Corrimento Vaginal Flashcards
Como é o corrimento vaginal fisiológico?
Leitoso, transparente, de pH entre 3,8 e 4,5, de volume variável.
Qual a importância do epitélio escamoso para a manutenção do pH vaginal?
Das células superficiais do epitélio escamoso provém o glicogênio usado pelos lactobacilos acidófilos para produzir ácido lático, que mantém o pH vaginal.
Quais os mecanismo de defesa da vagina?
A partir de lactobacilos acidófilos há a produção de ácido lático, que mantém o pH ácido, sendo importante para evitar a proliferação de bactérias patogênicas e peróxido de carbono que inibe a proliferação anaeróbica.
Outros mecanismos protetores são o muco da cérvice, que tem ação bactericida, a integridade da mucosa, as células de defesa e os anticorpos
Explique que elementos favorecem o crescimento de flora bacteriana patogênica em uma mulher pós menopausa.
O hipoestrogenismo que ocorre na menopausa causa um epitélio vaginal atrófico, com células pobres em glicogênio. Dessa forma, os lactobacilos acidófilos não tem substrato para produzir ácido lático, tornando o pH mais alcalino, o que favorece o crescimento de bactérias patogênicas.
Cite e explique alguns fatores predisponentes para desequilíbrio patogenias do TGI?
Uso de antibióticos, esteroides e imunossupressores, que destroem o microbioma, permitindo a proliferação de Candida.
Trauma, pois afeta a integridade da mucosa.
Uso de DIU e absorventes internos de modo inadequado, pois como um corpo estranho pode levar a um desequilíbrio.
Hiperestrogenismo, pois o epitélio escamoso torna-se hipertrófico, havendo abundância de glicogênio para que os lactobacilos acidófilos acidifiquem o meio, levando a facilitação da proliferação de Candida.
O hipoestrogenismo que ocorre na menopausa causa um epitélio vaginal atrófico, com células pobres em glicogênio. Dessa forma, os lactobacilos acidófilos não tem substrato para produzir ácido lático, tornando o pH mais alcalino, o que favorece o crescimento de bactérias patogênicas.
Diabetes, pois o açúcar é alimento para a Candida e por conta da conversão periférica de glicogênio pela aromatase do excesso de tecido adiposo, levando a um quadro de hiperestrogenismo.
Hospitalização prolongada: estresse e falta de higiene
Qual o agente etiológico predominante da vaginose bacteriana?
Gardnerella vaginalis
Qual o efeito nocivo do tabagismo para a defesa do TGI?
Destruição das células de Langenhans, o que prejudica a imunidade celular.
Quais os fatores predisponentes para vaginose bacteriana?
Múltiplos parceiros sexuais, novo parceiro sexual, mulheres que fazem sexo com mulheres, uso de DIU, espermicida, história prévia de vaginose bacteriana, duchas vaginais, hábitos de higiene e tabagismo.
Qual a patogênese da vaginose bacteriana?
Ocorre a redução da população de lactobacilos acidófilos produtores de acido lático, tornando o pH mais alcalino, o que favorece o crescimento de bactérias patogênicas, como a Gardnerella vaginalis, e a produção de succinato. Ocorre a produção de enzimas proteolíticas que quebram peptídeos em aminas, que geram um odor muito fétido.
Qual o quadro clínico da vaginose bacteriana?
Odor fétido, que piora em contato com substâncias alcalinas, como sangue e esperma. Não é acompanhado de reação inflamatória!
Quais os critérios diagnósticos para vaginose bacteriana?
Critérios de Amsel:
Corrimento branco, acinzentado, fluido e microbolhoso
pH acima de 4,5
Teste das aminas positivo: odor aumenta à adição de peróxido de potássio (10%)
Presença de clue cells à microscopia
Quais aspectos vistos à microscopia na vaginose bacteriana?
Clue cells (bactérias anaeróbias que grudam na superfície das células epiteliais), ausência de bacilos acidófilos e ausência de polimorfonucleados
Quais as complicações da vaginose bacteriana?
Cervicite mucopurulenta e DIP ITU de repetição Aquisição de HIV, HSV2, clamídia e gonococo Infecção no pós opertório Parto pré maturo
V ou F: Na vaginose bacteriana o tratamento do parceiro iferece benefícios.
Falso, não é DST.
Como é a patogênese da vaginose citolítica?
Pelo aumento da proliferação de lactobacilos, há aumento da produção de ácido lático e peróxido de hidrogênio, o pH se torna menor que 3,5 e gera lise das células.