Estenose Hipertrófica de Piloro_Apostila01_Capítulo11 Flashcards
Defina Estenose Hipertrófica de Piloro!
Caracteriza-se por obstrução progressiva do canal pilórico, ocasionada por hipertrofia da musculatura circular local.
Qual a etiopatogenia da EHP?
Hipertrofia da musculatura circular do canal pilórico secundária ao espasmo do esfíncter, este último ocasionado por imaturidade/degeneração de células ganglionares. A obstrução permanente levaria ao edema da mucosa, diminuição da luz do canal e hipertrofia da musculatura em uma tentativa de vencer o obstáculo ao esvaziamento gástrico.
Quais as manifestações clínicas da EHP?
Desidratação, desinteresse pela alimentação, queda do ganho ponderal, diminuição das evacuações e diurese, respirações irregulares e superficiais (compensar alcalose metabólica), ondas peristálticas notadas logo após a alimentação e desaparecem com os vômitos, massa cilíndrica e móvel entre a margem costal e o umbigo (oliva pilórica).
Qual o motivo da alcalose metabólica na EHP?
A criança com EHP apresenta vômitos constantes de suco gástrico, que contém HCl, Na+, K+, Cl- e água. A alcalose metabólica que se desenvolve é traduzida por aumento dos níveis séricos de bicarbonato e diminuição dos valores de K+ e Cl-.
Como realizar o diagnóstico de EHP?
A história e os sinais no exame físico confirmam a maioria dos diagnósticos.
Caso necessário, pode ser solicitado uma USG e radiografia simples e contrastada de abdome.
Qual o tratamento para a EHP?
Após a correção do desequilíbrio hidroeletrolítico e da desidratação a cirurgia está indicada, sendo a piloromiotomia extramucosa à Freder-Ramstedt o procedimento indicado.
Vômitos persistentes após o 5º dia de pós-operatório é consequência de piloromiotomia inadequada ou incompleta ou aderência sobre o duodeno.