Direito Administrativo Flashcards
O que consiste o critério legalista do conceito de Direito Administrativo e qual crítica é feita a tal critério?
Critério Legalista: disciplina jurídica responsável pelo estudo das normas administrativas de um determinado país.
Crítica: não esclarece o que é norma administrativa.
O que consiste o critério do poder executivo do conceito de Direito Administrativo e qual crítica é feita a tal critério?
Critério do Poder Executivo: disciplina jurídica das atividades do poder executivo
Crítica: não levou em consideração que a função administrativa também é exercida pelos poderes legislativo e judiciário
O que consiste o critério do serviço público do conceito de Direito Administrativo, onde surgiu e qual crítica é feita a tal critério?
Critério do Serviço Público: surgiu na França e se desenvolveu em duas concepções ampla e restrita.
A primeira considerava serviço público em sentido amplo, abrangendo todas as funções do Estado (inclusive a judiciária).
Crítica: ultrapassa o objeto
A segunda adotava o sentido estrito de serviço público, compreendendo apenas as atividades materiais exercidas pelo Estado para a satisfação de necessidade coletivas, desde que submetidas a regime exorbitante de direito comum.
Crítica: deixa de lado matérias pertinentes ao direito administrativo como os serviços públicos exercidos parcialmente sob regime de direito privado
Qual era o expoente da escola do serviço público que adotava o sentido estrito?
Jèze
Quem eram os expoentes da escola do serviço público que adotava o sentido amplo?
Duguit e Bonnard
O que consiste o critério do das relações jurídicas do conceito de Direito Administrativo e qual crítica é feita a tal critério?
Critério das Relações Jurídicas: conjunto de normas que regem as relações jurídicas entre a Administração e os administrados.
Crítica: não leva em consideração que há outras disciplinas que também possuem esse objetivo, como o direito constitucional e o tributário. Além disso, deixa de fora as normas referente à organização interna da administração, à atividade por ela exercida e à disciplina jurídica atinente aos bens públicos
O que consiste o critério do teleológico (ou finalístico) do conceito de Direito Administrativo e qual crítica é feita a tal critério?
Critério Teleológico: conjunto de normas que disciplinam a atuação concreta do Estado para a consecução de seus fins
O que consiste o critério do negativo ou residual do conceito de Direito Administrativo e qual crítica é feita a tal critério?
Critério Negativo ou Residual: conjunto de normas que disciplinam as atividade desenvolvidas para a consecução dos fins públicos, excluídas a atividade legislativa ou jurisdicional, além das atividades patrimoniais, regidas pelo direito privado
O que consiste o critério da Administração Pública do conceito de Direito Administrativo e qual crítica é feita a tal critério?
Critério da Administração Pública: conjunto de princípios e normas que regem a Administração Pública
Um sistema administrativo é o regime adotado pelo Estado para o controle dos atos administrativos ilegais ou ilegítimos praticados pelo poder público nas diversas esferas e em todos os poderes. Diante disso, quais são os dois sistemas existentes e o que eles defendem?
Sistema Inglês (ou unicidade de jurisdição): todos os litígios podem ser levados ao Poder judiciário, o qual é o único que dispõe de competência para dizer o direito aplicável de forma definitiva e com força da coisa julgada.
Sistema Francês (ou de dualidade de jurisdição): é aquele em que se veda o conhecimento pelo poder judiciário de atos da administração pública, ficando este sujeito à chamada jurisdição especial do contencioso administrativo. Ou seja, há jurisdição administrativa e a jurisdição comum.
Quais são as hipóteses que se exige o prévio exaurimento ou a utilização da via administrativa para o ingresso no judiciário?
Ações relacionadas às competições desportivas só serão admitidas pelo Poder Judiciário após esgotadas as instâncias da justiça desportiva, a qual tem o prazo máximo de . dias para proferir a decisão final.
Ações relacionadas a atos administrativos que contrariem súmula vinculante só poderão ser objeto de reclamação ao STF depois de esgotadas as vias administrativas.
Habeas data é necessária a prova anterior indeferimento do pedido de informação de dados pessoais ou da omissão em atendê-lo
Quais são as fontes do Direito Administrativo?
A lei é a fonte primária.
A jurisprudência é fonte secundária. (se tiver força vinculante é fonte primária)
A Doutrina é fonte secundária.
Os Costumes Sociais é fonte indireta, só tem importância quando de alguma forma influenciam a produção legislativa ou a jurisprudência.
Os Costumes Administrativos, no caso de lacuna normativa, funciona como fonte secundária.
No que concerne ao princípio da indisponibilidade do interesse público, qual é a distinção realizada pela doutrina dos interesses públicos primários e secundários?
Primário: interesses diretos da coletividade, gerias, imediatos, como a prestação de serviços públicos, sendo, portanto, o conjunto de interesses da própria coletividade. (todos os interesses que justificam a existência da Administração)
Secundário: interesses imediatos dos Estado na qualidade de pessoa jurídica, meramente patrimoniais, em que o ente público busca aumentar suas riquezas ou diminuir seus gastos, isto é, formação e manutenção do seu patrimônio e composição de seu quadro de pessoal. (Para que a Administração possa atuar na satisfação dos interesses primários, ela precisa de um certo aparelhamento material e humano, e tal aparelhamento corresponde justamente aos interesses públicos secundários)
Os interesses secundários só serão legítimos se não forem contrários aos interesses primários
Para o STF, a existência de parentesco entre a autoridade nomeante e a nomeada é suficiente para a caracterização do nepotismo ?
Não, é necessária a prova concreta de subordinação.
Para o STF, os agentes políticos estão sujeitos à caracterização de nepotismo?
Não
O que é necessário para que haja, no âmbito dos concursos públicos, limitação de idade, atividade jurídica, altura… ?
É necessário que esteja previsto no edital, na lei da carreira e que sejam compatíveis com a atribuição do cargo.
A publicidade é condição de validade ou eficácia?
Eficácia
Qual a consequência para os atos imorais ou ineficientes?
A análise da eficiência e da moralidade é uma forma de controle de legalidade, não de mérito administrativo, razão pela qual os atos administrativos serão nulos.
É possível o princípio da eficiência ser utilizado como parâmetro de controle dos atos discricionários?
Não, enquanto o ato permanece discricionário, não pode o juiz se fazer substituir ao administrador para buscar dar força à eficiência, avaliando que determinada decisão política não foi a mais eficiente e que outra deveria ser adotada.
No entanto, se o ato desbordar da discricionariedade e ganhar força de arbitrariedade, poderia ser aplicado o controle do ato arbitrário.
Qual seria a diferença básica entre o princípio da razoabilidade e da proporcionalidade ?
O princípio da razoabilidade teria uma função negativa, isto é, não ultrapassar os limites do juridicamente aceitável e o princípio da proporcionalidade seria assinalado por uma função positiva, demarcando aqueles limites, indicando como se manter dentro deles.
O princípio da proporcionalidade é utilizado quando se coloca em ponderação dois princípios ou normas e afasta-se um em relação ao outro, no intuito de assegurar o cumprimento e o respeito aos direito fundamentais. Já o princípio da razoabilidade, sua convocação se dará quando as normas e atitudes fugirem ao senso comum.
No que consiste o princípio da autotutela?
É o princípio que permite à Administração rever seus próprios atos, de ofício, sem necessidade de provocação ou de recorrer ao Poder Judiciário, quando verificar que eles são ilegais (enseja a anulação ou cassação, a depender do momento) ou inoportunos (enseja a revogação), devendo a anulação ou a revisão de atos administrativos que repercutem na esfera de terceiros ser precedida de possibilidade de ampla defesa e contraditório.
Além disso, atualmente não mais se discute que a revisão ou anulação de ato administrativo está condicionada à análise da segurança jurídica. Ou seja, nem sempre o ato ilegal será passível de revisão/anulação
Qual a diferença entre autotutela e tutela administrativa?
Enquanto a autotutela permite à Administração rever seus próprios atos, de ofício, sem necessidade de provocação ou de recorrer ao Poder Judiciário, quando verificar que eles são ilegais, a Tutela Administrativa, também conhecida como supervisão ministerial ou controle finalístico, é o controle exercido pela Administração direta, entes políticos, sobre os entes da Administração indireta
No que se refere à interpretação de uma norma jurídica, qual o impacto doo princípio da segurança jurídica?
Evita a surpresa e a aplicação retroativa de interpretação maléfica ao administrado, quando há mudanças de interpretação de normas legais.
No que consiste a teoria do fato consumado? Qual o posicionamento do STJ e do STF ?
Para o STJ a teoria se aplica em situações excecionalíssimas, nas quais a inércia da administração ou a morosidade do judiciário deram ensejo a que situações precárias se consolidassem pelo decurso do tempo, visando preservar não só interesses jurídicos, mas interesses sociais já consolidados, não se aplicando, contudo, em hipóteses contrárias à lei, principalmente quando amparadas em provimento judicial de natureza precária.
Para o STF, prevalece o entendimento da inaplicabilidade da Teoria do Fato Consumado em posse decorrente de decisão precária. No entanto, em se tratando de decisão judicial transitada em julgado que determina o afastamento do cargo e a administração permanece inerte e deixa escoar o prazo legal para rever seu ato, aplica-se a Teoria do Fato Consumado.