Deficiência Ácido Fólico Flashcards

1
Q

Descrição geral sobre deficiência de folato (vitamina B9).

A

A deficiência de folato (vitamina B9) tem se tornado mais rara após a obrigatoriedade de sua suplementação em farinhas. Uma história clínica adequada pode identificar pacientes sob-risco de deficiência de folato, como gestantes, alcoólatras, indivíduos portadores de anemias hemolíticas, pacientes em uso de metotrexate ou medicações antiepilépticas. Os anticonvulsivantes associados a níveis diminuídos de ácido fólico são: carbamazepina, gabapentina, oxcarbazepina, fenitoína ou valproato28. Na tabela 7 estão exemplificadas as principais causas de deficiência de folato.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais as possíveis causas da deficiência de folato (vitamina B9)
8

A

Baixa ingestão

Má absorção por anormalidades do jejuno (doença celíaca, ressecção jejunal, espru tropical)

Má absorção induzida por drogas (sulgassalazina - Possui ação anti-reumatoide e também é utilizada no tratamento da doença intestinal inflamatória crônica)

Necessidade aumentada (gestação/prematuridade, anemias hemolíticas crônicas, neoplasias, doenças inflamatórias crônicas)

Aumento da perda (doenças de pele, diálise)

Anormalidades adquiridas do metabolismo do folato

Anormalidades hereditárias da absorção e do metabolismo do folato,

Mecanismos complexos ou desconhecidos (abuso de álcool, drogas anticonvulsivantes, contraceptivos orais)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais as alterações laboratoriais na deficiência de folato? Quanto tempo leva para o folato plasmático diminuir?

A
MACROCITOSE
NEUTRÓFILOS POLISSEGMENTADOS
BILIRRUBINA INDIRETA AUMENTADA
RETICULÓCITOS BAIXOS
DHL ALTO ( aumento do LDH é normalmente indicativo de lesão em órgãos ou tecidos. Isso porque como consequência do dano celular, o LDH contido dentro das células é liberado e fica circulante na corrente sanguínea, sendo sua concentração avaliada por meio de exame de sangue)

MIELOGRAMA: MATURAÇÃO MEGALOBLÁSTICA CARACTERÍSTICA
DOSAGEM DE ÁC FOLICO PODE AJUDAR

Do mesmo modo que na deficiência de vitamina B12, a manifestação hematológica mais comum é a macrocitose, sendo possível alteração em qualquer outra série.

Neutrófilos polissegmentados, aumento de bilirrubina indireta e do DHL e reticulócitos baixos também são observados.

O mielograma também apresenta maturação megaloblástica característica.

A dosagem de ácido fólico reflete o status e consumo recente dessa vitamina e isso deve ser considerado na interpretação do teste.

Geralmente, o folato plasmático diminui em 3 semanas, sendo que os sintomas de sua deficiência aparecem mais rapidamente em comparação à deficiência de vitamina B12.

.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Por que é preciso excluir deficiência de vitamina B12 antes de iniciar a reposição de folato?

A

Deve-se ficar atento ao fato de que a reposição de folato em pacientes com deficiência de vitamina B12 pode melhorar a anemia, mas piorar a manifestação neurológica. Por isso não é recomendada a reposição de ácido fólico sem antes excluir deficiência de vitamina B12

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Qual a dosagem para reposição de folato?

A

Na anemia megaloblástica por deficiência de ácido fólico deve-se repor com 5mg/dia por 4 meses, desde que o fator causal tenha sido eliminado. Em casos de síndrome má absortiva são sugeridas doses mais elevadas, de até 15mg/dia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como deve ser a suplementação profilática de folato e em quais casos ela é indicada?

A

Suplementação profilática está indicada em síndromes hemolíticas crônicas e insuficiência renal, com dose que varia de 5mg por semana até 5mg por dia, dependendo da dieta e do grau da hemólise.

O uso profilático de folato em gestantes é desejável desde o início da gravidez ou até mesmo antes de engravidar (nos casos de gestação planejada), pois o tubo neural do embrião se fecha com aproximadamente 3 semanas. Uma dose de 400mcg diária parece ser efetiva, devendo ser aumentada para 4mg nos casos de a gestante estar em uso de anticonvulsivantes ou apresentar história prévia de embrião/feto com defeito de fechamento de tubo neural.

Nos pacientes reumatológicos em uso de metotrexato, deve-se prescrever 5mg de ácido fólico na manhã seguinte ao da dose de metotrexato. Caso ocorra comprometimento hematológico importante pelo uso do metotrexato, está indicado o uso de ácido folínico, 15mg a cada 6 horas por 2 a 8 doses (de acordo com a dose de metotrexato). É importante ressaltar que o ácido folínico não é mais efetivo que o ácido fólico na prevenção dos efeitos colaterais do metotrexato (embora reverta alterações hematológicas), esteve associado à diminuição da efetividade dessa medicação e tem custo mais elevado, razões pelas quais seu uso deve ser restrito à indicação acima referida

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly