Direito Penal - Parte Geral Flashcards
Direito Penal - Parte Geral: A lei é fonte formal _________, pois somente ela pode criar crime e cominar pena.
Mediata/Imediata
Imediata!!!
Direito Penal - Parte Geral: Art. 4º Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado.
Teoria da _____________.
Atividade/Ubiquidade
LUTA
LUGAR - ubiquidade
TEMPO - atividade
“momento da ação ou omissão” = tempo.
O CP adotou a Teoria da Atividade.
Direito Penal - Parte Geral: Crime ___________ é aquele que a consumação se prolonga do tempo, por vontade do agente.
Continuado/Permanente.
Permanente.
Direito Penal - Parte Geral: Art. 6º - Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
Teoria da ____________.
Atividade/Ubiquidade
LUTA
LUGAR - ubiquidade
TEMPO - atividade
“no lugar que ocorreu” - LUGAR = ubiquidade
Direito Penal - Parte Geral: Nos crimes a distância o agente pode ser processado nos dois países?
SIM!
E condenado? Sim. E cumprir pena? Sim. Isso não seria bis in idem?
O bis in idem será evitado utilizando o art 8º, veja: Art 8º: A pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou nela é computada, quando idênticas.
Direito Penal - Parte Geral: A _________ apaga todos os efeitos penais de eventual sentença condenatória. O agente volta a ser primário. A pena é rescindida. Bons antecedentes. Subsistem, no entanto, os efeitos extrapenais (ex.: obrigação de reparar o dano).
Abolitio Criminis.
Direito Penal - Parte Geral: O juiz pode formar uma lextertia para favorecer o réu?
NÃO - Teoria da ponderação unitária ou global – o juiz aplica toda a lei nova ou toda a lei velha (Nelson Hungria), pelo princípio da separação dos poderes e reserva legal, pois nesse caso o juiz passa a legislar. Historicamente essa sempre foi a posição do STF.
É vedada a combinação de leis.
Direito Penal - Parte Geral: Art. 3º - A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência.
Teoria da _____________.
Ultratividade.
Direito Penal - Parte Geral: Franz Von Liszt: “são corpos errantes em busca de alma”.
Lei _____________________.
Lei penal em branco.
Na lei penal em branco o preceito secundário é completo, mas o preceito primário é incompleto, ou seja, a conduta criminosa depende de complementação.
Direito Penal - Parte Geral: O princípio da ____________ é aplicável quando um delito de alcance menos abrangente praticado pelo agente for meio necessário ou fase preparatória ou executória para a prática de um delito de alcance mais abrangente.
Consunção.
Direito Penal - Parte Geral: Crime _______________: é o crime próprio cujo agente precisa agir pessoalmente.
Crime de mão própria: é o crime próprio cujo agente precisa agir pessoalmente.
Direito Penal - Parte Geral: É pacífico o entendimento no Superior Tribunal de Justiça de que o crime de falso testemunho é de natureza ___________, sendo desnecessária a comprovação da potencialidade lesiva, consumando-se no momento da afirmação falsa a respeito de fato juridicamente relevante.
Formal/Material
Formal!
Direito Penal - Parte Geral: Crime __________: é aquele cujo momento consumativo ocorre num momento determinado.
Instantâneo.
Direito Penal - Parte Geral: Crime ___________: é aquele cujo momento consumativo se prolonga no tempo até quando queira o agente. Implicações: prescrição, flagrante.
Permanente.
Direito Penal - Parte Geral: O denominado estelionato contra a Previdência Social (CP, art. 171, § 3º), (…) consignou-se que o STF tem distinguindo as situações: a do terceiro que implementa fraude para que uma pessoa diferente possa lograr o benefício — em que configurado crime _______________________ — e a do beneficiário acusado pela fraude, que comete crime ___________________enquanto mantiver em erro o INSS.
Instantâneo de efeitos permanentes/Crime permanente.