Amenorreia a SOP Flashcards
Quais exames principais solicitados à paciente de 36 anos com amenorreia há 3 meses?
BHCG, TSH e prolactina.
Paciente 35 anos queixa de irregularidade menstrual, está há 3 meses sem menstruar. Seus exames iniciais evidenciaram betaHCG negativo, TSH baixo e prolactina elevada. Qual a principal suspeita para o quadro?
Hipotiroidismo levando à hiperprolactinemia, devido ao aumento do TRH.
Paciente 30 anos apresentava queixas de amenorreia, BetaHCG negativo< TSH sem alterações, e hiperprolactinemia. RM evidenciou a presenta de um prolactinoma importante. Qual a conduta terapêutica inicial:
Mesmo os megaporlactinomas podem ser inicialmente tratados clinicamente com antagonistas da dopamina cabergolina.
Paciente com amenorreia e hiperprolactinemia, quais fatores devemos excluir antes de pensar em diagnóstico de possível tumor?
- Causas medicamentosas: uso de ACO, ranitidina, plasil e anticonvulsivantes.
- Hipotiroidismo
- Gravidez
Paciente 14 anos e 6 meses não passou pela menarca. Ao exame físico apresenta na escala de turner desenvolvimento P4 e M4. Como prosseguir a oreintação:
Tranquilizar a paciente. Desde que haja desenvolvimento das características sexuais secundárias, a amenorreia primária só é investigada a partir dos 15/16 anos.
Paciente 25 anos, sem menstruar há 4 meses. APresenta BHCG negativo, TSH normal e prolactina sem alterações. Como prosseguir a investigação:
Realizar o teste da progesterona administrando 10mg de progesterona em 5-10 dias. Se houver sangramento em até 7 dias o defeito é hormonal, deficiência de progesterona indica que o problema é anovulação.
Paciente que não apresenta sangramento deve prosseguir a investigação com teste do estrogênio. 21+5 dias.
Paciente em investigação de amenorreia há um ano, apresenta teste da progesterona positvo, qual a principal suspeita para essa paciente e que critários diagnósticos devem ser buscados?
Principal causa de anovulação= SOP. Paciente tem que ter pelo menos 2 sintomas dentre eles:
Hiperandrogenismo: acne intensa ou hirsutismo>=9 ou alopécia de padrão androgênico
Anovulação crônica (isso ela já tem)
USG evidenciando pelo menos 12 cistes entre 2-9mm ou ovários>10mm
Qual endocrinopatia mais comum na fase reprodutiva? Quais as consequências que ela pode trazer
Aumento de doenças cardiovasculares, DM, obesidade, síndrome metabólica, CA de endométrio, abortamento, infetilidade
Qual a fisiopatologia da SOP:
Fatores genéticos e ambientais promovem resistência à insulina que por sua vez leva queda do SHBG (transportador de androgenos) a queda leva ao aumento da proção livre (ativa) e hiperandrogenismo e anovulação crônica pelo estrogênio inibir FSH
Pacientes com SOP cursam com aumento de pelos, engrossamento da voz e aumento clitoriano
Falso! Apenas o Hirsutismo está presente, sendo ele o aumento de pelos com distribuição androide (mento, bigode, peitoral, linha média,. braço, genital em lozango, parte interna da coxa, costas e lombar) .
Paciente 25 anos, relata de cerca de 5 ciclos ao ano, apresenta ainda queixa de aumento de pelos pelo corpo. Ao exame físico foi observado hirsutismo 10 na escala de Ferriman e acantose nigricans; Quais exames devem ser solicitados para confirmar a suspeita diagnóstica? E para descartar diagnósticos diferenciais?
Como a paciente já apresenta ANOVULAÇÃO CRÔNICA+ CLÍNICA DE HIPERANDROGENISMO ela não precisa mais de nenhum exame para fechar diagnóstico de SOP. Como diagnóstico digerencial podemos dosar: cortisol, TSH e prolactina e dosar cortisol
Paciente com desejo reprodutivo chega ao consultório relatando ciclos irregulares há 1 ano. Trouxe exames de rotina que evidenciam aumento de estrogênio e queda de prolactina. Ao USG foi evidenciado ovário de 12 mm. QUal sua suspeita?
SOP.
Anovulaçaõ crônica + usg com >10mm já fecha critério diagnóstico
Qual tratamento indicado para SOP em paciente 35 anos, sem desejo gerstacional, obesa.
1º MEV: dieta+ exercício físico+ perda de peso (muitas vezes resolve a anovulação sozinha)
2) Uso de ACO com elevado efeito rpostágeno pois são mais anti-androgênicos (a base de ciproterona por ex. DIANE)
O Diane e um ACO a base de progesterona muito utilizado no tratamento da SOP devido ao seu alto poder antiandrogênico, quais cuidados devem ser tomados em relação à ele?
Apesar de muito anti-androgênico esse ACO é a base de ciprotereno+EE e é também altamente trombogênico razão pela qual é utilizado na fase aguda do tratamento evitando seu uso por mais de 6 meses.
Qual indicação do desogestrel na SOP:
é um contraceptivo a base de progesterona que possui a função de regular os ciclos dessas pacientes.
Paciente 29 anos com SOP diagnosticada há 10 anos e controlada há 5 anos por MEV, foi ao médico há 6 meses que o indicou metfomina. Chega ao consultório com queixa atual de amenorreia, qual sua investigação inicial e porque?
Beta HCG!! Metformina pode fazer a paciente voltar a ovular!
Paciente com síndrome anovulatória crônica hiperandrogênica comparece ao consultório em busca de aconselhamento por não conseguir engravidar e estar tentando à 2 anos. Qual medicação relacionada a sua condição que pode ser utilizada nesse caso?
Clomifeno- 5 comprimidos a partir do 3 dia do ciclo, pode ainda ser associado à metformina.
Paciente 26 anos teve abortamento retido há um ano, submetida à curetagem, desde então apresenta amenorreia. QUal a principal suspeita? QUal tratamento e compartimento?
Síndrome de Ashermann: lesão endometrial (compartimento I) tratamento pode ser feito por histeroscopia que é tanto diagnóstica como terapeutica.
Paciente com clínica de Hirsutismo e amnorreia. Traz consigo exames de sangue que evidencial elevação do cortisol, qual importante diagnóstico diferencial?
Hiperplasia adrenal congênita que leva à clínica semelahnte à de SOP.
Qual a principal causa de amenorréia primária+ infantilismo genital?
Disgenesia gonadal: dentre elas síndrome de Turner (45, X0)
Paciente com queixa de amenorreia há 6 meses, apresenta teste da progesterona sem sangramento e teste do estrogênio a paciente apresentou sangramento. Como porsseguir a investigaçaõ
Dosar FSH se >20 há estímulo aos ovários então o defeito é neles. Se<5, significa que não há estímulo suficiênte então pode haver uma causa hipofisária ou hipotalâmica. ==> Prosseguir com teste do GnRH
Paciente 13 anos, sem menarca mas com cólicas regulares, turner 3M e 3P. Como iniciar a nvestigação:
Exame físico! Procurar por causas obstrutivas como hímen imperfurado.
Paciente com queixa de hiposmia, infantilismo sexual e amenorreia 1ª leva a que suspeita?
Síndrome de Calman
Paciente maratonista, após retirada do DIIU de cobre apresenta quadro de amenorreia há 8 meses. Qual suspeita pode ser levantada?
Amenorreia da atleta, causada por exercícios físicos extenuantes que podem alterar pulsos do GnRH
Paciente em 35 anos em investigação de amenorreia apresenta teste de estrogênio com sangramento e FSH=35. Apresenta ainda queixa de sensação de calor intermitente e alterações humorais. Qual compartimento afetado e a suspeita diagnóstica:
Compartimento II o corpo produz FSH (há estímulo) mas ainda sim falta estrogênio. Pela clínica a suspeita principal é de falência ovariana precoce ou síndrome de Savage.
Qual efeito da espironolactona na SOP e em que pacientes é contraindicado seu uso:
é antagonista da aldosterona, atua suprimindo a biossíntese de testosterona e aumentando catabolismo androgênico, Inibe a ação da alfa 5 redutase cutânea.
Contraindicado na insuficiência renal e hipercalemia (aumenta potássio), pode levar à irregularidade menstrual.
Qual efeito, administração e contraindicações do ciclomifeno na SOP
Busca tratar infetilidade administrado 50mg/dia por 5 dias a partir do 3 do ciclo com monitoramento por USG transvaginal seriado.
Contraindicações> cisto ovariano sem ser pela SOP, hepatopatia, tumor de hipófise, sangramento uterino anormal.
Qual inidcação de predinisona ou dextametasona em paciente com SOP
Podem ser prescritos juntos ao clomifeno em pacientes com maior produç~çao de origem adrenal (alto SDHEA)
Em caso de falência do tratamento farmacológico para mulher com SOP em tratamento de fertilidade. Com que opção podemos prosseguir?
Eletrocauterização laparoscópica/drilling ovariano. Consistem em cauterizações com corrente monopolar dos ovários, e gera altas taxas de ovulação e gravidez. Atua regulando eixo hipotálamo-hipósife-ovário
Qual a dose recomendada de tratamento da resistência insulinica por metformina
1500 em 3 doses (aumenta taxas de ovulação)