Divertículos Flashcards
O que são divertículos colônicos e como se formam?
Dilatações saculares anormais da parede do cólon, que pode compreender parcial (apenas mucosa = falsos) ou totalmente a parede.
Se formam a partir da interação de diversos fatores:
- dieta pobre em fibras
- aumento da pressão intra-luminar
- fraqueza da parede colônica nos pontos de penetração das artérias => as artérias do mesentério penetram na parede intestinal, elas deixam um ponto de fraqueza na região (quebra de musculatura), em que irá ocorrer o divertículo
- herniação da mucosa nos pontos de fraqueza
Qual a diferença entre moléstia diverticular e diverticulite e qual a localização mais comum de ambas?
Diverticulose: presença de divertículos no cólon sem a presença de processo inflamatório
(pode ser sintomática ou assintomática)
Mais frequente no cólon direito, sigmóide e reto
Diverticulite: presença de processo inflamatório em um ou mais divertículos (geralmente sintomática)
Mais frequentes no cólon descendente e sigmóide
Descreva o mecanismo de desenvolvimento da diverticulite
A diverticulite é uma complicação da diverticulose hipertonica, a qual é ocasionada pela dieta pobre em fibras, que leva ao aumento do tempo de trânsito intestinal. Consequentemente, ocorre maior absorção de água e maior endurecimento das fezes ( formação de fecalito ). Favorecendo o aumento da pressão intra-luminal que ocasiona a formação do divertículo hipertônica. O fecalito também ocasiona a obstrução do divertículo, ocorrendo microperfuração que resulta na diverticulite.
Em que casos de diverticulite é mais comum a realização da cirurgia de Hartmann?
A diverticulite é classificada a partir do grau da perfuração do cólon, com a classificação de Hinchey. Os graus 3 (peritonite purulenta) e 4 (peritonite fecal) de Hinchey são indicações para a cirurgia de Hartmann. Além disso, também é considerado indicação quando há complicação da diverticulite, como ausência de resposta clinica em 48h, formação de abscesso intraperitoneal, fístula, estenose e obstrução.
Qual tipo de divertículo é mais propenso ao sangramento e por que ocorre o sangramento?
Divertículo hipotônico.
Com o envelhecimento, há enfraquecimento da parede cólica, o que provoca diminuição da progressão das fezes e o endurecimento delas. Consequentemente, há aumento da pressão intra-colônica, provocando herniação da mucosa e formando o divertículo. Como as fezes estão endurecidas, elas trumatizam a mucosa próxima dos vasos sanguíneos, ocasionando a hemorragia