Serviço Público e Regulação Estatal Flashcards
De acordo com a Constituição Federal de 1988, incumbe ao Poder Público, diretamente ou sob regime de _________ ou _________, a prestação de serviços públicos.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, incumbe ao Poder Público, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, a prestação de serviços públicos.
Sobre o serviço público, a lei deve dispor sobre o regime de _________, os direitos dos ________, a política _________, a obrigação de manter _______ ________ e, ainda, sobre as reclamações relativas à prestação dos seus ________.
Sobre o serviço público, a lei deve dispor sobre o regime de delegação, os direitos dos usuários, a política tarifária, a obrigação de manter serviço adequado e, ainda, sobre as reclamações relativas à prestação dos seus serviços.
A titularidade da prestação dos serviços públicos cabe ao:
Poder Público.
A titularidade da prestação dos serviços públicos cabe ao Poder Público, que poderá prestá-lo diretamente (por seus ________ _____) ou indiretamente (pelos regimes de _________ ou _________).
A titularidade da prestação dos serviços públicos cabe ao Poder Público, que poderá prestá-lo diretamente (por seus próprios meios) ou indiretamente (pelos regimes de concessão ou permissão).
A Constituição Federal ainda prevê uma terceira forma de prestação indireta, que é a ___________ de serviços públicos, porém, abrange apenas uma _______ das hipóteses de serviço público.
A Constituição Federal ainda prevê uma terceira forma de prestação indireta, que é a autorização de serviços públicos, porém, abrange apenas uma parcela das hipóteses de serviço público.
RESUMINDO
A forma indireta de prestação de serviço público é por concessão, permissão e autorização. Essa última abrange apenas UMA PARCELA DAS HIPÓTESES.
A forma indireta de prestação de serviço público por autorização abrange apenas uma parcela das hipóteses de serviço público. Tratam de atividades relacionadas com a _________ __________ (em sentido _____). Assim, podem ser exploradas com a finalidade de _____.
A forma indireta de prestação de serviço público por autorização abrange apenas uma parcela das hipóteses de serviço público. Tratam de atividades relacionadas com a atividade econômica (em sentido amplo). Assim, podem ser exploradas com a finalidade de lucro.
Os serviços públicos são de titularidade do Estado e, portanto, só poderão ser desenvolvidos pela iniciativa privada por meio de:
delegação.
CERTO OU ERRADO:
A iniciativa privada não pode prestar esses serviços públicos por livre iniciativa.
ERRADO! É necessário delegação do Poder Público.
Existem atividades que, pela relevância social, devem ser prestadas pelo Estado e, nesse caso, serão serviços públicos. São casos relacionados aos serviços de:
saúde e educação.
Art. 199. A assistência à _____ é livre à iniciativa privada.
Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.
Art. 199 § 1º - As instituições privadas poderão participar de forma complementar do _______ ______ __ _____, segundo diretrizes deste, mediante ________ de direito público ou ________, tendo preferência as entidades _____________ e as ___ ____ __________.
Art. 199 § 1º - As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.
§ 2º - É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às:
instituições privadas com fins lucrativos.
CERTO OU ERRADO:
Os serviços de saúde e educação quando prestados pela iniciativa privada não necessitarão de delegação por parte do setor público.
CERTO!
CERTO OU ERRADO:
Os serviços que não se enquadram nas atividades econômicas, podem ser prestados pela iniciativa privada desde que haja delegação do setor públio.
ERRADO! Não é necessário delegação.
O controle estatal ocorrerá apenas dentro do exercício do poder de:
polícia.
A doutrina apresenta três escolas ou correntes sobre o conceito de serviço público:
- escola essencialista ou materialista;
- escola subjetivista;
- escola formalista
Para a corrente da escola essencialista ou materialista, uma atividade será considerada serviço público em função de suas ________ _______________. Os essencialistas entendem que o conceito de serviço público se relaciona
com o aspecto ________ da atividade. Assim, as atividades que buscam a satisfação das ____________ _________ _____________ devem ser consideradas serviços públicos.
Para a corrente da escola essencialista ou materialista, uma atividade será considerada serviço público em função de suas próprias caractetrísticas. Os essencialistas entendem que o conceito de serviço público se relaciona
com o aspecto material da atividade. Assim, as atividades que buscam a satisfação das necessidades coletivas fundamentais devem ser consideradas serviços públicos.
A corrente da escola subjetivista considera como serviço público a atividade prestada pelo ______ ou por suas _________ _______________. Ela considera, portanto, o _______ o responsável pelo serviço.
A corrente da escola subjetivista considera como serviço público a atividade prestada pelo Estado ou por suas entidades administrativas. Ela considera, portanto, o sujeito o responsável pelo serviço.
A corrente da escola formalista ou legalista entende que serviço público é a atividade que o ___________ ________ determine que seja prestada sob regime jurídico de _______ _______. Nesse caso, é a ____________ e a ___ que definem o que será serviço público.
A corrente da escola formalista ou legalista entende que serviço público é a atividade que o ordenamento jurídico determine que seja prestada sob regime jurídico de direito público. Nesse caso, é a Constituição e a lei que definem o que será serviço público.
não é possível analisar o conteúdo da atividade em si para definir o que é serviço público
Qual a corrente de escola de serviço público adotado no Brasil?
A corrente da escola formalista ou legalista.
PARA FIXAR
Definição de serviço público por Bandeira de Mello:
Serviço público é toda atividade de oferecimento de utilidade ou comodidade material destinada à satisfação da coletividade em geral, mas fruível singularmente pelos administrados, que o Estado assume como pertinente a seus deveres e resta por si mesmo ou por quem lhe faça as vezes, sob um regime de Direito Público –portanto, consagrador de prerrogativas de
supremacia e de restrições especiais –, instituído em favor dos interesses definidos como públicos no sistema normativo.
Segundo Bandeira de Mello, “conclui-se, pois espontaneamente, que a noção de serviço público há de se compor necessariamente de dois elementos: (a) um deles, que é seu substrato material, consiste na prestação de -________ ou __________ _______ singularmente pelos administrados; o outro, (b) traço ______ indispensável, que lhe dá justamente o caráter de noção jurídica, consiste em um específico regime de _______ _______, isto é, numa “unidade normativa”.
Segundo Bandeira de Mello, “conclui-se, pois espontaneamente, que a noção de serviço público há de se compor necessariamente de dois elementos: (a) um deles, que é seu substrato material, consiste na prestação de utilidade ou comodidade fruível singularmente pelos administrados; o outro, (b) traço formal indispensável, que lhe dá justamente o caráter de noção jurídica, consiste em um específico regime de direito público, isto é, numa “unidade normativa”.
Conceito de serviço público por Hely Lopes Meirelles:
“Serviço público é todo aquele prestado pela _____________ ou por seus _________, sob normas e controles ________, para satisfazer necessidades essenciais ou secundárias da ____________ ou simples _____________ do Estado.”
Conceito de serviço público por Hely Lopes Meirelles:
“Serviço público é todo aquele prestado pela Administração ou por seus delegados, sob normas e controles estatais, para satisfazer necessidades essenciais ou secundárias da coletividade ou simples conveniência do Estado.”
Definição de serviço público por Alexandre Santos de Aragão:
“Serviços públicos são as atividades de prestação de utilidades econômicas a indivíduos determinados, colocados pela ____________ ou pela ___ a cargo do Estado, com ou sem reserva de titularidade, e por ele desempenhadas diretamente ou por seus ____________, gratuita ou remuneradamente, com vistas ao bem-
estar da ___________.”
Definição de serviço público por Alexandre Santos de Aragão:
“Serviços públicos são as atividades de prestação de utilidades econômicas a indivíduos determinados, colocados pela Constituição ou pela lei a cargo do Estado, com ou sem reserva de titularidade, e por ele desempenhadas diretamente ou por seus delegatários, gratuita ou remuneradamente, com vistas ao bem-
estar da coletividade.”
Definição de serviço público por José dos Santos Carvalho Filho:
Serviço público é “toda atividade prestada pelo ______ ou por seus _________, basicamente sob regime de direito _______, com vistas à satisfação de necessidades ___________ e ___________ da coletividade.”
Definição de serviço público por José dos Santos Carvalho Filho:
Serviço público é “toda atividade prestada pelo Estado ou por seus delegados, basicamente sob regime de direito público, com vistas à satisfação de necessidades essenciais e secundárias da coletividade.”
Celso Antônio Bandeira de Mello considerou dois elementos no conceito de serviço público:
substrato material e elemento formal.
Celso Antônio Bandeira de Mello considerou dois elementos no conceito de serviço público: substrato material e elemento formal. Todavia, Maria Sylvia Zanella Di Pietro apresenta um terceiro elemento:
o subjetivo.
Podemos esquematizar os três elementos do conceito de serviço público:
a) elemento subjetivo;
b) elemento formal; e
c) elemento material
O elemento formal do conceito de serviço público diz respeito ao:
regime jurídico de Direito Público.
O elemento material do conceito de serviço público trata da _________ ou ___________ do serviço.
O elemento material do conceito de serviço público trata da utilidade ou comodidade do serviço.
Art. 175. Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de _________ ou ___________, sempre através de _________, a prestação de serviços públicos.
Art. 175. Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos.
CERTO OU ERRADO:
O serviço público é incumbência do Poder Público e sempre dependerá de participação do Estado, salvo quando prestado por delegação a entidade privada.
ERRADO! Mesmo quando delegado a alguma entidade privada o Estado terá participação.
isso não significa que será o Estado que sempre prestará a atividade, uma vez que se admite a prestação direta ou indireta
Segundo o elemento subjetivo do conceito de serviço público, a sua criação é feita por ___ e corresponde a uma _____ do Estado; este assume a execução de determinada atividade que, por sua importância para a coletividade, parece não ser conveniente ficar dependendo da iniciativa _______;
A gestão do serviço público incumbe ao ______, que pode fazê-lo diretamente (pelos meios _________ que compõem a _____________ _______ da _____, dos _______ e __________) ou indiretamente, por meio de _________ ou _________, ou de _______ _________ criadas pelo Estado com essa finalidade.
Segundo o elemento subjetivo do conceito de serviço público, a sua criação é feita por lei e corresponde a uma opção do Estado; este assume a execução de determinada atividade que, por sua importância para a coletividade, parece não ser conveniente ficar dependendo da iniciativa privada;
A gestão do serviço público incumbe ao Estado, que pode fazê-lo diretamente (pelos meios próprios que compõem a Administração Pública centralizada da União, dos estados e dos municípios) ou indiretamente, por meio de concessão ou permissão, ou de pessoas jurídicas criadas pelo Estado com essa finalidade.
ATENÇÃO
A doutrina é bastante conflitante quando se fala em princípios do serviço público.
Maria Sylvia Zanella Di Pietro, a partir dos ensinamentos da doutrina francesa, apresenta três princípios do serviço público:
(a) continuidade do serviço público;
(b) mutabilidade do regime jurídico; e
(c) igualdade dos usuários.
José dos Santos Carvalho Filho dispõe quatro princípios dos serviços públicos:
(a) generalidade;
(b) continuidade;
(c) eficiência; e
(d) modicidade.
Celso Antônio Bandeira de Mello faz uma análise dos princípios propostos por vários doutrinadores, concluindo pela existência de dez princípios que constituem o aspecto formal do conceito de serviço público, ou seu regime jurídico:
a) dever inescusável do Estado de promover-lhe a prestação: o Estado deve obrigatoriamente prestar os serviços públicos, seja direta ou indiretamente.
b) princípio da supremacia do interesse público: como pilar do regime jurídico-administrativo, deve prevalecer o interesse da coletividade
c) princípio da adaptabilidade: a prestação de serviços públicos deve estar em constante atualização e modernização
d) princípio da universalidade: o serviço deve ser aberto à generalidade do público, isto é, devem alcançar a maior amplitude possível de usuários;
e) princípio da impessoalidade: não pode existir nenhuma forma de discriminação entre os usuários;
f) princípio da continuidade: representa a impossibilidade de interrupção dos serviços
g) princípio da transparência
h) princípio da motivação: o dever de motivar
i) princípio da modicidade das tarifas: os serviços devem ser remunerados a preços módicos (baixo)
j) princípio do controle (interno e externo): a prestação dos serviços deve ser fiscalizada pelo Estado ou por meio de órgãos de outros poderes (Ministério Público, Poder Judiciário, Congresso Nacional, Tribunal de Contas da União, etc.).
Os serviços públicos podem ser classificados em:
- Serviços coletivos (gerais) e singulares (individuais)
- Serviços delegáveis e indelegáveis
- Serviços Próprios e impróprios
essa é a mais pacífica das classificações e costuma ser adotada, inclusive, pelo Supremo Tribunal Federal
Os serviços públicos gerais (uti universi) são aqueles prestados a ____ _ ___________ de forma _________. Logo, não é possível _________ o quanto cada usuário usufrui do serviço.
Os serviços públicos gerais (uti universi) são aqueles prestados a toda a coletividade de forma indistinta. Logo, não é possível mensurar o quanto cada usuário usufrui do serviço.
São exemplos de serviços gerais:
- a conservação de vias públicas
- a iluminação pública
- a varrição de ruas e praças
- o policiamento urbano
- a garantia de segurança nacional
- a defesa de fronteiras, etc.
Os serviços públicos singulares (uti singuli) são aqueles em que é possível _________ a sua prestação individual, ou seja, o quanto cada usuário _______ do serviço.
Os serviços públicos singulares (uti singuli) são aqueles em que é possível mensurar a sua prestação individual, ou seja, o quanto cada usuário utiliza do serviço.
mesmo que o serviço se destine à coletividade como um todo, é possível mensurar individualmente o quanto cada usuário utilizou do serviço
São exemplos de serviços públicos singulares:
- energia elétrica
- água encanada
- telefonia
- gás canalizado
- coleta domiciliar de lixo, etc.
PARA FIXAR
O Supremo Tribunal Federal já utilizou a denominação serviços divisíveis (ou específicos) e indivisíveis (ou gerais) para se referir, respectivamente, aos serviços singulares e coletivos.
São passíveis de remuneração por meio de taxas a utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos:
específicos e divisíveis (singulares).
É permitido a cobrança de taxas nos serviços públicos gerais?
NÃO!!! Apenas nos singulares.
Os serviços públicos indelegáveis são aqueles que só podem ser prestados pelo ______ ou pelas __________ _______________ __ _______ _______, como o exercício do _____ __ ________ e os serviços ___________.
Os serviços indelegáveis são aqueles que só podem ser prestados pelo Estado ou pelas entidades administrativas de direito público, como o exercício do poder de polícia e os serviços judiciais.
Os serviços públicos delegáveis são aqueles que podem ser prestados pelo ______, pelas _________ _______________ ou por _________ de serviços públicos.
Os serviços públicos delegáveis são aqueles que podem ser prestados pelo Estado, pelas entidades administrativas ou por delegação de serviços públicos.
São próprios os serviços públicos que representem __________ _________ para a população, sendo disciplinados pelo regime de _______ ________ quando prestados pelo Estado direta ou indiretamente, neste último caso por meio de _________ ou _________ de serviço público.
São próprios os serviços públicos que representem comodidade material para a população, sendo disciplinados pelo regime de direito público quando prestados pelo Estado direta ou indiretamente, neste último caso por meio de concessão ou permissão de serviço público.
São impróprios os serviços públicos de natureza ______ que podem ser prestados pela iniciativa
_______ sem necessidade de _________, sendo, nessas condições, regidos pelo regime jurídico de _______ _______.
São impróprios os serviços públicos de natureza social que podem ser prestados pela iniciativa
privada sem necessidade de delegação, sendo, nessas condições, regidos pelo regime jurídico de direito privado.
CERTO OU ERRADO:
O serviço de uso de linha telefônica é um típico exemplo de serviço singular, visto que sua utilização é mensurável por cada usuário, embora sua prestação se destine à coletividade.
CERTO!
CERTO OU ERRADO:
Os serviços de energia domiciliar e os serviços de uso de linha telefônica são considerados serviços uti universi, pois são prestados à coletividade de forma indistinta e a grupamentos indeterminados de indivíduos.
ERRADO! São serviços uti singulare (serviços singulares) pois são mensurados individualmente.
CERTO OU ERRADO:
Os serviços públicos próprios são aqueles que atendem às necessidades coletivas e que o Estado executa tanto diretamente quanto indiretamente, por intermédio de empresas concessionárias ou permissionárias.
CERTO! Apesar de a permissão admitir também a prestação de pessoas físicas, a questão não pode ser considerada errada, pois não há nenhum termo restritivo do tipo “somente” ou “apenas”.
Os meios de prestação se referem à execução ______ e ________.
Os meios de prestação se referem à execução direta e indireta.
a doutrina não é pacífica neste aspecto. A divergência ocorre na hora de considerar se o serviço prestado pelas entidades da administração indireta é considerado como execução direta ou indireta
Considera-se como execução direta os serviços públicos prestados pela:
Administração Pública direta e indireta.
Considera-se como execução indireta a prestação por meio de:
delegação de serviço público.
CERTO OU ERRADO:
A concessão, como delegação da prestação de um serviço público, estabelece relação entre o concessionário e a administração concedente, regendo-se pelo direito privado.
ERRADO! Na delegação de um serviço público, a relação entre o concessionário e a Administração é regida predominantemente por direito público.
CERTO OU ERRADO:
Na delegação de um serviço público, a relação entre o concessionário e a Administração é regida exclusivamente por direito público.
ERRADO! É predominantemente pelo direito público mas também há partes do direito privado.
Compete privativamente à _____ legislar sobre normas gerais de licitação e contratação, em todas as modalidades.
Compete privativamente à União legislar sobre normas gerais de licitação e contratação, em todas as modalidades.
Lei deve disciplinar a prestação do serviço público, dispondo sobre o ______ das empresas concessionárias e permissionárias; o caráter ________ de seu contrato; as condições de __________, fiscalização e rescisão da _________ ou _________; os direitos dos ________; a políticas __________; e a obrigação de manter _______ ________.
Lei deve disciplinar a prestação do serviço público, dispondo sobre o regime das empresas concessionária e permissionária; o caráter especial de seu contrato; as condições de caducidade, fiscalização e rescisão da concessão ou permissão; os direitos dos usuários; a políticas tarifárias; e a obrigação de manter serviço adequado.
CERTO OU ERRADO:
As normas gerais para o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos aplica-se a todos os entes.
CERTO! Por isso que é norma geral.
As normas gerais para o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos aplica-se a todos os entes, sendo que cada um poderá editar ______ ______________, específicas para suas situações.
As normas gerais para o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos aplica-se a todos os entes, sendo que cada um poderá editar normas complementares, específicas para suas situações.
Existem três tipos de concessões:
(a) concessão comum (ordinária);
(b) concessão patrocinada; e
(c) concessão administrativa.
Existem três modalidades de delegação de serviços públicos:
concessão, permissão e autorização.
MNEMÔNICO CAP
II - concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante _________, na modalidade ____________ ou _______ ___________, a pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre __________ para seu desempenho, por sua _____ e _____ e por prazo ___________;
II - concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade concorrência ou diálogo competitivo, a pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado;
III - concessão de serviço público precedida da execução de obra pública: a construção, _____ ou _______, ___________, _______, _________ ou _____________ de quaisquer obras de interesse público, delegados pelo poder concedente, mediante _________, na modalidade ____________ ou _______ ___________, a pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre __________ para a sua realização, por sua _____ e _____, de forma que o investimento da concessionária seja ___________e __________ mediante a __________ do serviço ou da obra por prazo ___________;
III - concessão de serviço público precedida da execução de obra pública: a construção, total ou parcial, conservação, reforma, ampliação ou melhoramento de quaisquer obras de interesse público, delegados pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade concorrência ou diálogo competitivo, a pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para a sua realização, por sua conta e risco, de forma que o investimento da concessionária seja remunerado e amortizado mediante a exploração do serviço ou da obra por prazo determinado;
Nesse caso, a empresa faria um investimento para realizar uma obra e, em troca, receberia o direito de explorar, por prazo determinado, a obra ou o serviço decorrente.
A concessão não pode ser delegada para:
pessoas físicas.
A concessão somente pode ser delegada a:
somente empresas ou consórcio de empresas.
A Lei admite a realização de concessão precedida de obra pública, caso em que o investimento da concessionária será __________ e __________ por meio da ___________ do serviço ou da obra. Nesse caso, a empresa faria um investimento para realizar uma obra e, em troca, receberia o _______ de ________, por prazo ____________, a obra ou o serviço decorrente.
A Lei admite a realização de concessão precedida de obra pública, caso em que o investimento da concessionária será remunerado e amortizado por meio da exploração do serviço ou da obra. Nesse caso, a empresa faria um investimento para realizar uma obra e, em troca, receberia o direito de explorar, por prazo determinado, a obra ou o serviço decorrente.
CERTO OU ERRADO:
A delegação de concessão será obrigatoriamente precedida de licitação nas modalidade concorrência ou diálogo competitivo.
ERRADO! Há UMA exceção: Nos casos em que os serviços públicos forem prestados por pessoas jurídicas sob controle direto ou indireto da União, quando se desejar promover a privatização dessa empresa e, simultaneamente, realizar a outorga de nova concessão ou prorrogar as concessões existentes, a União poderá, com exceção dos serviços públicos de telecomunicações, promover a venda das quotas ou ações necessárias para a transferência do controle societário.
Há uma exceção quando as concessões não serão delegadas por meio de modalidade concorrência ou diálogo competitivo:
Será utilizado da modalidade LEILÃO nos casos em que os serviços públicos forem prestados por pessoas jurídicas sob controle direto ou indireto da União, quando se desejar promover a privatização dessa empresa e, simultaneamente, realizar a outorga de nova concessão ou prorrogar as concessões existentes, a União poderá, com exceção dos serviços públicos de telecomunicações, promover a venda das quotas ou ações necessárias para a transferência do controle societário.
a União poderá realizar a transferência do controle acionário da empresa à iniciativa privada, utilizando-se do leilão para promover a venda das quotas ou ações
CERTO OU ERRADO:
Sempre será exigido licitação para a concessão de serviços públicos. essa regra não é absoluta.
ERRADO! Essa regra não é absoluta. Há a possibilidade de inexigibilidade de licitação para outorga de concessão de serviço público de telecomunicações, nos casos em que a disputa for considerada inviável.
Há a possibilidade de inexigibilidade de licitação para outorga de concessão de serviço público de __________________, nos casos em que a disputa for considerada _______ ou _____________.
Há a possibilidade de inexigibilidade de licitação para outorga de concessão de serviço público de telecomunicações, nos casos em que a disputa for considerada inviável ou desnecessária.
A disputa inviável é quando:
apenas um interessado pode realizar o serviço.
A disputa desnecessária é quando:
se admite a exploração do serviço por todos os interessados.
A permissão de serviço público é a delegação, a título ________, mediante _________, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à ______ ______ ou ________ que demonstre __________ para seu desempenho, por sua _____ e _____.
A permissão de serviço público é a delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.
CERTO OU ERRADO:
Concessão e permissão dos serviços públicos só podem ser delegadas à pessoas jurídicas ou consórcio de empresas.
ERRADO! A permissão pode ser delegada a pessoas físicas.
A permissão será formalizada por ________ __ ______ , devendo ser observada as normas quanto à _____________ e ______________ __________ do contrato pelo poder concedente.
A permissão será formalizada por contrato de adesão, devendo ser observada as normas quanto à precariedade e revogabilidade unilateral do contrato pelo poder concedente.
A permissão é uma modalidade de delegação menos complexa que a concessão, destinando-se aos serviços públicos de porte:
médio*
isto é, que não demandem investimentos tão vultosos quanto à concessão, mas que não podem ser considerados desprezíveis.
A delegação de concessões e permissões deverá ser autorizada por:
lei autorizativa específica.
Ou seja, se a União, os estados, o Distrito Federal ou os municípios desejarem delegar um serviço por meio de concessão ou permissão, deverá existir uma lei específica com autorização para tal
Apenas não é preciso lei autorizativa para a concessão e permissão dos seguintes tipos de serviços públicos:
a) saneamento básico;
b) limpeza urbana; e
c) naqueles serviços já previstos como passíveis de prestação por delegação na Constituição Federal, nas constituições estaduais e nas leis orgânicas do Distrito Federal e dos municípios.
CERTO OU ERRADO:
As três modalidades de delegação presentes na Constituição Federal são concessão, permissão e autorização.
ERRADO! Autorização não consta na CF e nem na lei Lei 8.987/1995.
Compete ao _____ _________ outorgar e renovar _________, _________ e ___________ para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, observado o princípio da __________________ dos sistemas privado, público e estatal.
Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, observado o princípio da complementariedade dos sistemas privado, público e estatal.
A autorização é uma modalidade de delegação aplicável em duas situações:
a) no casos em que o serviço seja prestado a um grupo restrito de usuários – no lugar de ser disponibilizado amplamente a toda a população –, sendo o próprio particular autorizado o seu beneficiário principal ou exclusivo;
b) nas situações de emergência e nas situações transitórias ou especiais.
A autorização é uma modalidade de delegação aplicável em duas situações:
a) no casos em que o serviço seja prestado a um ______ ________ __ ________ – no lugar de ser disponibilizado amplamente a toda a população –, sendo o próprio __________ __________ o seu beneficiário principal ou exclusivo;
b) nas situações de ___________ e nas situações ____________ ou _________.
A autorização é uma modalidade de delegação aplicável em duas situações:
a) no casos em que o serviço seja prestado a um grupo restrito de pessoas – no lugar de ser disponibilizado amplamente a toda a população –, sendo o próprio particular autorizado o seu beneficiário principal ou exclusivo;
b) nas situações de emergenciais e nas situações transitórias e especiais.
A autorização é uma modalidade de delegação aplicável em duas situações:
a) no casos em que o serviço seja prestado a um grupo restrito de pessoas – no lugar de ser disponibilizado amplamente a toda a população –, sendo o próprio particular autorizado o seu beneficiário principal ou exclusivo;
b) nas situações de emergenciais e nas situações transitórias e especiais.
Cite um exemplo de cada situação.
No primeiro caso, temos como exemplo o serviço de telecomunicação exercido pelos praticantes de radioamadorismo. Percebam que o “radioamador” é o beneficiário principal ou exclusivo da autorização.
No segundo caso, podemos mencionar as disposições do Decreto 2.521/1998, que define a autorização como a “delegação ocasional, por prazo limitado ou viagem certa, para prestação de serviços de transporte em caráter emergencial ou especial”.
Quanto às características, a autorização é um ato administrativo __________, ______________ e ________, sendo passível de revogação a ________ _____ pela _____________ e sem qualquer direito à ___________ para o administrado.
Quanto às características, a autorização é um ato administrativo unilateral, discricionário e precário, sendo passível de revogação a qualquer tempo pela Administração e sem qualquer direito à indenização para o administrado.
Ato administrativo unilateral é aquele concedido pela Administração sob o regime jurídico de _______ _______, sem a celebração de um ________ ______________, ou seja, o ato é concedido pela manifestação exclusiva do _____ _______.
Ato administrativo unilateral é aquele concedido pela Administração sob o regime jurídico de direito público, sem a celebração de um contrato administrativo, ou seja, o ato é concedido pela manifestação exclusiva do Poder Público.
A discricionariedade significa que o ______ _______ pode ou não _______-__, de acordo com a sua ____________ ou ____________.
A discricionariedade significa que o agente público pode ou não concedê-lo, de acordo com a sua conveniência ou oportunidade.
Há uma única hipótese em que a autorização é definida legalmente como ato vinculado, isto
é, se estiverem preenchidos os requisitos legais, o agente público será obrigado a conceder a autorização:
A autorização de serviço de telecomunicações.
A regra, porém, é que a autorização seja concedida por ato administrativo discricionário.
A precariedade significa que o ato administrativo de autorização poderá ser ________ _ ________ _______, de acordo com o _________ _______, sem que isso gere ________ ao administrado, como o de ___________. Dessa forma, a autorização, em regra, é realizada por prazo _____________.
A precariedade significa que o ato administrativo de autorização poderá ser revogado a qualquer tempo, de acordo com o interesse público, sem que isso gere direitos ao administrado, como o de indenização. Dessa forma, a autorização, em regra, é realizada por prazo indeterminado.
Autorização exige lei autorizativa prévia?
NÃO!!!
RESUMO DE CONCESSÃO de serviços públicos, precedida ou não de obra pública;
- é celebrada por:
- é necessariamente por tempo:
- exige licitação na modalidade de:
- as exceções da exigência da modalidade acima é no caso de:
- só se aplica a:
- exige lei:
- as exceções onde não se exige a lei acima são nos casos de:
RESUMO DE CONCESSÃO de serviços públicos, precedida ou não de obra pública;
- é celebrada por contrato administrativo;
- é necessariamente por tempo **determinado, admitindo-se prorrogação*;:
- exige licitação na modalidade de concorrência ou diálogo competitivo
- as exceções das exigência das modalidadee acima é no caso de leilão ou inexigibilidade
- só se aplica a pessoas jurídicas ou consórcio de empresas
- exige lei autorizativa específica
- as exceções onde não se exige a lei acima são nos casos de saneamento básico, limpeza urbana e casos previstos nas constituições e leis orgânicas
RESUMO DE PERMISSÃO de serviços públicos:
- é celebrada por:
- é necessariamente por tempo:
- sempre exige:
- a licitação nem necessariamente serão nas modalidades:
- podem participar:
- exige lei:
- as exceções onde não se exige a lei acima são nos casos de:
RESUMO DE PERMISSÃO de serviços públicos:
- é celebrada por contrato de adesão, de caráter precário e revogável a qualquer tempo pela administração.
- é necessariamente por tempo determinado, admitindo-se prorrogação
- sempre exige licitação
- a licitação nem necessariamente serão nas modalidades concorrência ou diálogo competitivo
- podem participar pessoa física ou jurídica
- exige lei autorizativa específica
- as exceções onde não se exige a lei acima são nos casos de saneamento básico, limpeza urbana e casos previstos nas constituições e leis orgânicas