Cirurgia Pediatrica - Parede E Tumores Flashcards
Hérnia inguinal na criança
Indiretas por persistencia do conduto peritoneo-vaginal
Abaulamento na região inguinal durante o choro, com reducao posterior
Tto cx sem necessidade de colocação de tela, j que nao existe desfeito na parede posterior
*se abaulamento não redutível dentro do canal»>cisto de cordão
Cisto de Nick
é a hidrocele do sexo feminino.
O conteúdo do saco é liquido peritoneal, geralmente são irredutíveis e são transilumináveis. Geralmente ocorre obliteração e reabsorção do conduto e dos fluidos e não há indicação cirúrgica até os 18 meses.
Sinal da seda
Espessamento sedoso palpável do cordão que pode ser percebido colocando-se um único dedo paralelo ao canal inguinal ao tiver do hercúleo púbico e esfregando-o de um lado para o outro
Hernia inguinal
Onfalocele
é um defeito no fechamento da parede abdominal (4 cm ou mais). Quando é menor de 4 cm será uma hérnia do cordão umbilical, quando maior do que 10 cm será uma onfalocele gigante. Apresenta um saco recobrindo as vísceras. O cordão umbilical insere-se no ápice do saco amniótico (diferente da gastrosquise). Outras mal-formações podem ser associadas como cromossomopatias e cardiopatias.
Cisto tireoglosso
é o cisto congênito cervical mais comum, um remanescente do ducto tireoglosso. Aparece como um abaulamento na linha média do pescoço, próximo ao osso hioide. O tratamento se faz com a cirurgia de Sistrunk com ressecção do cisto e do osso hioide.
Hernia diafragmatica congênita
é mais encontrada à esquerda (85%). As hérnias posterolaterais são chamadas de hérnias de Bochdalek, enquanto as anteromediais são chamadas de Morgani. Com a herniação visceral ocorre falha no desenvolvimento pulmonar. Podem estar presentes outras mal formações.
Intussuscepcao
EF
DX
EF: ausência de enchimento na FID com peristalse inaudível (SINAL DE DANCE)
DX: é definido com a palpação de massa em forma de salsicha, mal definida, levemente dolorosa. O toque retal permite a visualização das fezes em geleia de groselha. Em casos de dúvida diagnóstica, a ultrassonografia é o método de escolha.
Estenose hipertrofia do piloro
é um distúrbio de lactentes causado pela hipertrofia do piloro, que pode evoluir para obstrução quase completa da saída gástrica, levando a episódios de vômitos em jato logo após as mamadas.
Em geral se desenvolve durante as seis primeiras semanas de vida do RN. Sua etiologia não é clara, mas provavelmente multifatorial e contempla exposição a fatores genéticos e ambientais (uso de macrolídeos pela mãe ou bebê, tabagismo materno, uso de mamadeiras).
Neuroblastoma
Neoplasia derivada do sistema nervoso simpático que acomete lactentes e crianças, principamente ate 10 anos
É o câncer mais comum no 1 ano de vida
pode surgir na glândula adrenal (mais comum), nas regiões cervical, torácica, abdominal ou pélvica, seguindo o trajeto de toda a cadeia do sistema nervoso simpático.