Ciclo Menstrual Flashcards
Quais fases do ciclo ovariano?
Fase folicular
Fase ovulatoria
Fase lútea
Quando se inicia o recrutamento folicular e como ele ocorre?
O recrutamento folicular se inicia na fase lútea do ciclo precedente com a diminuição da progesterona, estradiol e inibina A. Isso leva à um aumento do FSH que será o sinal para o recrutamento folicular
Qual função do hormônio antimulleriano?
Esse hormônio é considerado regulador contrário ao desenvolvimento folicular. Portanto, sua presença inibe tanto o crescimento folicular inicial como a ação do FSH.. Ele é secretado principalmente pelas células da granulosa de folículos primários e secundários.
Quais fases foliculares?
Folículo primordial -> folículo primário -> folículo pré-antral -> folículo antral -> folículo pré-ovulatório
Qual função do FSH no desenvolvimento folicular?
O FSH ele estimulo o crescimento de células da granulosa no folículo primário, estimulando o seu desenvolvimento até folículo pré-antral.
O FSH estimula a ação da enzima aromatase que age convertendo androgênios em estrogênios nas células da granulosa do folículo pré-antral.
O FSH promove aumento da produção de líquido folicular rico em estrogênio no folículo antral, levando o ao estágio de folículo pré-ovulatório ou de Graaf
Explique o sistema de duas células gonadotróficas
A teoria das duas células explica a produção estrogênica pelo folículo pré-antral e antral. Os receptores para LH, nesses folículos, estão presentes apenas nas células da teca e os receptores para FSH apenas nas células da granulosa. O LH influencia as células da teca a produzirem androgênios a partir do colesterol. Como a granulosa não os produz, eles são transportados a essa camada e utilizados como substrato na produção de estrona e estradiol através da aromatizaão induzida pelo FSH. Isso leva a produção de um microambiente rico em estrogênio, imprescindível ao desenvolvimento folicular.
O que é necessário para ocorrer a ovulação?
A liberação de LH depende de uma concentração de estradiol alta por cerca de 50 horas. O LH promove, então, a luteinização das células da granulosa no folículo dominante, resultando na produção de progesterona. Essa progesterona: induz a onda de FSH e LH; aumenta a distensibilidade da parede folicular, tornando-se mais delgada e estirada facilitando a expulsão do oócito.
O que é o corpo lúteo e qual sua função?
Após a liberação do óócito, a estrutura dominante passa a ser chamada de corpo lúteo. Ele é importante para a produção de progesterona na fase lútea que irá preparar o endométrio para uma possível implantação embrionária.
O que ocorre com a regressão do corpo lúteo?
A reressão do corpo lúteo ocorre no final da fase lútea e leva a uma queda dos níveis circulantes de estradiol, progesterona e inibina A. O decréscimo da inibina A remove a influeência supressora sobre a secreção de FSH pela hipófise e este volta a se elevar. Além disso, o decréscimo de estradiol e progesterona permite um aumento nos pulsos de GnRH pelo hipotálamo.
Quais tipos de endométrio presente no ciclo uterino?
Endométrio menstrual
Endométrio proliferativo
Endométrio secretor
O que caracteriza o Endométrio menstrual?
Ruptura irregular do endométrio que ocorre pela interrupção da secreção das glândulas endometriais na ausência de implantação embrionária. Isso ocorre devido a redução de estrogênio e progesterona no fim da fase lútea.
Quais efeitos da redução de progesterona e estrogênio?
A diminuição do nível desses hormônio leva a reações vasomotoras, perda decidual e à menstruação. Os espasmos vasculares levam à isquemia e à perda do tecido. O fluxo menstrual é, então, resultado dos efeitos combinados da vasoconstricção prolongada, colapso tecidual, estase vascular e reparação induzida pela ação estrogênio.
O que caracteriza o endométrio proliferativo e qual sua fase respectiva do ciclo ovulatório?
Em resposta ao estímulo estrogênico da fase folicular a um crescimento das glândulas endometriais que se tornam alongadas e tortuosas.
O que caracteriza o endométrio secretor e qual sua fase respectiva do ciclo ovulatório?
Corresponde à fase lútea no ovário. Caracteriza-se pela atuação da progesterona produzida pelo corpo lúteo em contraposição à ação estrogênica. As glândulas endometriais se encontram em processo progressivo de dilatação, tornando-se cada vez mais tortuosas. O estroma é edemaciado. Os vasos sanguíneos apresentam-se espiralados. O estroma permanece inalterado até o sétimo dia após a ovulação, quando se inicia edema progressivo do tecido. Nesse mesmo período, a atividade secretora das glândulas costuma ser máxima e o endométrio já se encontra preparado para a implantação do blastocisto.