ITU Flashcards
Definição
Chama-se de infecção urinária baixa quando o acometimento está localizado na bexiga, e de pielonefrite quando há fixação bacteriana no parênquima renal.
Epidemiologia
Há uma maior incidência de ITU no 1º ano de vida, estimada em cerca de 1,4%, especialmente para o sexo masculino. Após essa idade, ocorre queda brusca da incidência nos meninos, porém mantendo-se relativamente alta nas meninas até os 6 anos de idade.
Quadro clínico - em recém-nascidos
Em recém-nascidos, apresenta-se geralmente como um
quadro séptico, com manifestações inespecíficas como insuficiente ganho de peso, anorexia, vômitos, dificuldade de sucção, irritabilidade, hipoatividade, convulsões, pele acinzenta da e hipotermia.
Quadro clínico - nos lactentes
Febre é a principal manifestação, muitas vezes o único sinal de ITU. Pode ocorrer hiporexia, vômitos, dor abdominal e ganho ponderoestatural insatisfatório. Raramente há sinais ou sintomas ligados ao trato urinário, como polaciúria, gotejamento urinário, disúria, urina com odor fétido, dor abdominal ou lombar.
Quadro clínico - pré-escolares e escolares
A febre é também um sinal frequente associado aos sinais e sintomas relacionados ao trato urinário. Os quadros com maior acometimento do estado geral, adinamia, calafrios, dor abdominal e nos flancos sugerem pielonefrite aguda. Sintomas como enurese, urgência, polaciúria, disúria, incontinência e/ou retenção urinária com urina fétida e turva podem corresponder a um quadro de cistite.
Quadro clínico - adolescentes
A sintomatologia mais comum compreende disúria, polaciúria e dor à micção, podendo ocorrer também urgência miccional, hematúria e febre.
Diagnóstico - Laboratorial
Sumário de urina e urocultura
A adequada coleta de urina é essencial para se evitar resultados falso-positivos e deve ser feita após limpeza da genitália com água e sabão, sendo contraindicados os antissépticos.
Nos pacientes com controle miccional, o jato médio é o modo ideal de coleta de urina para ambos os sexos. Naqueles sem controle miccional, a urina pode ser coletada de três maneiras: saco coletor, punção suprapúbica e cateterismo vesical.
Achados no exame de urina
pH alcalino, em decorrência de uma infecção pelo Proteus; albuminúria transitória, que pode ocorrer na
fase febril do processo ou nos casos de pielonefrite; hematúria microscópica, que é frequente; e conversão do nitrato urinário em nitrito,
- Piúria:5 ou mais piócitos por campo ou mais de
10.000 piócitos/mL.
- Bacteriúria: ≥ a 100.000 UFC de uma única bactéria. Achado inferior a 10.000 UFC é considerado negativo, e entre 10.000 e 100.000 UFC, um exame duvidoso, devendo ser repetido. A identificação de duas ou mais cepas de bactérias diferentes em uma mesma amostra sugere contaminação.
Etiologia
A maioria dos episódios de ITU é causada por bacilos Gram-negativos aeróbicos, conhecidos como enterobactérias.
A Escherichia coli é o germe mais frequentemente cerca de 80 a 90% dos casos no primeiro surto de ITU.
Bactérias da espécie Proteus e Staphylococcus saprophyticus.
Tratamento - Abordagem da criança com ITU confirmada
- A dor e a febre são tratadas com analgésicos e antitérmicos em doses usuais. Caso haja disúria intensa, pode-se empregar antiespasmódico.
- A reidratação deve ser prontamente instituída, por via oral ou, se necessário, parenteral.
- Tratamento erradicador
ATB
Cefalosporinas de 2°: pegam Proteus, Cefuroxima, cefadroxila
Avaliação morfofuncional do trato urinário
crianças <2 anos ➡ USG
crianças >2 anos ➡ USG + Uretrocistografia miccional