna imprimirá o registro de cada voto, que será depositado, de forma automática e sem contato manual do eleitor, em local previamente lacrado. O processo de votação não será concluído até que o eleitor confirme a correspondência entre o teor de seu voto e o registro impresso e exibido pela urna eletrônica.

25
Q

Quem pode ser fiscal?

A

A escolha de fiscais e delegados, pelos partidos ou coligações, não poderá recair em menor de dezoito anos ou em quem, por nomeação do Juiz Eleitoral, já faça parte de Mesa Receptora.

26
Q

Quem expede credencial de fiscais e delegados?

A

As credenciais de fiscais e delegados serão expedidas, exclusivamente, pelos partidos ou coligações.

27
Q

Existe limite de fiscais de partidos por seção eleitoral?

A

Para o acompanhamento dos trabalhos de votação, só será permitido o credenciamento de, no máximo, 2 (dois) fiscais de cada partido ou coligação por seção eleitoral.

28
Q

O Presidente da Mesa é obrigado a entregar a cópia do boletim de urna aos fiscais?

A

O Presidente da Mesa Receptora é obrigado a entregar cópia do boletim de urna aos partidos e coligações concorrentes ao pleito cujos representantes o requeiram até uma hora após a expedição. O descumprimento do disposto no parágrafo anterior constitui crime, punível com detenção, de um a três meses, com a alternativa de prestação de serviço à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de um mil a cinco mil UFIR.