Amenorreia a SOP Flashcards
Quais exames principais solicitados à paciente de 36 anos com amenorreia há 3 meses?
BHCG, TSH e prolactina.
Paciente 35 anos queixa de irregularidade menstrual, está há 3 meses sem menstruar. Seus exames iniciais evidenciaram betaHCG negativo, TSH baixo e prolactina elevada. Qual a principal suspeita para o quadro?
Hipotiroidismo levando à hiperprolactinemia, devido ao aumento do TRH.
Paciente 30 anos apresentava queixas de amenorreia, BetaHCG negativo< TSH sem alterações, e hiperprolactinemia. RM evidenciou a presenta de um prolactinoma importante. Qual a conduta terapêutica inicial:
Mesmo os megaporlactinomas podem ser inicialmente tratados clinicamente com antagonistas da dopamina cabergolina.
Paciente com amenorreia e hiperprolactinemia, quais fatores devemos excluir antes de pensar em diagnóstico de possível tumor?
- Causas medicamentosas: uso de ACO, ranitidina, plasil e anticonvulsivantes.
- Hipotiroidismo
- Gravidez
Paciente 14 anos e 6 meses não passou pela menarca. Ao exame físico apresenta na escala de turner desenvolvimento P4 e M4. Como prosseguir a oreintação:
Tranquilizar a paciente. Desde que haja desenvolvimento das características sexuais secundárias, a amenorreia primária só é investigada a partir dos 15/16 anos.
Paciente 25 anos, sem menstruar há 4 meses. APresenta BHCG negativo, TSH normal e prolactina sem alterações. Como prosseguir a investigação:
Realizar o teste da progesterona administrando 10mg de progesterona em 5-10 dias. Se houver sangramento em até 7 dias o defeito é hormonal, deficiência de progesterona indica que o problema é anovulação.
Paciente que não apresenta sangramento deve prosseguir a investigação com teste do estrogênio. 21+5 dias.
Paciente em investigação de amenorreia há um ano, apresenta teste da progesterona positvo, qual a principal suspeita para essa paciente e que critários diagnósticos devem ser buscados?
Principal causa de anovulação= SOP. Paciente tem que ter pelo menos 2 sintomas dentre eles:
Hiperandrogenismo: acne intensa ou hirsutismo>=9 ou alopécia de padrão androgênico
Anovulação crônica (isso ela já tem)
USG evidenciando pelo menos 12 cistes entre 2-9mm ou ovários>10mm
Qual endocrinopatia mais comum na fase reprodutiva? Quais as consequências que ela pode trazer
Aumento de doenças cardiovasculares, DM, obesidade, síndrome metabólica, CA de endométrio, abortamento, infetilidade
Qual a fisiopatologia da SOP:
Fatores genéticos e ambientais promovem resistência à insulina que por sua vez leva queda do SHBG (transportador de androgenos) a queda leva ao aumento da proção livre (ativa) e hiperandrogenismo e anovulação crônica pelo estrogênio inibir FSH
Pacientes com SOP cursam com aumento de pelos, engrossamento da voz e aumento clitoriano
Falso! Apenas o Hirsutismo está presente, sendo ele o aumento de pelos com distribuição androide (mento, bigode, peitoral, linha média,. braço, genital em lozango, parte interna da coxa, costas e lombar) .
Paciente 25 anos, relata de cerca de 5 ciclos ao ano, apresenta ainda queixa de aumento de pelos pelo corpo. Ao exame físico foi observado hirsutismo 10 na escala de Ferriman e acantose nigricans; Quais exames devem ser solicitados para confirmar a suspeita diagnóstica? E para descartar diagnósticos diferenciais?
Como a paciente já apresenta ANOVULAÇÃO CRÔNICA+ CLÍNICA DE HIPERANDROGENISMO ela não precisa mais de nenhum exame para fechar diagnóstico de SOP. Como diagnóstico digerencial podemos dosar: cortisol, TSH e prolactina e dosar cortisol
Paciente com desejo reprodutivo chega ao consultório relatando ciclos irregulares há 1 ano. Trouxe exames de rotina que evidenciam aumento de estrogênio e queda de prolactina. Ao USG foi evidenciado ovário de 12 mm. QUal sua suspeita?
SOP.
Anovulaçaõ crônica + usg com >10mm já fecha critério diagnóstico
Qual tratamento indicado para SOP em paciente 35 anos, sem desejo gerstacional, obesa.
1º MEV: dieta+ exercício físico+ perda de peso (muitas vezes resolve a anovulação sozinha)
2) Uso de ACO com elevado efeito rpostágeno pois são mais anti-androgênicos (a base de ciproterona por ex. DIANE)
O Diane e um ACO a base de progesterona muito utilizado no tratamento da SOP devido ao seu alto poder antiandrogênico, quais cuidados devem ser tomados em relação à ele?
Apesar de muito anti-androgênico esse ACO é a base de ciprotereno+EE e é também altamente trombogênico razão pela qual é utilizado na fase aguda do tratamento evitando seu uso por mais de 6 meses.
Qual indicação do desogestrel na SOP:
é um contraceptivo a base de progesterona que possui a função de regular os ciclos dessas pacientes.