ADM Flashcards
O valor recebido por Ministros de Estado pela participação em conselhos de empresas públicas e sociedades de economia mista submete-se ao teto remuneratório constitucional?
Em regra: NÃO
Exceção: deve ser respeitado o teto se a empresa pública ou sociedade de econômica mista receber recursos da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral.
É imprescindível a exigência de avaliação de desempenho para a ascensão funcional de servidores, ainda que no período em que estiverem afastados do cargo para exercício de mandato eletivo federal
ERRADO
PRESCINDÍVEL
imprescindível seria para promoção
A Justiça do Trabalho é competente para julgar ação ajuizada por servidor celetista contra o Poder Público, em que se pleiteia parcela de natureza administrativa
ERRADO
Justiça comum!
É inconstitucional a utilização da colaboração premiada, nos termos da Lei 12.850/2013, no âmbito civil, em ação civil pública por ato de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público
ERRADO
é constitucional
O acordo de colaboração premiada em ação de improbidade, deve ser celebrado pelo Ministério Público, obrigatoriamente com interveniência da pessoa jurídica interessada e devidamente homologado pela autoridade judicial;
CERTO!
A impossibilidade de obtenção dos registros acerca dos dias não trabalhados ou das horas compensadas é óbice para reconhecer o direito da parte autora em descontar os dias não trabalhados pelos servidores públicos, em decorrência da suspensão temporária do contrato de trabalho.
ERRADO
não pode tornar-se um óbice
até porque o referido desconto somente será implantado após prévio procedimento administrativo em que será assegurado ao servidor o exercício do contraditório e da ampla defesa.
É possível a compensação de créditos decorrentes da aquisição de imóveis em contrato administrativo firmado entre empresa pública e particular, mesmo sem autorização deste
CERTO
O prazo decadencial para que a administração promova a autotutela, previsto no art. 54 da Lei n. 9.784/1999, aplica-se tanto aos atos nulos, quanto aos anuláveis.
CERTO
Em se tratando de atos de que decorram efeitos patrimoniais contínuos, como aqueles decorrentes de pagamentos de vencimentos e de pensões, ocorridos após a entrada em vigor da Lei n. 9.784/1999, nos quais haja pagamento de vantagem considerada irregular pela administração, o prazo decadencial de cinco anos é renovado a cada pagamento indevido
ERRADO
a partir da percepção do primeiro pagamento indevido
Na via do mandado de segurança, é possível valorar a congruência entre a conduta apurada e a capitulação da pena de demissão aplicada no processo administrativo disciplinar.
CERTO
A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados.
CERTO
A oitiva de membro da comissão processante, da autoridade julgadora ou da autoridade instauradora como testemunha ou informante no bojo de outro processo administrativo ou até mesmo penal que envolva o investigado enseja, por si só, o reconhecimento da quebra da imparcialidade.
ERRADO
Não enseja por si só
A participação de membro do Ministério Público em conselho da polícia civil não torna nulo o procedimento administrativo disciplinar instaurado para processar e para julgar servidor público estadual, por prática de ato infracional.
ERRADO
TORNA NULO!
É possível o imediato cumprimento da penalidade aplicada na conclusão de processo administrativo disciplinar
CERTO
uma vez que os recursos administrativos e os pedidos de reconsideração, em regra, não possuem efeito suspensivo automático.
É possível o aproveitamento de prova produzida em processo administrativo disciplinar declarado nulo para a instrução de novo PAD
CERTO
desde que seja assegurado o contraditório e a ampla defesa, e que o vício que ensejou referida nulidade não recaia sobre a prova que se pretende aproveitar.