Contratos Administrativos Flashcards
No que consiste um contrato?
Um acordo de vontades, pelo qual duas ou mais pessoas se comprometem a honrar determinadas obrigações.
PARA FIXAR
Um contrato, seja de natureza privado ou público, possui três elementos:
1) acordo voluntário de vontades interesses das partes 2) são antagônicos
3) produção de efeitos jurídicos para ambas as partes (criando direitos e obrigações recíprocos)
A quem compete legislar a respeito de normas gerais sobre contratações?
União.
PARA FIXAR
Repare que, quando a nova lei foi publicada, já existiam milhares de contratos em vigor, regidos pela Lei 8.666/1993 ou pela Lei 12.462/2011 (que serão revogadas dentro do prazo de 2 anos). Então, o legislador cuidou de prever regras de transição (arts. 190-191), para definir quais regras seriam aplicáveis a eles.
Nesse sentido, se o contrato foi assinado antes da publicação da Lei 14.133, ele “continuará a ser regido de acordo com as regras previstas na legislação revogada”. Ou seja, para os contratos anteriores à Lei 14.133, continuam valendo as regras “antigas” (art. 190).
Além disso, se, dentro do prazo de 2 anos, a Administração optar por celebrar um contrato regido pela “lei antiga”, ele continuará sendo regido por aquelas normas durante toda sua vigência, mesmo após a publicação da Lei 14.133 (art. 191, p.u.).
No que consiste um “contrato da administração”?
Todo e qualquer contrato celebrado pela Administração Pública, seja sob regime de direito público ou privado.
No que consiste um “contrato administrativo”?
Ajuste firmado entre a Administração Pública e um particular, regulado basicamente pelo direito público, e tendo por objeto uma atividade que, de alguma forma, traduza interesse público
CERTO OU ERRADO
Nos contratos de direito privado, a Administração se nivela ao particular, caracterizando-se uma relação jurídica marcada pela horizontalidade. Já nos contratos administrativos, a Administração age como poder público, fazendo uso de todo seu poder de império sobre o particular, sendo marcados pela verticalidade.
CERTO!
CERTO OU ERRADO
Os contratos celebrados pela Administração podem ser submetidos a regime integralmente de direito privado ou integralmente de direito público.
ERRADO! Um contrato celebrado pela Administração nunca pode ser totalmente privado ou totalmente público. O que vai ocorrer é a predominância de um sobre o outro.
CERTO OU ERRADO
O contrato administrativo geralmente é consensual e, em regra, formal, oneroso, comutativo e realizado intuitu personae.
ERRADO! Ele SEMPRE é consensual. De fato, também em regra, é formal, oneroso, comutativo e realizado intuitu personae.
PARA FIXAR
Como regra geral, quais as formas dos contratos administrativos?
Pode ser em formato eletrônico ou escritos em papel, por meio de termo de contrato (ou instrumento de contrato).
É admitido o contrato verbal firmado por parte da administração?
Em regra, não. É admitido apenas para pequenas compras e serviços de pronto pagamento
(até R$ 11.981,20).
Como deverá ser formalizado o contrato que versar sobre direitos reais sobre imóveis (como o contrato de compra e venda de um prédio, por exemplo)?
Por escritura pública.
também deverá ser divulgada ao público em geral
Como regra geral, o instrumento de contrato é obrigatório.
Todavia, o instrumento de contrato passa a ser facultativo em dois casos. Que casos são esses?
1) dispensa de licitação por baixo valor (art. 75, I e II)
2) compras com entrega imediata e integral dos bens adquiridos e dos quais não resultem obrigações futuras, inclusive quanto a assistência técnica, independentemente de seu valor.
Como regra geral, o instrumento de contrato é obrigatório.
É facultativo nos seguintes casos:
I - dispensa de licitação por baixo valor (art. 75, I e II)
II - compras com entrega imediata e integral dos bens adquiridos e dos quais não resultem obrigações futuras, inclusive quanto a assistência técnica, independentemente de seu valor.
Caso não utilize o instrumento de contrato, a Administração deverá substituí-lo pelo que?
Por outros documentos hábeis, como carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço.
CERTO OU ERRADO
Os contratos administrativos têm caráter exclusivamente oneroso.
ERRADO! Via de regra deve ser oneroso, ou seja, poder público se compromete a entregar uma contraprestação (em geral, financeira) à empresa contratada que cumprir suas obrigações contratuais.
Mas se for celebrado pactuando a alienação de determinado bem por parte da Administração, o ônus financeiro será do particular.
CERTO OU ERRADO
Em todos os casos, os contratos administrativos não são gratuitos.
CERTO!
PARA FIXAR
As cláusulas exorbitantes não desnaturam a comutatividade dos contratos administrativos, uma vez que o particular tem garantida, mesmo nos casos de alteração unilateral do contrato, a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do contrato (isto é, a manutenção da equivalência das obrigações).
Portanto, mesmo diante das cláusulas exorbitantes, o contrato continua administrativo sendo comutativo, com prestações equivalentes e economicamente equilibradas.
CERTO OU ERRADO
Se uma empresa foi selecionada para ser contratada, é aquela própria empresa quem deverá prestar os serviços ou fornecer as mercadorias contratadas, sendo vedado os casos de subcontratação.
ERRADO! É admitido subcontratação em partes da obra, do serviço ou do fornecimento até o limite autorizado, em cada caso, pela Administração.
Art. 122. Na execução do contrato e sem prejuízo das responsabilidades contratuais e legais, o contratado poderá subcontratar partes da obra, do serviço ou do fornecimento até o limite autorizado, em cada caso, pela Administração.
CERTO OU ERRADO
A subcontratação, quando admitida, poderá ser em relação a partes do contrato ou à sua integralidade.
ERRADO! A subcontratação é admitida apenas para parte do contrato, não para sua integralidade. O limite da subcontratação é previsto pela administração.
CERTO OU ERRADO
Quando a empresa contratada subcontratar parte do objeto, ela continuará responsável pelas obrigações legais ou contratuais inicialmente assumidas.
CERTO!
Por quem e de que forma as cláusulas dos contratos administrativos são fixadas?
Unilateralmente pela Administração.