CLIMATÉRIO E TERAPIA HORMONAL NA MENOPAUSA Flashcards
Qual a definição de climatério e menopausa?
Climatério: Fase biológica da vida que compreende a transição entre o período reprodutivo e o período não reprodutivo da mulher. Período que precede o término da vida reprodutiva da mulher, marcado por alterações somáticas e psíquicas e que se encerra na menopausa.
Menopausa: Data inicial do último ciclo menstrual, somente reconhecida depois de passados 12 meses.
Quais os hormônios que passam a ser produzidos após a menopausa?
Estrona, androstenediona, testosterona e mínima de estradiol e progesterona, mas muitas vezes, essa produção é suficiente para manter o equilíbrio endocrinológico e clínico.
Qual é a fisiopatologia dessa condição?
No inicio da fase climatérica, os ovários vão se tornando menos sensíveis aos estímulos gonadotróficos. As celulas granulosas dos folículos diminuem a produção de inibina e estradiol. Consequentemente, o FSH se eleva e provoca uma hiperestimulação folicular, podendo ocorrer algumas vezes, ovulações precoces e encurtamento da fase folicular, sem alteração da fase lútea. O estradiol sofre flutuações importantes, podendo elevar-se consideravelmente.
Nessa fase, a maior parte dos ciclos são anovulatórios, desencadeando sangramentos irregulares. Assim ocorre um estímulo de estrógeno, mas sem a atuação de progesterona, uma vez que não há corpo lúteo - o que leva à alterações endometriais.
O estradiol tbm diminui cerca de 80%, já que, aos poucos, ele vai sendo substituído pela ESTRONA.