Direitos Humanos Flashcards

1
Q

STF – os tratados internacionais em matéria de DH podem vir para o ordenamento jurídico brasileiro de duas formas… Quais são elas?

A

a) status de EC – 2 turnos de votação em cada casa do CN com o quórum de 3/5 dos respectivos membros. (foi instituído pela EC 45/04 no art. 5º § 3º).
b) status de norma supra legal - os tratados internacionais em matéria de DH tem um mínimo status de norma supralegal e todo ordenamento deve estar em consonância.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais são os 4 documentos que passaram pelo quórum do art. 5º § 3º (status constitucional)?

A

Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência;
Protocolo facultativo à convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência;
Pacto de Nova Iorque - Decreto 6949/09
Tratado de Marraqueche (Decreto 9522/18)
Convenção interamericana contra o racismo (Decreto 10.932/2022)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Qual é o status dos tratados que não foram considerados emendas constitucionais?

A

Status supralegal (acima da legislação e abaixo da Constituição) - Todos os outros que não os 4 anteriores. Art. 5º § 2º CF - Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que diz a doutrina sobre o status dos tratados de direitos humanos no ordenamento jurídico?

A

Existe doutrina em sentido contraria a posição do STF – diz a doutrina que os tratados DH sempre terão força constitucional, sua matéria é preciosa ao ser humano, aborda ius cogens.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quais são as etapas da formações dos tratados ou o chamado iter dos tratados?

A

Negociação + Assinatura
Referendo Congressual
Ratificação
Promulgação + Publicação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como ocorrerá a Incidente de deslocamento de competência – IDC / federalização dos crimes contra os direitos humanos?

A

Para que haja possibilidade do IDC devemos ter uma grave violação em matérias de DH que é suscitada pelo PGR e pede ao STJ o deslocamento da competência que originariamente seria da Justiça Estadual para a Justiça Federal e pode ser em qualquer fase do Inquérito ou do Processo para garantir que o Brasil para cumprir os compromissos internacionais.
Não basta que haja uma grave violação e o PGR suscite o deslocamento de competência, pois é necessário comprovar desídia das autoridades estaduais

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quais são os Precedentes a internacionalização (antes de1945)?

A

1) Direito Humanitário / Criação da Cruz Vermelha / Convenção de Genebra
2) Liga das Nações | Há alguns que colocam, também, o ato geral da conferência de Bruxelas e a Luta Contra a Escravidão.
3) Criação da OIT.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Sistemas coexistente de proteção de direitos humanos é o sistema global e o regional. O que seria o sistema global?

A

Sistema global / sistema ONU
Que o seu regramento sirva ao maior número de pessoa; proteção ao maior número de pessoas de uma forma mais horizontalizada. O primeiro documento de importância foi a Carta da ONU (ou Cartão de São Francisco) – 1945 – descentraliza a forma de pensar os direitos humanos. A ideia é horizontalizar.
Obs: Princípios da Carta da ONU: Paz mundial; tolerância entre os povos; não intervenção; e solução pacífica das controvérsias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Sistemas coexistente de proteção de direitos humanos é o sistema global e o regional. Quais são os sistemas regionais?

A

Sistemas regionais – considerados não iniciantes ou não incipientes. Se subdivide em três, chamados não incipientes ou não iniciantes: b.1) interamericano; b.2) europeu; b.3) africano.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Quais são os princípios da Carta d ONU?

A

Paz mundial;
tolerância entre os povos; não intervenção;
e solução pacífica das controvérsias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Quantos membros possui a ONU?

A

Organização das Nações Unidas – 193 Membros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Quando a ONU foi promulgada no Brasil?

A

a Carta da ONU foi assinada em São Francisco nos EUA em 26 de junho de 1945 e no Brasil foi promulgada em 22 de outubro de 1945

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Qual é o principal objetivo da Carta da ONU?

A

o preâmbulo da Carta da ONU tem como principal preocupação mostrar a todos os seres humanos naquele momento histórico que era preciso fazer diferente, que um sistema global deveria vir, que novas formas baseadas em fraternidade, solidariedade deveriam acontecer para que o mundo não se dilacerasse.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quais são os propósitos da ONU?

A
  1. Manter a paz e a segurança internacionais e, para esse fim: tomar, coletivamente, medidas efetivas para evitar ameaças à paz e reprimir os atos de agressão ou outra qualquer ruptura da paz e chegar, por meios pacíficos e de conformidade com os princípios da justiça e do direito internacional, a um ajuste ou solução das controvérsias ou situações que possam levar a uma perturbação da paz; 2. Desenvolver relações amistosas entre as nações, baseadas no respeito ao princípio de igualdade de direitos e de autodeterminação dos povos, e tomar outras medidas apropriadas ao fortalecimento da paz universal; 3. Conseguir uma cooperação internacional para resolver os problemas internacionais de caráter econômico, social, cultural ou humanitário, e para promover e estimular o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais para todos, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião; e 4. Ser um centro destinado a harmonizar a ação das nações para a consecução desses objetivos comuns.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Quais são os princípios da ONU?

A
  1. A Organização é baseada no princípio da igualdade de todos os seus Membros. 2. Todos os Membros, a fim de assegurarem para todos em geral os direitos e vantagens resultantes de sua qualidade de Membros, deverão cumprir de boa fé as obrigações por eles assumidas de acordo com a presente Carta. 3. Todos os Membros deverão resolver suas controvérsias internacionais por meios pacíficos, de modo que não sejam ameaçadas a paz, a segurança e a justiça internacionais. 4. Todos os Membros deverão evitar em suas relações internacionais a ameaça ou o uso da força contra a integridade territorial ou a dependência política de qualquer Estado, ou qualquer outra ação incompatível com os Propósitos das Nações Unidas. 5. Todos os Membros darão às Nações toda assistência em qualquer ação a que elas recorrerem de acordo com a presente Carta e se absterão de dar auxílio a qual Estado contra o qual as Nações Unidas agirem de modo preventivo ou coercitivo. 6. A Organização fará com que os Estados que não são Membros das Nações Unidas ajam de acordo com esses Princípios em tudo quanto for necessário à manutenção da paz e da segurança internacionais. 7. Nenhum dispositivo da presente Carta autorizará as Nações Unidas a intervirem em assuntos que dependam essencialmente da jurisdição de qualquer Estado ou obrigará os Membros a submeterem tais assuntos a uma solução, nos termos da presente Carta; este princípio, porém, não prejudicará a aplicação das medidas coercitivas constantes do Capitulo VII.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Qual a diferença entre órgãos e organismos?

A

Os órgãos não têm personalidade jurídica própria; estão ligados a ONU.
Organismos não dependem de forma umbilical da ONU (Ex: OMS, OMC, OIT).

17
Q

Principais características da Assembléia Geral?

A

Todos os Estados tem assento;
- Cada Estado tem direito a 1 voto;
- Maior e principal órgão deliberativo;
- Em regra, após os debates, são emitidas RESOLUÇÕES ~> que funcionam, em regra, como recomendações aos Estados.

18
Q

Principais características do Conselho de Segurança?

A

Tem como objetivo a manutenção da Paz e da Segurança Internacionais;
- Um dos órgãos mais expressivos da ONU por ter o direito ao VETO (possibilidade de alguns dos membros do conselho de segurança encerrarem qualquer discussão na seara da ONU).
- A composição é de 15 membros; sendo 10 membros rotativos havendo alterações a cada 2 anos; - 5 membros permanentes (EUA, Rússia, China, Reino Unido e França). - Pode decretar intervenção militar em casos excepcionais.

19
Q

Principais características do Conselho de Ecônomico e Social?

A
  • Discute temas sobre DH, desenvolve pesquisas, coordena o trabalho econômico social da ONU; - Composto por 54 membros e existem alterações entre eles a cada 3 anos; - Cada membro do Conselho Econômico Social tem um voto e as decisões são tomadas por maioria dos membros presentes e votantes
20
Q

Principal característica do Conselho de Tutela?

A
  • Visa proteger, cuidar, tutelar daqueles territórios que eram administrados por determinados Estados. - Fiscalizar os Estados, promover o progresso, trazer condições para a independência. - Autodeterminação dos povos. - 5 Membros (EUA, Rússia, China, Reino Unido e França).
21
Q

Principal Característica do Tribunal Internacional de Justiça?

A
  • Sede em Haia; - Composta por 15 juízes / membros que são eleitos pela Assembleia Geral e pelo Conselho de Segurança para um mandato de 9 anos; - Não pode haver dois juízes da mesma nacionalidade; - Julga entraves entre Estados, inclusive entre Estados que não integram a ONU. - Tem duas competências: consultiva e contenciosa. Obs: Estatuto da Corte Internacional de Justiça (depois do art. 111) – será constituída e funcionará de acordo com as disposições do presente Estatuto
22
Q

Principal Característica do Secretariado Geral?

A

Órgão executivo, tem função burocrática; - Chefiado pelo chefe geral da ONU; - Administra as forças de paz, prepara relatórios - Levar o bom nome da ONU em todo mundo; - Traduzir os documentos exarados em toda ONU para as 6 línguas oficiais da ONU. - A tradução é feita para 6 idiomas: Inglês, Russo, Chinês, Frances, Árabe e Espanhol.

23
Q

Qual é o aspecto formal da DUDH?

A

Aspecto formal: Resolução da Assembleia Geral da ONU! Não é tratado! Sob a forma é sem dúvidas o jeito que é organizada é uma resolução da assembleia geral da ONU.

24
Q

Qual é o aspecto material da DUDH?

A

Corrente Tradicional o A DUDH não tem força vinculante (não é juridicamente obrigatória), porque é uma Resolução da Assembleia Geral da ONU e não apresenta mecanismos de monitoramento / fiscalização!  OBS: PIDCP (Decreto 592/92) / DIDESC (Decreto 591/92) – esses mecanismos de monitoramento vieram depois com o pacto internacional de direitos civis e políticos e com o pacto internacional de direitos econômicos, sociais e culturais.

25
Q

Qual é a corrente moderno do aspecto material?

A

A DUDH tem força vinculante por trazer as normas imperativas pertencentes a comunidade internacional como um todo (jus cogens) e segundo a doutrina da Profa. Flávia Piovesan por ser a “interpretação autorizada” da Carta da ONU (art. 103).

26
Q

O que diz a prof. Flávia Piovesan sob o aspecto material ?

A

É a interpretação autorizada da carta da ONU”. A carta da ONU no seu art. 103 diz que seu houver alguma divergência na interpretação sobre as normas de direitos humanos com o texto da carta da ONU, esta deverá prevalecer.

27
Q

DUDH - Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade, à propriedade e à segurança pessoal.

A

Artigo 3 Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

28
Q

V ou F. Nos termos da DUDH Ninguém será preso, detido ou exilado

A

FALSO.
Artigo 9 Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado

29
Q

Nos termos da DUDH.
Todo ser humano tem o direito de deixar ou entrar em qualquer país, inclusive o próprio e a esse regressar.
V ou F?

A

FALSO. Artigo 13 1. Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.
2. Todo ser humano tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio e a esse regressar.

30
Q
A
31
Q
A
32
Q
A
33
Q
A