Hernias Flashcards
Indicação de laparotomias na hérnia
Peritonite difusa
*localizada se faz por inguinotomia
Anatomicamente, dentro do canal inguinal encontramos: (mulher/homem)
ligamento redondo na mulher e o funículo espermático no homem.
O funículo é recoberto pelo músculo cremáster e possui como componentes: artéria e veias testiculares, plexo pampiniforme, ducto deferente e o ramo genital do nervo genitofemoral.
Hernias direta/indireta/femoral
As hérnias inguinais indiretas(mais frequentes em homens e mulheres; homem+) são congênitas, causadas pela persistência do conduto peritônio-vaginal; estão sempre localizadas dentro do canal inguinal, e são laterais aos vasos epigástricos inferiores. Já as hérnias diretas são adquiridas, e ocorrem dentro do triângulo de Hasselbach e são mediais aos vasos epigástricos inferiores.
Hérnia femoral- mais frequente em mulheres
tratamento da hérnia femoral
técnica de McVay, que utiliza o ligamento de Cooper (periósteo do ramo superior do pubis). É considerada Nyhus 3C.
Fatores de risco pra hérnia inguinal
obesidade, hiperplasia prostática benigna (esforço urinário), constipação grave (esforço evacuatório), tabagismo, uso de medicamentos como corticoides, desnutrição e ascite.
Paciente obeso com hérnia conduta
Encaminhamento pra equipe multidisciplinar pra reduzir o IMC antes da cirurgia, devido ao risco maior de complicações e reincidiva, podendo ate realizar uma bariátrica antes da correção da hérnia
Funículo espermático é composto
artéria e veias testiculares, plexo pampiniforme, ducto deferente e o ramo genital do nervo genitofemoral.
hérnias incisionais tto
Quando o orifício é pequeno e o conteúdo todo pode ser reduzido para cavidade com facilidade (sem aumento da pressão abdominal), devemos aproximar a aponeurose com sutura e colocar a tela de polipropileno por cima da aponeurose (onlay), não deixando a tela em contato com as alças. A técnica de separação de componentes é a preconizada.
Dx diferenciais
Hematomas da bainha do reto abdominal - espontâneos e decorrentes da ruptura do músculo reto abdominal e em pacientes em uso de anticoagulantes. Hematoma doloroso constantemente e piorado aos esforços.
corpo estranho pós-cirúrgico- cólica ou incômodo abdominal. Não costuma haver abaulamento pela ferida operatória, podendo ser formado um “tumor/encistamento” desse corpo estranho, o chamado Gossipiboma(imagem)
Seroma- (primeira semana pós operatória). abaulamento fixo ao redor da incisão e bastante doloroso à manipulação. O tratamento é a drenagem por punção ou abertura de pontos e extravasamento pela ferida
Hérnias incisionais causa
ocorrem por falha na cicatrização da aponeurose: seja por infecção local, cirurgia complicada com reabordagem, falha técnica no fechamento ou excesso de esforço físico em período de convalescença
técnica de Lichtenstein
(com tela e sem tensão) é a técnica com menor recidiva para correção das hérnias. Fixa-se a tela no ligamento inguinal lateralmente e no tendão conjunto medialmente criando-se um novo assoalho que reforça a parede abdominal. A recidiva, apesar de rara, pode ocorre por defeito técnico na fixação da tela no púbis, medialmente.
Quando o orifício é pequeno e o conteúdo todo pode ser reduzido para cavidade com facilidade (sem aumento da pressão abdominal), conduta cx
devemos aproximar a aponeurose com sutura e colocar a tela de polipropileno por cima da aponeurose (onlay), não deixando a tela em contato com as alças.
Qual estrutura é utilizada na técnica de McVay para o reparo da hérnia femoral?
Ligamento de Cooper (periósteo do ramo superior do pubis)
Nyhus 3C