Criminologia - REVISÃO Flashcards
Criminologia: A palavra “criminologia” foi pela primeira vez usada em 1883 por _________ e aplicada internacionalmente por ____________, em seu livro Criminologia, no ano de 1885.
A palavra “criminologia” foi pela primeira vez usada em 1883 por Paul Topinard e aplicada internacionalmente por Raffaele Garófalo, em seu livro Criminologia, no ano de 1885.
Criminologia: Conceito: “A criminologia é a ciência _________, ___________ e ___________, que tem por objeto o estudo do crime, do criminoso, da vítima e do controle social da conduta criminosa, com o escopo de prevenção e controle da criminalidade” (OLIVEIRA, 2018).
Autônoma, empírica e interdiciplinar.
Criminologia: Quais são os objetos da criminologia?
Delito, delinquente, vítima, controle social.
O estudo do crime, do criminoso, da vítima e do controle social da conduta criminosa.
Criminologia: Controle formal da criminologia?
- CONTROLE FORMAL órgãos repressivos ou não que possuem vínculo com o sistema de justiça criminal ou seja com o estado (polícias, poder judiciário, MP…)
- Primeira instância: Polícia Judiciária
- Segunda instância: MP
- Terceira instância: Poder Judiciário
Criminologia: Controle informal da criminologia?
São órgãos personagens ou grupos não vinculados ao estado, mas que são capazes de influenciarem a sociedade (família, igreja, profissão, círculo de amizades).
Criminologia: Escola Clássica x Escola Positivista.
Escola Clássica = o criminoso é um ser que “pecou”/optou pelo mal; a pena tem caráter meramente retributivo (teoria do contratualismo).
Escola Positiva antropológica
= nasceu criminoso; a pena é um instrumento de defesa social.
Criminologia: “Quando alguém encara a possibilidade de cometer um delito, efetua um cálculo racional dos benefícios esperados (prazer) e os confronta com os prejuízos (dor) que acredita vão derivar da prática do delito; se os benefícios são superiores aos prejuízos, tenderá a cometer a conduta delitiva”.
“O crime compensa.”
Esse texto se refere a qual escola da criminologia?
Escola Clássica.
Criminologia: No que tange aos programas de prevenção. O que consiste na prevenção primária, secundária e terciária?
ANTES: A primária busca combater as raízes do crime.
DURANTE: A secundária busca estratégias de prevenção para que o crime seja impedido de se manifestar.
APÓS: A terciária age na ressocialização do criminoso.
Criminologia: LFG é da escola?
A Escola Positiva teve três fases: antropológica (Lombroso), sociológica (Ferri) e jurídica (Garófalo).
Criminologia: CBF é da escola?
A ESCOLA CLÁSSICA contou com Cesare Beccaria como um dos seus principais percussores, utilizou o método lógico-dedutivo e defendia que o crime é um ente jurídico, asseverava que o crime decorria do livre arbítrio do delinquente, de modo que o criminoso não poderia ser influenciado interna ou externa. É retributiva, aflitiva, intimidativa e expiatória. Um mal tem que ser pago com outro mal.
* Escola Clássica expoentes CBF - Carrara - Beccaria e Feuerbach ;
Criminologia: Considerado o pai da “Antropologia Criminal”, _________ retirou algumas ideias dos fisionomistas para traçar um perfil dos criminosos.
Lombroso.
Criminologia: _______________, quando ocorre a autorrecriminação da vítima, pela ocorrência do delito.
Heterovitimização.
V ou F?
Criminologia: A teoria do etiquetamento argumenta que o processo de rotulação de um indivíduo como criminoso pode aumentar a probabilidade de reincidência; no entanto, destaca que, em certos casos, a aplicação de rótulos pode ser necessária para manter a ordem social, desafiando a ideia de que o etiquetamento é sempre prejudicial.
Falso.
Defende que o etiquetamento é prejudicial.
Criminologia: “Teoria propugna que a conduta criminosa deriva de uma série de estímulos na vida do sujeito relacionando a sua vida passada, então o indivíduo que sofreu abuso na infância, por exemplo, ele tende a sofrer abuso também na vida adulta”.
Que teoria é essa?
Teoria do condicionamento operante.
Obs.: A “teoria do reforço diferencial” está ligada as privações que o individuo passa durante a vida; Já a “teoria do condicionamento operante” está relacionada as experiências passadas.
Criminologia: ______________, conhecido por seus trabalhos sobre o conceito de “criminologia natural”. Sua abordagem é voltada para a identificação de traços psicológicos e comportamentais que levariam ao crime. Assim, classificou os criminosos nas três categorias seguintes: criminoso assassino, criminoso enérgico ou violento, e ladrão ou neurastênico.
Raffaele Garofalo.
Criminologia: A Teoria da _________, desenvolvida por Robert King Merton, foca na disjunção entre as metas culturais da sociedade e os meios institucionais disponíveis para alcançar essas metas.
Anomia.
Criminologia: A Teoria da ________________, desenvolvida por Edwin Sutherland, explica que o crime é aprendido através da associação com outros que cometem crimes, incluindo os comportamentos, técnicas e motivações para o crime. Sutherland é notavelmente conhecido por introduzir o conceito de crime de colarinho branco, argumentando que esses crimes são cometidos no contexto de uma ocupação respeitável. Portanto, esta teoria foi uma das primeiras a abordar diretamente e explicar os crimes de colarinho branco.
Associação Diferencial.