Hepatite B Flashcards
Como é feito sua transmissão?
Transmissão sexual, seringas, agulhas compartilhadas, etc.
Tem como prevenir?
Hepatite B cria-se imunidade através de vacina ou pelo próprio contato, lembrando que, gravidas podem tomar vacina da Hepatite B.
Qual importância da sorologia?
Mesmo que não tenha como fazer tratamento durante a gestação é muito importante devido sua transmissão vertical e riscos altos de desenvolver hepatocarcinoma no feto após nascimento a longo prazo.
Quais consequências para o feto?
Risco e aborto, déficit de crescimento, problemas hepáticos ao bebê a longo prazo, como hepatocarcinoma.
Qual conduta em mãe positivada?
Obstetra deverá acompanhar de perto os US morfológicos 1 e 2 e como pode atrapalhar circulação e crescimento vigiaremos o US obstétrico antes das 32 semanas, ou seja, 28, 32 e 36. Após o parto os pediatras darão seguimentos para analisar possíveis complicações com o bebê.
Tem tratamento?
Durante a gestação não tem o que fazer, todavia, vacina é para todos os bebes e a imunoglobulina anti-hepatite B apenas para bebes que as mães tiveram contato visando diminuir chances de complicações.
Qual variação de risco de transmissão de acordo com cada hepatite?
HEPATITE B AGUDA: ANTI HBS POSITIVO, IGM POSITIVO, QUADRO AGUDO. ALTA TRANSMISSÃO VERTICAL.
HEPATITE B CRÔNICA: ANTIHBS +, COM ANTI HBC COM IGM NEGATIVO E IGG POSITIVO, CRONICO, TRANSMISSAO VERTICAL BAIXA.
CRÔNICA AGUDIZADA: DIANTE DE UMA CRONICIDADE PRECISO VER SE É AGUDIZADA OU NÃO, LOGO, PEÇO ANTI HBE, SE POSITIVO CRONICA AGUDIZADA, OU SEJA, AINDA TEM ALTA CAPACIDADE DE TRANSMITIR, SE NEGATIVO, BAIXAS CHANCES DE TRANSMITIR, POIS SERA SOMENTE CRONICA