GERENCIAMENTO DE CRISES E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS Flashcards
QUESTÃO 82: A resolução de uma crise exige uma série de ações planejadas, sequenciais e que devem observar uma série de fatores de ordem micro e macroestruturais. Uma crise se identifica com questões que podem ser definidas em 3 frentes distintas: I. IMPREVISIBILIDADE II. REVERSIBILIDADE III. TEMPORALIDADE IV. AMEAÇA A VIDA V. UNIFORMIDADE Com base nas informações acima estão INCORRETOS os itens: A) I e IV B) III e V C) II e IV D) II e V E) IV e V
82 D
QUESTÃO 83: Assinale a alternativa INCORRETA
A) O gerenciamento de crises no sistema penitenciário é papel das forças especializadas, composta em sua grande maioria por agentes penitenciários e de custódia.
B) Os objetivos do gerenciamento de situações críticas são: Preservar vidas, preservar o patrimônio, restaurar a ordem e aplicar a lei.
C) As situações críticas podem ser provocadas por ações humanas ou derivadas de eventos naturais.
D) Por não envolverem toda a massa de custodiados, os motins, em regra, podem ser debelados através de ação rápida e energética dos agentes.
E) Caso haja alguma falha na contenção de uma rebelião ela se tornará uma crise.
83 A
QUESTÃO 84: Sobre os critérios de ação em uma crise, assinale a alternativa CORRETA.
A) Vários são os critérios a serem levados em conta pelo gerente da crise para a tomada da ação: Disponibilidade; Possibilidade, Punibilidade, Reprovabilidade, Aceitabilidade, entre outros.
B) O critério da necessidade indica que toda e qualquer situação somente deve ser implementada quando for dispensável, devendo ser esgotadas as alternativas menos arriscadas antes da opção pela ação tática.
C) O critério da validade do risco estabelece que toda decisão deve ser tomada com base nos princípios legais.
D) A aceitabilidade ética está consubstanciada no princípio de que o responsável pelo gerenciamento da crise, ao tomar uma decisão, deve fazê-lo lembrado que o resultado dela não pode exigir de seus comandados a prática de ações que causem constrangimentos à própria instituição.
E) A aceitabilidade não está relacionada a valores, princípios, ideais e deveres profissionais.
84 D
QUESTÃO 85: Assinale a alternativa INCORRETA:
A) O refém possui valor de troca para o causador, o que não acontece com a vítima, que muitas vezes é alvo de sentimentos relacionados à vingança, ódio, paixão etc.
B) A chance de ocorrerem perdas de vidas é maior no caso de presença de situação com vítima.
C) Uma situação envolvendo refém, em tese, é mais simples de ser administrada.
D) A síndrome de Estocolmo pode se desenvolver em cenários críticos, nos quais o sequestrador mantém a vítima, de maneira não violenta, em cativeiro.
E) As demonstrações de afeto das vítimas para com seus algozes não são prolongadas e geralmente acabam assim que são postas em liberdade, porém necessitam de acompanhamento e ajuda de profissionais qualificados para retornarem às atividades rotineiras.
85 E
QUESTÃO 86: Os agentes que compõem grupos operacionais costumam receber a denominação geral de: A) Equipe de Inteligência. B) Grupo Tático Especial. C) Grupo de Ação Direta. D) Grupo de Negociadores. E) Grupo de Vigilância Técnica.
86 C
QUESTÃO 87: Manter um quadro atualizado e prover resumo da situação da crise é função do (a): A) Grupo Tático Especial. B) Equipe de Inteligência. C) Grupo de Negociadores. D) Grupo de Vigilância Técnica. E) Grupo de Ação Direta.
87 B
QUESTÃO 88: Assinale a opção CORRETA quanto ao gerenciamento de crise.
A) O Gerente da crise será um dos integrantes do Grupo de Negociadores.
B) O Gerente da crise fará parte do Comando do Grupo Tático Especial.
C) O Gerente da crise será o Chefe do Grupo de Vigilância Técnica.
D) O Gerente da crise será o Chefe da Equipe de Inteligência.
E) O Gerente da crise será o agente de frente que primeiro se deparar com a crise.
88 E
QUESTÃO 89: Marque a opção CORRETA.
A) Refém e vítima são sinônimos e são sujeitos de mesmo tratamento pelo opressor.
B) Vítima é quem está em situação de opressão e possui valor real de vantagem ou troca para o causador do evento.
C) O refém geralmente é sujeito a maus tratos e arbitrariedades pelo opressor por não possuir qualquer valor ao agressor.
D) A principal diferença entre refém e vítima é que enquanto esta possui pouco ou nenhum valor ao agressor, aquela é uma garantia, possuindo grande valor de troca ao causador.
E) As situações envolvendo vítimas, em tese, são mais simples de ser administradas.
89 D
QUESTÃO 90: Sobre a Síndrome de Estocolmo podemos afirmar, EXCETO.
A) É considerada um transtorno psicológico característico de pessoas que passaram por situação de cativeiro.
B) Mesmo em casos que haja agressão, lesão ou relação sexual contra a vítima poderá se desenvolver a Síndrome de Estocolmo.
C) Ocorre quando a vítima desenvolve uma relação de afetividade por seu sequestrador.
D) As demonstrações de afeto das vítimas por seus algozes podem se prolongar por algum tempo após o fim do cativeiro.
E) A vítima pode desenvolver esses laços de afetividade, inconscientemente, até mesmo como forma de sobrevivência, podendo a síndrome ocorrer, inclusive, em período de escravatura.
90 B