Cirrose Flashcards
Qual as suas causas?
Idiopática Álcool Infeções Autoimunes Metabólicas Fármacos
De que forma ocorre a icterícia?
Esta é resultante da falência hepática na conjugação da bilirrubina, que leva a uma acumulação da mesma nos tecidos e a produção de um tom amarelado.
A bilirrubina é resultante da degradação das hemácias e da biliverdina.
De que forma a resistência à insulina e obesidade provocam a doença hepática não alcoólica?
Esta provoca um aumento da lipólise e de FFA no tecido adiposo que, posteriormente, passam para a circulação onde são captados pelos hepatócitos e se irão acumular em triglicéridos.
A hiperglicémia resultante da resistência leva ao aumento da expressão de SREBP1c que promove a lipogénese hepática, aumentando a inibição da beta oxidação de FFA como forma de obter energia.
A diminuição da ApoB leva à diminuição da exportação de triglicéridos hepáticos nas VLDL, promovendo a sua acumulação
A acumulação de FFA e os seus metabolitos provocam lipotoxicidade, levando a stress no RE, disfunção mitocondrial e apoptose. Assim como, ativação do inflamossoma nos hepatócitos IL1 beta
A obesidade leva ao aumento de mediadores inflamatórios (TNF alfa e IL6) e adipocinas como a leptina e a resistina. Isto provoca uma inflamação e fibrose hepática. Por sua vez, a inflamação sistémica agrava a resistência à insulina.
Tudo isto culmina na ativação de células estreladas, deposição de colagénio e fibrose hepática
De que forma ocorre a hepatite alcóolica?
80g de etanol (5-6 cervejas) - Por dia leva a alterações reversíveis, no entanto, a sua ingestão crónica é um fator para o desenvolvimento de cirrose
A metabolização do etanol pela ADH e MEOS forma acetaldeído, este não só é diretamente tóxico para a célula através da inibição da reparação de nucleoproteínas, inibição de enzimas e disfunção mitocondrial originando ROS e stress no RE que resultam na apoptose e necrose. Como também leva à inibição da AMPK que resulta na diminuição da PPAR alfa, ativação da SREBP1c (aumento da lipogénese), diminuição da oxidação de FFA e exportação de VLDL. Assim como, aumento de NADH que inibe a oxidação de FFA e ainda a depleção de GSH, aumentanto o stress oxidativo.
Por fim, leva à ativação das células de kupfer que aumentam a atividade da NADPH oxidase e, consequentemente, ROS
Outras complicações do alcoól
Leva a desnutrição, insuficiência pancreática, comprometimento do metabolismo hepático de nutrientes bem como dano na mucosa gástrica e intestinal que levam a uma má absorção de alimentos, disbiose (desiquilíbrio na flora intestinal) e intestino poroso
De que forma o HVC provoca cirrose?
As proteínas do HCV modula a apoptose e interagem com o metabolismo lipídico hepático, levando à inflamação, stress oxidativo e esteatose. Estes, por sua vez, levam à ativação de células estreladas hepáticas, fibrose e carcinoma hepatocelular.
Além disso, o HVC provoca uma infeção persistente. O sistema imune tenta erradicar o vírus e, se não tiver sucesso, provoca danos aos hepatócitos e fibrose por meio de toxicidade celular direta e libertação de citocinas inflamatórias