Introdução ao Direito Administrativo Flashcards
O que é o Estado?
Estado é uma instituição organizada política, social e juridicamente, submetida à Constituição e dirigida por um governo.
Quais são os elementos constitutivos do Estado?
Estado possui um governo (elemento condutor), um povo (representação humana) e um território (espaço físico que ocupa).
Qual a natureza jurídica do Estado?
O Estado é sempre Pessoa Jurídica de Direito Público, apesar de atuar no direito público e privado.
O que caracteriza um Estado de direito?
Estado de direito é aquele que se submete ao direito que ele mesmo instituiu, onde prevalecem as normas jurídicas abstratas e gerais, e não a vontade do governante.
Quais são os poderes do Estado segundo a teoria da tripartição dos poderes adotada pelo Brasil?
Os poderes do Estado são o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, que funcionam de forma independente e harmônica.
O que são administrativos?
Os poderes administrativos são instrumentos concedidos à Administração Pública para a consecução de seus interesses e incluem o poder normativo, poder hierárquico, poder disciplinar e poder de polícia.
Quais são as funções típicas e atípicas dos poderes estatais?
Funções típicas são as próprias de cada poder, enquanto funções atípicas são aquelas exercidas excepcionalmente e devem ser definidas constitucionalmente e interpretadas restritivamente.
O que diz Celso Bandeira de Mello sobre a função de governo/política?
Celso Bandeira de Mello indica a existência da função de governo/política, como sanção e veto de lei e declaração de guerra.
Qual a diferença entre Estado e governo?
O Estado é o povo organizado em um território e sujeito a um governo, enquanto o governo é a cúpula diretiva do Estado organizada sob uma ordem jurídica (acepção subjetiva) ou a atividade diretiva e política do Estado (acepção objetiva).
O que é o governo na acepção subjetiva?
Na acepção subjetiva, o governo é o elemento formador do Estado, a cúpula diretiva do Estado organizada sob uma ordem jurídica.
O que é o governo na acepção objetiva?
Na acepção objetiva, o governo é a atividade diretiva do Estado, uma atividade política e discricionária, representando uma conduta independente do administrador, com responsabilidade constitucional e política, mas sem responsabilidade profissional pela execução.
O que é a Administração Pública no sentido formal, orgânico ou subjetivo?
No sentido formal, orgânico ou subjetivo, a Administração Pública é o conjunto de órgãos e agentes no exercício da função administrativa, independentemente do poder ao qual pertencem, representada com letra maiúscula.
O que é a Administração Pública no sentido material ou objetivo?
No sentido material ou objetivo, a Administração Pública se confunde com a função administrativa, sendo a própria atividade administrativa e não a função política do Estado.
Quais são as quatro tarefas da Administração Pública apontadas pela doutrina?
As quatro tarefas da Administração Pública são: exercício do poder de polícia, prestação de serviços públicos, regulação e fomento de atividades privadas, e controle da atuação do Estado.
O que caracteriza a função ordenadora da Administração Pública?
A função ordenadora da Administração Pública se dá pelo exercício do poder de polícia, que é a limitação do indivíduo em favor do interesse público.
O que caracteriza a função prestacional da Administração Pública?
A função prestacional da Administração Pública se caracteriza pela prestação de serviços públicos, como fornecimento de água e energia.
O que caracteriza a função regulatória ou de fomento da Administração Pública?
A função regulatória ou de fomento da Administração Pública se manifesta pelo incentivo a setores sociais específicos em atividades exercidas por particulares, como ANATEL e ANVISA.
O que caracteriza a função de controle da Administração Pública?
A função de controle da Administração Pública surge pelo poder-dever atribuído ao Estado de verificar e corrigir seus próprios órgãos e funcionamento, sendo uma auto-regulação.
Como é dividida a atividade administrativa segundo alguns doutrinadores?
A atividade administrativa é dividida em função externa/extroversa, que diz respeito à atividade-fim da Administração Pública, e função interna/introversa, que diz respeito à atividade-meio, atendendo à necessidade coletiva de forma mediata.
O que regula o Direito Público?
O Direito Público regula a sociedade como um todo, disciplinando relações jurídicas em que o Estado aparece como parte, com prevalência do interesse público sobre o privado.
O que é o Direito Administrativo?
O Direito Administrativo rege a organização e o exercício de atividades do Estado, buscando os interesses da coletividade.
Como Di Pietro define o Direito Administrativo?
Di Pietro define o Direito Administrativo como o ramo do direito público que tem por objeto os órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas que integram a administração pública, a atividade jurídica não contenciosa que exerce e os bens de que se utiliza para a consecução de seus fins de natureza pública.
Como Hely Lopes Meirelles define o Direito Administrativo?
Hely Lopes Meirelles define o Direito Administrativo como o conjunto harmônico de princípios jurídicos que regem os órgãos, os agentes e as atividades públicas, tendentes a realizar concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado.
Qual a diferença entre Direito Público e Direito Privado?
O Direito Público regula o interesse público e as relações em que o Estado é parte, enquanto o Direito Privado regula os interesses dos particulares, com igualdade jurídica entre as partes.