ciclo menstrual Flashcards
Qual o papel do GnRh sobre o ciclo menstrual, qual o efeito da administração contínua desse hormônio?
Hormônio liberado pelo núcleo arqueado do hipotálamo de forma pulsátil responsável por estimular a liberação de FSH e LH pela hipófise. A liberação contínua a longo prazo gera a interrupção da produção de gonadotrofinas pela hipófise.
O sistema nervoso pode afetar de formas diversas o ciclo menstrual. Explique de que forma, dopamina, serotonina e melatonina influenciam no ciclo menstrual:
Dopamina: fator de inibição da secreção de prolactina, inibindo assim a lactação.
Serotonina e melatonina: inibem secreção de gonadotrofinas. Excesso de melatonina na infância pode retardar maturação sexual.
Porque é importante que o GnRH tenha sua liberaçaõ em pulsos:
Devido a sua meia vida curta (2-4min) e a quantidade de pulsos varia de acordo com a fase, sendo mais frequente na fase folicular que na lútea.
V F. As conexões neuronais permitem o estímulo da hipófise anterior com o hipotálamo que gere a liberação de FSHe LH
F. A conexão entre as duas estruturas se dá pelo sistema de circulação porta-hipofisário.
O que são FSH e LH e qual seu papel.
FSH e LH são glicoproteínas liberadas pela adeno-hipófise. FSH: é responsável pelo crescimento folicular, atua aumentando os receptores de FSH e LH e ativando sintese de inibina.
LH: atua sobre as células da teca estimulando síntese de androgênios, responsável direto pela ovulação
Pacientes com percentual muito baixo de gordura corporal podem ter seu ciclo menstrual alterado. Como os níveis de colesterol interferem no funcionamento adequado da fase folicular?
A partir do colesterol que é formada a testosterona e androstenediona pelas células da teca e o androgênio (testosterona e androstenediona) é o responsável pela formação de estrogênio nas células da granulosa que é liberado após o estímulo do FSH.
Quando ocorre a elevação do FSH e o que ele estimula:
O FSH estimula o recrutamento folicular e começa a se elevar já no final do ciclo anterior, seu aumento estimula liberação de inibina B e estrogênio.
Qual o papel da inibina A e da inibina B no ciclo ovariano:
São glicopeptídeos, a inibina B é liberada na fase inicial do ciclo estimulada pelo FSH e inibe a liberação de mais FSH. Já a inibina A é liberada já na fase lútea e atua inibindo a liberação de FSH já que a ovulação acabou de acontecer.
Qual a duração da fase folicular e da fase lútea, porque isso pode ser interessante para planejamento familiar..
A fase lútea tem duração fixa de aproximadamente 14 dias, já a fase de maturação do folículo é variável, logo não é possível saber com precisão o dia da ovulação após o primeiro dia do ciclo menstrual.
O que é a teoria das duas células e duas gonadotrofinas
A teoria que explica que as células da TECA são estimuladas pelo LH a converter colesterol em androstenediona e testosterona que por sua vez são aromatizados nas células da granulosa após estímulo do FSH em estradiol e estrona.
Porque é importante no ciclo ovariano o pico sustentado de estradiol:
Porque é o pico dele que induz ao pico de LH o responsável pela ovulação.
Quanto tempo após o pico máximo de LH ocorre a ovulação
10-12h. e 24-36h após o início da ascenção.
Quais hormônios predominam na fase lútea, qual a sua função:
O corpo entra na fase lútea pelo pico de LH que leva a elevação da progesterona e inibina A que decaem após a regressão do corpo lúteo.
Porque mulheres com baixa progesterona podem sofrer abortamento prematuro
A progesterona está presente na fase lútea e aumenta a vascularização uterina, preparando o corpo para gestação, por isso é importante que seus níveis sejam sustentados pelo HCG durante o início da gestação.