CP Flashcards
comete o crime de apropriação indébita o sócio administrador, nomeado depositário judicial,
que deixa de transferir o montante penhorado do faturamento da empresa para a conta judicial determinada pelo juízo da execução
ERRADO
NÃO comete - , pois ausente a elementar “coisa alheia”, a conduta do paciente é atípica, visto tratar-se de apoderamento de coisa própria
A revogação do acordo de não persecução penal não exige que o investigado seja intimado para justificar o descumprimento das condições impostas na avença.
CERTO
AgRg no HC 809.639-GO, Rel. Ministro Jesuíno Rissato (Desembargador convocado do TJDFT), Sexta Turma, por unanimidade, julgado em 17/10/2023, DJe 20/10/2023. (Info 795 - STJ)
Ainda que indeferido o pedido de refúgio, a concessão de residência permanente ao estrangeiro equivale a uma anistia legal para os crimes de uso de documento falso e falsificação de documento público, conforme estabelecido no art. 10, parágrafo 1º, da Lei n. 9.474/1997 em relação aos refugiados.
CERTO
AREsp 2.346.755-SP, Rel. Ministro Ribeiro Dantas, Quinta Turma, por unanimidade, julgado em 7/11/2023, DJe 13/11/2023. (Info 795 - STJ)
O plantio e a aquisição das sementes da Cannabis sativa, para fins medicinais, não configuram conduta criminosa, independente da regulamentação da ANVISA.
CERTO
AgRg no HC 783.717-PR, Rel. Ministro Messod Azulay Neto, Rel. para acórdão Ministro Jesuíno Rissato (Desembargador convocado do TJDFT), Terceira Seção, por maioria, julgado em 13/9/2023, DJe 3/10/2023. (Info 794 - STJ)
é possível a elevação da pena por circunstância agravante, na fração maior que 1/6, utilizando como fundamento unicamente a reincidência específica do réu.
ERRADO
A reincidência específica como único fundamento só justifica o agravamento da pena em fração mais gravosa que 1/6 em casos excepcionais e mediante detalhada fundamentação baseada em dados concretos do caso.
A restituição imediata e integral do bem furtado não constitui, por si só, motivo suficiente para a incidência do princípio da insignificância.
CERTO
O crime de apropriação indébita previdenciária, previsto no art. 168-A, § 1.º, inciso I, do Código Penal, possui natureza de delito material, que só se consuma com a constituição definitiva, na via administrativa, do crédito tributário, consoante o disposto na Súmula Vinculante n. 24 do Supremo
CERTO Tema 1166
Não é possível a unificação das penas de reclusão e de detenção, na fase de execução penal, para fim de fixação do regime prisional inicial
ERRADO
ser cabível a soma de tais penas, pois são reprimendas da mesma espécie (privativas de liberdade), Info nº 791 - STJ
A apreensão de munição, ainda que em pequena quantidade e desacompanhada de artefato, no mesmo contexto de tráfico de drogas, impede o reconhecimento da atipicidade material pela insignificância.
CERTO
JURIS EM TESE 219
É aplicável o princípio da insignificância ao delito de violação de direito autoral.
ERRADO!
não se aplica o princípio da insignificância nos crimes de violação dos direitos autorais. Precedentes. STJ. 6ª Turma. AgRg no AREsp 564.077/DF, Rel. Min. Rogerio Schietti Cruz, julgado em 22/8/2017.
Não se aplica o princípio da insignificância na hipótese em que o agente introduz no território nacional medicamentos não autorizados pelas autoridades competentes, diante da potencial lesividade à saúde pública.
CERTO
STJ. 6ª Turma. AgRg no REsp 2.044.314/RS, Rel. Min. Jesuíno Rissato (Desembargador Convocado do TJDFT), julgado em 14/8/2023.
O princípio da insignificância não se aplica aos delitos do art. 33, caput, e do art. 28 da Lei de Drogas, pois são crimes de perigo abstrato ou presumido.
CERTO
STJ. 6ª Turma. AgRg no RHC 147.158/SP, Rel. Min. Rogerio Schietti Cruz, julgado em 25/5/2021.
Desde que a pena privativa de liberdade seja substituída por restritiva de direitos, justifica-se a recusar a aplicação do efeito de perda do cargo previsto no art. 92, I, do CP
ERRADO
Não há qualquer incompatibilidade entre o efeito de perda do cargo previsto no art. 92, I, do Código Penal e a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.
Para que configure a qualificadora da destreza, é necessário que o agente tenha subtraído o bem com
excepcional habilidade, ainda que seja descoberto
ERRADO
sem ser descoberto
A contratação de serviços espirituais para provocar a morte de autoridades configura crime de ameaça
ERRADO
não !!